Checklist: você está cuidando da jornada de seu paciente?
Com a ajuda de uma central de comando é possível garantir a melhora no desfecho clínico do paciente com alta performance na gestão hospitalar. Conheça agora as ferramentas.
A jornada do paciente é parte-chave da saúde digital. Se antes a peregrinação em busca de atendimento assistencial de emergência, de exames ou até de uma simples consulta fazia o usuário se locomover fisicamente de um canto a outro da cidade, agora, tudo está a distância de um clique e acontece a todo momento, em tempo real.
Mas a facilidade do uso da tecnologia não significa que o processo não precise ser acompanhado de perto pela gestão em Saúde; pelo contrário: há aspectos essenciais para o cuidado digital que envolvem desde a infraestrutura até uma equipe multidisciplinar bem treinada para o atendimento remoto. Tudo fica ainda melhor quando acontece a partir de uma central de comando.
Rumo ao digital
Segundo a pesquisa TIC Saúde 2022, cerca de um em cada cinco estabelecimentos de saúde já começou a oferecer parte de uma experiência de saúde digital aos pacientes, como agendamento de consultas (22%), agendamento de exames (21%) e visualização de resultado de exames (26%).
Isso, claro, ainda é apenas o começo de uma jornada do paciente verdadeiramente digital, como fica claro ao notar que apenas 8% das organizações disponibilizam a visualização do prontuário eletrônico e somente 13% realizam o monitoramento remoto dos pacientes. A adoção de uma saúde conectada ainda requer boas práticas baseadas em valor para a melhora do desfecho clínico do paciente.
Ainda assim, todas as soluções listadas na pesquisa são parte importante da jornada do paciente e devem ser, mas para que a organização de Saúde cuide melhor desse aspecto é preciso pensar, além disso. Confira se a sua organização está em dia com o checklist da jornada digital do paciente:
✔ Infraestrutura
Acompanhar a jornada do paciente em tempo real é importante para oferecer a melhor experiência. Portanto, ferramentas como videowall e dashboards dispostos de maneira acessível ajudam os operadores a acompanhar os indicadores.
✔ Sala de situação
Dessa forma é possível ter um único espaço físico, que pode ser na própria instituição ou terceirizado, para ser a central de comando. Costuma ser repleto de monitores para o acompanhamento de indicadores e de eventos de gestão em tempo real.
✔ SLAs
Para os indicadores poderem ser acompanhados é preciso que antes eles sejam definidos como padrões de eficiência da operação hospitalar. Assim, eles ajudarão a monitorar o atual risco de um evento de gestão acontecer na jornada do paciente.
✔ Equipe multidisciplinar
Para a adoção de uma saúde verdadeiramente conectada, todos os profissionais envolvidos devem estar capacitados para o digital. Isso significa que, além dos operadores da sala de situação, a equipe que irá compor uma central de comando deve incluir profissionais das áreas assistenciais, de faturamento, de controladoria e qualidade e de suprimentos — tudo para garantir maior conhecimento da operação como um todo.
✔ Alertas automatizados
Com as SLAs definidas e a central de comando em operação, sempre que um evento de gestão acontece, a equipe pode avisar automaticamente a área c atingida e já indicar o melhor plano de ação a seguir.
✔ Painel consolidador
Por fim, para a garantia de uma jornada do paciente eficiente, a central de comando reúne em uma mesma tela os dados de todas as áreas para uma fotografia atual da instituição.