RIS e PACS mudam rotina de radiologistas do Hospital 9 de Julho

Deixando para trás processos analógicos, Centro de Diagnóstico por Imagem aumentou o número de exames realizados, reduziu os custos de revelação em filmes radiológicos e obteve maior precisão nos laudos médicos

RIS e PACS mudam rotina de radiologistas do Hospital 9 de Julho

Instituições de saúde que mantêm processos manuais e sem padronização perdem vantagens competitivas e oportunidades de mercado. Substituir métodos analógicos por digitais deixou de ser diferencial e se tornou requisito de competitividade. Atento a essa realidade, o Hospital 9 de Julho (H9J), localizado em São Paulo-SP e referência no Brasil em medicina de alta complexidade, há anos utiliza a tecnologia da informação para otimizar as mais diversas áreas. Um exemplo é o Centro de Diagnóstico por Imagem, que opera com um conjunto de soluções para gestão de laudos e imagens médicas. 

Implantadas em 2009, as soluções RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving and Communication System) são utilizadas por cerca de 150 radiologistas do H9J. Visando padronizar, digitalizar e integrar toda a área de medicina diagnóstica do hospital, as soluções mudaram a rotina dos profissionais acostumados a preparar laudos manualmente e a trabalhar em um ambiente analógico, em que 100% dos exames eram revelados em filmes radiológicos. 

Desafios frequentes, como falta de agilidade, dificuldade para obtenção de opiniões clínicas de mais de um especialista, acurácia diagnóstica por meio da comparação de exames, redução de custos com revelação, perda de imagens impressas, entre outros, fizeram parte do passado do Centro de Diagnóstico por Imagem.

Atualmente, além de praticidade e segurança, pode-se destacar como um dos principais benefícios do uso das soluções a produtividade médica. Ter, por exemplo, o histórico de exames do paciente à vista possibilita um diagnóstico bem fundamentado e um melhor acompanhamento do quadro de saúde. Como o PACS conta com mecanismos avançados de visualização e reconstrução de imagens, o médico consegue fazer análises comparativas, fusões de imagens e reprodução em outras dimensões.

Conquistada a radiologia digital, a partir da completa substituição dos filmes radiológicos por outros meios de armazenamento de imagem digital (como os CDs), outras vantagens também são destacadas pelos profissionais que utilizam as soluções, entre elas: o laudo ditado, sistema de reconhecimento de voz que transcreve o que é dito; e a tecnologia web, que possibilita a análise de exames à distância.

“Além da visualização perfeita de todos os planos da imagem, o acesso a exames à distância pelo PACS reduz o tempo de entrega do laudo e permite, principalmente, um diagnóstico mais refinado com a opinião de outros médicos especialistas para exames mais complexos”, comenta Luciana Baptista, médica radiologista com especialidade cardiovascular que atua no H9J desde 1998.

VIVACE MV - Garanta mais eficiência com o VIVACE MV, uma plataforma RIS/PACS que aumenta a produtividade médica. Saiba mais!

Realizando mensalmente cerca de 120 mil exames, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital atende pacientes que precisam de Tomografia, Ressonância, PET/CT, Cintilografia, Endoscopia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Neurofisiologia Clínica, Radiologia Convencional e Intervencionista, Prova de Função Pulmonar (PFP), MAPA e Holter. Em 2009, foram realizados cerca de 850 mil exames. Passados cinco anos de uso das soluções RIS e PACS, foi registrado em 2014 um aumento de aproximadamente 36%, chegando a ser computado mais de 1,3 milhão de exames no ano. 

Para acompanhar as tendências do mercado, o H9J planeja agora oferecer mais facilidade aos pacientes. Por meio do Portal de Exames, o objetivo é disponibilizar, por meio da internet, acesso a imagens de exames realizados e seus respectivos laudos.

Além da visualização perfeita de todos os planos da imagem, o acesso a exames à distância pelo PACS reduz o tempo de entrega do laudo e permite, principalmente, um diagnóstico mais refinado com a opinião de outros médicos especialistas para exames mais complexos. 

Luciana Baptista — Médica Radiologista 

BAIXAR CASE

Notícias MV Blog

;