Por trás da Saúde Digital, sempre deve haver profissionais bem treinados
Diante de tantas áreas, demandas e soluções, é fundamental investir em capacitação continuada para ter um time capaz de lidar com os inúmeros processos e desafios que surgem a todo o instante
Toda inovação requer o investimento na capacitação adequada para que a tecnologia seja empregada de forma a melhorar processos e resultados. Com a Saúde digital não é diferente: apenas com o aprendizado e treinamento das equipes assistenciais e administrativas o potencial do digital pode ser alcançado em prol do aumento da qualidade, eficiência e da segurança dos serviços prestados.
Mas, nos últimos anos, a seleção e, especialmente, a retenção de mão de obra qualificada no ramo da tecnologia e gestão tem se tornado um dos maiores desafios entre as instituições de Saúde, fazendo com que a capacitação continuada seja uma preocupação constante. “O turnover na área de Saúde permanece elevado, mesmo após a pandemia. Com isso, as instituições veem aumentar a necessidade de manter os profissionais, tanto da área assistencial, quanto da operação, em treinamento contínuo de seus processos”, resume Silvio Vicente, gerente da Universidade MV.
O profissional da Saúde não tem muito tempo para a capacitação, por isso, é preciso que ela seja cada vez mais otimizada e simplificada
Solução está na tecnologia
As áreas de TI, RH e até de educação continuada das instituições precisam de um apoio para conseguirem cumprir com o treinamento das equipes na Saúde Digital e é nesse sentido que a tecnologia também pode ajudar, como explica Vicente: “A Universidade MV é uma plataforma de ensino à distância que disponibiliza treinamento e conteúdo para consultas rápidas, preparados por especialistas do nosso time. Além de facilitar o conhecimento no uso do sistema, a Universidade também pode somar na metodologia de ensino continuada para acelerar o processo de onboarding de novos profissionais.”
Isso é importante para os profissionais que ainda pouco conhecem sobre os processos da instituição e precisam aprender rapidamente tanto sobre a solução tecnológica quanto sobre a rotina de trabalho.
“É o caso, por exemplo, do treinamento para um chefe de enfermagem ou de centro cirúrgico. Com a plataforma, é possível levantar quais são as competências necessárias para aquela atuação e propor um treinamento, de maneira mista, que aborde tanto o sistema, quanto as rotinas”, conta o gerente da Universidade MV.
Tudo isso acontecer de maneira remota é outro diferencial, já que o acompanhamento da evolução do profissional pode ser feito pelas equipes de TI ou gestão de pessoas por meio de relatórios e provas. A ideia é que seja possível nivelar todo o time no conhecimento das ferramentas por meio de certificações, já que a Universidade MV tem uma parceria com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) para oferecer o selo de certificação profissional de tecnologia em Saúde.
Plataformas de treinamento remoto ajudam a nivelar o conhecimento de todo o time e facilitam as certificações do profissional no uso das ferramentas e sistemas.
“Os profissionais, além de aprenderem com a plataforma, poderão compartilhar o conhecimento adquirido por múltiplos canais, como vídeo, apostila, infográfico e qualquer outra documentação que possa ser anexada para futuras consultas”, conta Vicente.
Cursos mais procurados
Entre os cursos mais procurados da Universidade MV aparecem os treinamentos de faturamento de convênio e prontuário eletrônico. “A gestão de faturamento é bastante complexa e sensível para a instituição, por poder gerar muitas glosas. Também acaba sendo uma das áreas que mais abrem chamados de dúvidas. Por isso, é importante ter mais pessoas realizando o treinamento e consultando os materiais diariamente”, conta Vicente.
Brisna Souza, coordenadora de produto da Universidade MV, lembra ainda que a plataforma permite simulações para o usuário treinar em base de testes, sem comprometer o sistema em uso: “O usuário consegue passar por todas as etapas do sistema real para que a simulação seja mesmo efetiva e tire todas as suas dúvidas.” Hoje, 88% das pessoas que concluem um curso o avaliam como ótimo ou bom.
Além de instituições de Saúde, que podem assinar a Universidade MV para suas equipes, qualquer profissional de Saúde pode comprar um curso para se certificar diretamente no site. E o acesso pode ser feito também via mobile, com a facilidade de poder assistir as aulas e realizar as atividades em qualquer lugar e hora.