Como informações integradas tornam a decisão clínica mais rápida

É a partir do apoio tecnológico que todo conjunto de dados e informações são organizados de forma integrada, com o objetivo de atender à demanda e antecipar as necessidades dos pacientes.

Como informações integradas tornam a decisão clínica mais rápida

Para se formar médico no Brasil, o profissional deve — segundo o Ministério da Educação e Cultura — ser preparado com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Em linhas gerais, o médico deve ser capaz de se manter atualizado e principalmente desenvolver uma capacidade reflexiva para analisar dados obtidos do paciente e exames. A tomada de decisão clínica depende disso e, nesse processo, a tecnologia é parceira fundamental.

Usar a tecnologia a favor da tomada de decisão proporciona qualidade e rapidez à instituição, além de segurança. Normalmente a improdutividade das empresas é alimentada pelo desencontro de informações, pelos gastos excessivos, por falta de visualização dos custos e pela gestão deficiente.

GO DASH: Monitore, em tempo real, os processos e desempenho de todas as áreas da instituição através de painéis inteligentes e com diferentes visões setoriais. Saiba mais!

Dados bem estruturados e agrupados em relatórios, trazem indicadores importantes que contém dados de exames, hábitos alimentares, internações, altas, entre outras informações sobre os pacientes. Quanto mais aparada por dados analíticos, a tomada de decisão clínica fica mais estratégica.

Como o setor de saúde é um dos que mais gera dados, trabalhar com sistemas integrados é o primeiro passo. Sistemas paralelos que não conversam entre si, dificultam o fluxo da informação. Um só sistema para todas as áreas colaboram para toda a operação caminhar rumo a um mesmo objetivo e também torna o negócio mais eficiente inclusive do ponto de vista estratégico.

Com a entrada dos dados sendo padronizada e parametrizada conforme as necessidades do gestor, observa-se uma redução do número de erros e, consequentemente, a quantidade de retrabalhos.

Além da assistência diagnóstica, os sistemas de informação integrada também facilitam a decisão no momento em que promovem um melhor armazenamento e recuperação de informações.

O médico tem acesso a dados gerais e específicos do paciente de uma maneira muito mais rápida e fácil, contribuindo para a qualidade do atendimento e para a otimização do tempo, sem gerar custos adicionais.

Notícias MV Blog

;