O metaverso já está à serviço da Saúde Digital

Um novo mundo, cada vez mais virtual, está em construção e trará ainda mais soluções e possibilidades para a Saúde, transformando a dinâmica de capacitação profissional e até a atuação dos médicos na sala de cirurgia

1109422022102663593fa6733d0.jpeg

O conceito de realidade, como ele sempre foi conhecido, seria imutável e o único possível? A pergunta, logicamente, é filosófica, mas passa a fazer sentido quando se direciona o olhar para uma inovação que está sendo cada vez mais discutida e que ainda poucos a compreendem bem: o metaverso e suas implicações nas diferentes áreas do mundo virtual conhecidas até hoje, entre elas a Saúde Digital.  

A definição de metaverso anuncia que esta é uma rede massiva e interoperável de mundos virtuais, renderizados e em tempo real.  E que a experiência dentro desse universo pode ser experimentada de forma síncrona e persistente, por um número ilimitado de pessoas, mas, ainda assim, possibilitando um senso de presença individual importante, onde dados relacionados à idade, ao histórico, aos direitos, a objetos, à comunicação e, até mesmo, a pagamentos existem de forma contínua.   

Para sair do campo das ideias e entrar na experiência em si, o Hospital Infantil Sabará (SP) desenvolveu um projeto para uso do metaverso no atendimento às crianças. A iniciativa não é exclusiva dentro da instituição, já que dentro da Saúde Digital o hospital tem investido na tecnologia como parceira da área assistencial. “Foi assim que incluímos o uso de realidade virtual no nosso dia a dia e a impressão de órgãos em modelagem 3D para o planejamento cirúrgico”, conta Rogério Carballo, gerente médico de novos serviços e telemedicina da instituição.  

Por isso, conta o profissional, foi natural para a gestão hospitalar seguir pelo caminho do metaverso: “A ideia partiu do nosso maior propósito como Fundação, que é o de levar a educação para o maior número de pessoas. Por isso, já estamos testando essa tecnologia para o treinamento de profissionais pediatras em regiões afastadas de grandes centros populacionais, que ainda têm baixa cobertura nesse tipo de atendimento especializado.” 

“Até 2030, o metaverso deve ser usado em áreas como Educação e Capacitação de profissionais de Saúde, para levar treinamento de qualidade para mais e mais pessoas” Rogério Carballo, gerente médico do Hospital Infantil Sabará 

A nova realidade já começou 

Focada em ampliar a presença do digital em suas operações, o Hospital Infantil Sabará (SP) já possui exemplos interessantes de aplicação destas novas tecnologias, que trarão novas possibilidades para as instituições de saúde, incluindo o metaverso. Conheça três soluções que já são utilizadas e que serão potencializadas no futuro.  

Estudo de caso hiper-realista

Realidade: A partir da impressão 3D de bebês hiper-realistas com determinados tipos de doenças, como cranioestenose, é possível realizar exames diagnósticos e observar toda a patologia. Esse recurso tem sido utilizado no Hospital Infantil Sabará para treinamento da equipe cirúrgica no pré-operatório.

Futuro: Com a implementação do metaverso na Saúde Digital, esse tipo de capacitação poderá ocorrer, até mesmo, com profissionais que estejam distantes fisicamente do hospital, a partir do acesso virtual por meio de óculos de realidade aumentada. 

Provas virtuais para especialidade cirúrgica 

Realidade: Provas teóricas costumam ser aplicadas para a conquista do título de especialista. 

Muito em breve: Além da teoria, uma prova técnica a partir do uso da realidade virtual e aumentada vai avaliar a destreza do cirurgião para realizar determinado procedimento. O profissional também poderá treinar a técnica cirúrgica em modelos virtuais, a partir de um avatar,  antes de realizar o procedimento em seu paciente.  

Especialista em tempo real na sala de cirurgia 

Já é: Treinamento e capacitação com especialistas a partir de imersões em realidade virtual e realidade aumentada.  

Futuro: A participação do próprio especialista, em tempo real, na cirurgia. Para isso, seu avatar será incluído no centro cirúrgico e o profissional poderá interagir com a equipe presencial. *Conteúdo apurado no HIS 2022. 

;