Gestão estratégica: os aprendizados da unidade de serviços técnicos

O futuro da Saúde Digital está em proporcionar acesso facilitado aos sistemas e tecnologias de ponta para que estejam ao alcance de todos. E é exatamente isso o que fazemos por aqui

Gestão estratégica: os aprendizados da unidade de serviços técnicos

A Saúde Digital que chega hoje aos hospitais brasileiros, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, começa na implementação de sistemas e plataformas web, mas, para ganhar corpo e forma na necessária transformação digital da instituição, duas ações são fundamentais à gestão estratégica: a capacitação das equipes e a manutenção da tecnologia, para estar sempre atualizada.

Mas, sabemos, nem sempre há braços disponíveis para a montagem de uma área de TI pronta para atender a nova Saúde Digital. Por isso, e para ajudar esses hospitais, a unidade de serviços técnicos da MV tem atuado conjuntamente com os clientes dando todo o suporte de tecnologia necessário. Entre os serviços oferecidos, estão desde a migração tecnológica para os clientes hospitalares, normalmente de um ambiente antigo de desktop para a web, até a atualização assistida para aqueles que já estão na web, mas desejam migrar para uma versão HTML5.  

"A área de serviços técnicos garante suporte de TI 24 horas por dia, tudo para oferecer o apoio necessário ao cliente, sempre que ele precisar."

A vertical também oferece suporte prime para N1, N2 ou N3 para as instituições que não possuem uma área de TI destinada para o suporte aos sistemas, sendo esse último o desenvolvimento em si, além de preparar customizações exclusivas, desenvolvendo e gerindo toda a área de TI necessária para uma transformação digital, com o preparo de relatórios personalizados e documentos eletrônicos utilizados pelos médicos no PEP, entre outras ações que contribuem para um hospital sem papel.   

Recentemente, no entanto, diante da nossa experiência obtida durante esses anos de atuação na gestão estratégica junto aos hospitais, oferecemos também o serviço de implementação de sistema em nuvem, especialmente nas regionais.

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Efeito prático dos aprendizados

 Foi assim que, em novembro de 2021, começamos um trabalho junto ao Kora Saúde, que é a maior rede hospitalar privada do Espírito Santo, Ceará e Tocantins — e a terceira maior do Brasil. Fomos contratados para fazer a transformação digital de três hospitais em Fortaleza e um em Goiânia, sendo que apenas um deles já usava sistema MV. A ideia era implantar o sistema em nuvem, unindo as quatro instituições em tempo recorde. 

Já garanto que o desafio foi grande e, por isso, resolvemos começar a implantação pelo hospital que já tinha o sistema prévio. Foi assim que, com uma equipe de apenas 18 pessoas da área de serviços técnicos, incluindo gerentes de projeto, analistas de suporte, consultores e desenvolvedores, conseguimos colocar todos os três hospitais de Fortaleza em uma mesma base tecnológica e em apenas 60 dias — já incluindo a etapa de capacitação das equipes. Trinta dias depois, foi a vez do hospital de Goiânia também finalizar a implantação que colocou todo o grupo em um ambiente digital único.  

Mas a nossa equipe não parou por aí e, passado esse projeto, logo iniciamos um novo desafio, chamado SOUL SaaS, cuja ideia é montar o sistema Soul serviços na nuvem, uma ação que não requer manutenção para o cliente,  mas apenas a contratação do serviço em si.  

Assim, criamos um ambiente da MV em nuvem, a partir de uma empresa matriz, e ali podemos incluir diferentes clientes de uma mesma especialidade para que compartilhem o espaço — e os custos — para usufruir das vantagens de um banco de dados único, com aplicação única e multi-empresas, o que, lá na frente, vai ainda facilitar a interoperabilidade. Nosso primeiro cliente nesse novo formato, a Vitta Medicina Integrada, do Rio Grande do Sul, já está há dois meses atuando nesse modelo, com todo o suporte de TI que necessita sendo realizado pelo nosso time.

"O serviço em nuvem compartilhada garante acesso a uma ferramenta de apoio à gestão hospitalar sem que seja necessário implantar e instalar infraestrutura exclusiva.  Dessa forma, os hospitais conseguem simplificar a entrada na Saúde digital, tendo um menor custo."

Mesmo estando em uma Nuvem MV, o qual é um ambiente digital compartilhado, é importante esclarecer que cada cliente terá acesso apenas a sua área determinada, graças a contratação do CSC MV [centro de serviços compartilhados], o que ajuda a garantir todos os requisitos da LGPD.

Esses e outros projetos que nosso time de serviços técnicos desenvolvem garantem ao cliente o fim de despesas com infraestrutura, equipes de TI para dar suporte aos sistemas instalados e com cadastros, garantido um melhor custo-benefício à gestão estratégica. O intuito é justamente facilitar o acesso à Saúde digital para que ela esteja realmente ao alcance de todos.

Por Dennis Lima, diretor de Unidade de Negócios | MV Serviços Técnicos

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