Maior hospital do Mato Grosso do Sul utiliza tecnologia do VIVACE MV para garantir diagnóstico mais preciso

Além da maior qualidade na assistência, a instituição integrou fluxos de dados e tornou a gestão mais eficiente

Maior hospital do Mato Grosso do Sul utiliza tecnologia do VIVACE MV para garantir diagnóstico mais preciso

A Santa Casa de Campo Grande, maior hospital do Mato Grosso do Sul, completou 105 anos em 2022 e segue investindo em soluções MV para promover um atendimento médico mais humanizado, seguro e inovador. Além das melhorias assistenciais, a instituição utiliza tecnologias de gestão como o SOUL MV para otimizar fluxos e garantir uma administração integrada. Cliente da empresa há mais de 20 anos, a Santa Casa passou a utilizar desde 2016 as plataformas RIS/PACS do VIVACE MV para oferecer estrutura qualificada no departamento de medicina diagnóstica do hospital.

A instituição, que realiza mais de 13 mil exames de imagem mensais, utiliza o VIVACE para gerar diagnósticos mais precisos, dar maior segurança ao médico radiologista na hora do laudo e com isso promover um tratamento mais assertivo e eficaz ao paciente. O Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens (Picture Archiving and Communication System — PACS) e o Sistema de Informação em Radiologia (Radiology Information System — RIS) adotados pela Santa Casa conseguem rastrear os fluxos de demandas e juntos garantem o acesso facilitado aos laudos médicos para diferentes especialistas. Além de promover uma avaliação mais completa, o sistema permite que o próprio paciente tenha acesso às suas informações e laudos.

A solução PACS realiza o arquivamento e a distribuição das imagens e o RIS proporciona o gerenciamento do fluxo de laudos, desde a entrada no sistema. O primeiro passo do RIS é o pedido do radiologista, com trabalho elencado na seguinte ordem: laudar, revisar, assinar e finalizar. Após a passagem pelo sistema, os laudos médicos são disponibilizados no portal de exames da instituição, e a partir desta etapa, os pacientes já podem acessar os resultados.

Na parte do processo de exames, o banco de dados do RIS também pode ser integrado ao PACS, sendo a principal solução de armazenamento de imagens disponível em medicina diagnóstica. Essas ferramentas tecnológicas do Vivace MV prestam assistência à rotina médica e administrativa da Santa Casa, contribuindo para monitorar, inclusive remotamente, todo o fluxo de trabalho do diagnóstico por imagem. Os sistemas RIS e PACs também são baseados em nuvem e podem ser acessados em qualquer lugar, via dispositivo cadastrado, o que traz mais agilidade à gestão, além de segurança e suporte para os profissionais.

VIVACE MV - Garanta mais eficiência com o VIVACE MV, uma plataforma RIS/PACS que aumenta a produtividade médica. Saiba mais!

A Santa Casa de Campo Grande abriga um terreno de 33 mil metros quadrados e conta com 75 mil leitos para atender as demandas do Mato Grosso do Sul, sendo considerada umas das organizações de saúde mais respeitadas do centro oeste do Brasil. O hospital, especializado em atendimento a politraumatizados, também é referência em assistência de média e alta complexidade, contando com atendimento em mais de 25 especialidades médicas e multiprofissionais na linha privada com preços acessíveis e por tabela social. Entre os serviços oferecidos aos pacientes da organização estão:

  • Cópia do prontuário original;
  • Laudo e resultado de exames de raio-x;
  • Tomografia;
  • Ressonância;
  • Exames laboratoriais,
  • Cateterismo;
  • Angioplastia;
  • Ultrassonografia. 

BAIXAR CASE

Notícias MV Blog

;