Business Intelligence: 8 resultados a se esperar da ferramenta

Integração de dados permite obtenção de insights, análise preditiva, identificação de gargalos e apoio na tomada de decisão

Business Intelligence: 8 resultados a se esperar da ferramenta

O Business Intelligence, ou inteligência de negócios, ganha cada vez mais espaço no setor de Saúde por possibilitar a consolidação de informações, que geram novas visões de negócio aos líderes da área e ajudam na tomada de decisão. Com uma boa ferramenta de BI, mais do que monitorar o desempenho de profissionais e unidades hospitalares, é possível analisar a qualidade de atendimentos e de exames, extrair dados de todas as etapas percorridas em ambientes, clínico ou laboratorial, graças à conexão dos diversos sistemas informatizados existentes nas unidades de Saúde e do cruzamento dos dados de diferentes maneiras.

Uma das principais particularidades do BI é diminuir trabalhos manuais para reunir dados de diferentes origens, que demandam muito tempo e aumentam a chance de erro humano. Com a ferramenta, o gestor pode adotar um planejamento estratégico e visualizar gargalos rapidamente, o que antes demoraria dias ou meses e dependeria de vários profissionais. Sócrates Cordeiro, gerente de produto da MV, aponta oito resultados que a adoção de um BI traz para o administrador na área de Saúde.

 

1. Auxílio na tomada de decisão

O Business Intelligence é, basicamente, o primeiro passo dos sistemas voltados às pessoas (systems of engagement). Mais do que agregar dados, permite, efetivamente, interpretar o contexto e, com isso, tomar decisões melhores em matéria de gestão.

“Quanto mais dados na mesa, mais segura será a tomada de decisão.”

 

2. Insights

O Business Intelligence permite o cruzamento de dados de forma automática e facilitada, garantindo acesso a indicadores antes não vistos com clareza. A solução permitirá ver naquele volume de dados as várias oportunidades de otimização na organização, entre as quais a redução de custos, otimização de leitos, salas cirúrgicas, etc.

GO DASH: Monitore, em tempo real, os processos e desempenho de todas as áreas da instituição através de painéis inteligentes e com diferentes visões setoriais. Saiba mais!

 

3. Desmembramento de informações do negócio

Uma vez que a empresa trabalha com indicadores, a instituição poderá interpretar o dado em várias outras dimensões de análise.

“Imagine que a empresa até o momento trabalhava com o indicador de faturamento, porém não tinha o resultado por setor ou mesmo por especialidade. Com uma boa ferramenta de BI é possível acompanhar a evolução histórica dos números de faturamento por meio dos setores, especialidades ou qualquer outra dimensão que seja interessante para ajudar o gestor na tomada de decisão”, afirma Cordeiro.

 

4. Mapeamento de perfis dentro de cada setor

Com a análise da ferramenta, é possível perceber padrões que se repetem ao longo do tempo. Isso dá à instituição o poder de mapear perfis dentro de cada setor ou mesmo ter uma previsibilidade sobre os fatos.

 

5. Análise preditiva

Outro fator resultante da descoberta de padrões nos dados é a possibilidade de prever ocorrências, o que pode orientar novos investimentos futuros.

 

6. Descoberta de gargalos

É possível identificar a raiz de problemas estruturais, visto que é possível rastrear as causas dos problemas, e encontrar gargalos em diferentes setores de modo mais abrangente do que pelas análises tradicionais de relatórios e planilhas.

 

7. Confiabilidade de dados

Um gestor de Saúde, mesmo tendo uma visão empresarial abrangente, dificilmente consegue agregar e processar, manualmente, tantos dados quanto uma solução de BI. Dentro dessas condições, a tecnologia oferecerá dados que permitem diferentes visões da instituição e seus gargalos. Tal constância garante a confiabilidade dos dados do sistema.

 

8. Otimização dos custos

Ao ter a integração de dados clínicos e financeiros, que geralmente estão em locais distintos, é possível encontrar tendências favoráveis ou desfavoráveis, performance de um determinado profissional para certos tipos de enfermidades, eficiência de alguns diagnósticos, entre outros. Com avaliação isolada, nem sempre é possível perceber tantas variações, mas, o BI permite ver os dados de forma tanto macro quanto detalhada, quando necessário. Toda essa visão permite deixar a gestão mais ágil e, consequentemente, garante a otimização dos custos, serviços e demandas.

Notícias MV Blog

;