Hospital Unimed Volta Redonda garante radiologia filmless com soluções MV

RIS e PACS integrados a outras soluções MV permitem combinação de imagens de exames e dados clínicos do paciente

Hospital Unimed Volta Redonda garante radiologia filmless com soluções MV

Na saúde, o direcionamento de investimentos para aquisição de equipamentos avançados é muitas vezes prioridade em relação à implantação de soluções para armazenamento e análise de dados. No entanto, os gestores das instituições de saúde devem ter ciência de que para aumentar a eficiência e a qualidade no atendimento ao paciente, não se pode desconsiderar a incorporação da tecnologia da informação clínica nos processos hospitalares.

Atentos aos avanços da tecnologia digital, os gestores do Hospital Unimed Volta Redonda inauguraram a unidade em 2010 com soluções MV implantadas não só na área clínico-assistencial como também no Centro de Diagnóstico por Imagem. Foi com o uso dessas soluções para Medicina Diagnóstica que a instituição de Saúde garantiu o serviço de radiologia filmless. Desenvolvido para capturar, armazenar, distribuir e exibir imagens médicas, o Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens, mais conhecido como PACS (Picture Archiving and Communication System), foi a solução MV que facilitou o acesso dos médicos radiologistas a exames de imagem. 

Disponibilizando-as digitalmente (com acesso multiusuário em navegadores web ou dispositivos móveis) e em alta resolução, a solução inseriu na rotina dos profissionais ferramentas que diminuem as chances de erros no diagnóstico pela possibilidade de realização de visões comparativas, reconstruções 3D/4D, exibições em planos ortogonais, etc. A solução ainda permitiu que imagens e medidas de exames fossem salvas para anexar ao laudo e que o trabalho de reconstrução 3D ficasse disponível para visualizações futuras.

Com a integração nativa entre o PACS e o Sistema de Informação em Radiologia da MV, comumente chamado de RIS (Radiology Information System) e que disponibiliza recursos para gerenciar procedimentos desde o agendamento e realização de exames até a preparação de laudo e entrega de resultado, o processo comunicativo no Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital também obteve como vantagem a associação do gerenciamento de imagens com outros dados do paciente.

 

PACS, RIS e PEP

A interoperabilidade das soluções de Medicina Diagnóstica com outras soluções MV, como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), possibilitaram aos médicos radiologistas acesso eletrônico ao histórico dos pacientes e aos médicos hospitalistas a visualização de laudos e imagens de exames.

“Ao poder consultar todas as informações pertinentes do prontuário eletrônico diretamente na ferramenta, o médico ganha mais rapidez e segurança na tomada de decisão”, diz Vitório Puntel, vice-presidente da Unimed Volta Redonda e diretor de Recursos Próprios.

Para os pacientes, entre as vantagens da radiologia digital pode-se citar: a agilidade na prestação do serviço, considerando que a solução também facilitou a gravação de imagens em CDs e a entrega do laudo aos pacientes; e o atendimento qualificado com análise ampla do quadro de saúde a partir da combinação de imagens de exames e dados clínicos.

VIVACE MV - Garanta mais eficiência com o VIVACE MV, uma plataforma RIS/PACS que aumenta a produtividade médica. Saiba mais!

Apostando na TI para aumentar produtividade e eficiência, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Unimed Volta Redonda adotou mais recentemente o recurso de reconhecimento de voz do RIS. Com isso, a preparação de laudo ditado por meio da gravação de áudio fez parte da rotina dos médicos, que também já estão acostumados a analisar exames fora do hospital a partir do processo de digitalização dos pedidos médicos via RIS. De acordo com Puntel:

“Como acreditamos que ações integradas garantem um atendimento cada vez mais assertivo e seguro, nosso investimento em tecnologias e aprimoramento de processos é contínuo. Em parceria com a MV, permaneceremos em constante evolução na adoção da TI na Saúde”.

Como acreditamos que ações integradas garantem um atendimento cada vez mais assertivo e seguro, nosso investimento em tecnologias e aprimoramento de processos é contínuo. Em parceria com a MV, permaneceremos em constante evolução na adoção da TI na Saúde. 

Vitório Puntel — Vice-presidente da Unimed Volta Redonda e diretor de Recursos Próprios 

BAIXAR CASE

Notícias MV Blog

;