Unimed Regional Jaú investe em tecnologia para garantir mais eficiência e rapidez no tratamento médico

Ao adquirir as soluções do VIVACE MV, instituição conseguiu gerar diagnósticos mais precisos, promover tratamentos mais eficazes e maximizar a segurança do profissional de saúde na tomada de decisão

Unimed Regional Jaú investe em tecnologia para garantir mais eficiência e rapidez no tratamento médico

Com o intuito de oferecer um atendimento ainda mais completo e eficiente para os mais de 30 mil beneficiários próprios, a Unimed Regional Jaú, o mais novo hospital do sistema Unimed no Estado de São Paulo, escolheu as soluções do VIVACE MV para gerar mais agilidade em todos os processos do setor de medicina diagnostica da instituição. As melhorias do uso do sistema vão desde a realização do exame, a elaboração de laudo laboratorial ou radiológico, até a entrega do resultado ao paciente.   

Utilizando o RIS e o PACS do VIVACE MV desde o início da sua operação em junho de 2021, a instituição conseguiu gerar diagnósticos mais precisos, promover tratamentos mais eficazes e maximizar a segurança do profissional de saúde na tomada de decisão. Atualmente, a Unimed Regional Jaú conta com mais de 290 médicos cooperados de diversas especialidades e um espaço de mais de 13 mil m² de área construída.

Ao longo deste mais de um ano de uso, as atualizações do sistema foram fundamentais para melhorar ainda mais o serviço.

“É muito bom contar com uma solução que está sempre atualizada e que entende as nossas necessidades. O fato de podermos acessar as informações dos exames de qualquer lugar é um dos diferenciais”, afirma Maurício Fernando, coordenador de TI da Unimed Regional Jaú.   

O Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens (Picture Archiving and Communication System, o PACS) e o Sistema de Informação em Radiologia (Radiology Information System, o RIS) adotados pela Unimed Regional Jaú, rastreiam o fluxo de demandas e garantem o acesso facilitado aos laudos médicos para diferentes especialistas, por meio da cloud. Além do ganho de precisão do diagnóstico, o VIVACE MV também permite que o paciente tenha acesso às suas próprias informações e laudos na palma da mão.  

Inicialmente, o sistema foi configurado para realizar os exames de Raio-X, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Ultrassom. O resultado foi tão positivo que em 2022 o escopo do hospital aumentou e ele passou a realizar também exames de endoscopia. Maurício Fernando, detalha como é feito o processo no Hospital.

"O resultado é instantâneo. A partir do momento que finalizou é gerado o link para o paciente acessar externamente. Então, já é passada toda orientação pelo atendimento para acessar. Tanto ele como o médico. Então, com relação a resultados, estamos muito satisfeitos", pontua.

PACS - Gerencie o armazenamento e o compartilhamento dos exames de imagem, aumentando a produtividade do centro de diagnósticos. Saiba mais!

A solução do PACS sozinho faz o arquivamento e a distribuição das imagens e o RIS proporciona o gerenciamento do fluxo de laudos, desde a entrada no sistema. O primeiro passo do RIS é o pedido do médico; no radiologista, o trabalho é elencado em: laudar, revisar, assinar e finalizar. Após a passagem pelo sistema, os laudos são disponibilizados no portal de exames, é a partir desta etapa, que os pacientes já têm acesso ao resultado.  

RIS e PACS integrados, portanto, ampliam a produtividade dos profissionais — o que, na saúde, significa ganho de tempo para um contato mais próximo e humanizado com o paciente e até, em alguns casos, para salvar vidas.  

BAIXAR CASE

Notícias MV Blog

;