Online services chegam à saúde e trazem facilidades a pacientes

Acompanhando tendência mundial, que vai além de home banking e e-commerce, os serviços online chegam ao auto agendamento de consultas e exames

Online services chegam à saúde e trazem facilidades a pacientes

A incorporação de online services na área de saúde está se tornando uma tendência mundial, assim como outros tipos de serviços na web já fazem parte da rotina da maioria das pessoas pelos benefícios que proporcionam, como o home banking e o e-commerce. Todo recurso que puder ser um aliado na qualidade de vida do cidadão é bem-vindo.

No contexto da saúde, uma solução que facilite a conexão entre instituições e paciente, agilizando as marcações de consultas e exames e otimizando o tempo de quem espera por um horário na agenda médica tem se tornado uma realidade com o serviço de Agendamento Online. Ele permite que pacientes marquem exames e consultas 24 horas por dia, sete dias por semana, diretamente no website de cada uma das instituições, acessado por qualquer dispositivo.

As pessoas escolhem o melhor dia e horário para atendimento com apenas alguns cliques. Isso garante mais agilidade, mobilidade e, principalmente, economia de tempo, já que para marcar uma consulta ou exame via telefone o paciente utiliza em média 8 minutos.

O Agendamento Online cria um canal de interação que, inclusive, contribui para dinamizar as formas tradicionais de marcação de consultas e exames, presencialmente ou por telefone. Como a solução é responsiva, o paciente pode realizar o agendamento por desktop, notebook, tablet ou smartphone mesmo que o site do hospital, da clínica ou do laboratório não tenha essa característica. A automatização desafoga centrais de atendimento e call center, proporcionando mais eficiência a hospitais, clínicas e laboratórios.

A MV, empresa líder nacional em sistemas de gestão em saúde, lança simultaneamente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco o Agendamento Online nos hospitais Santa Catarina (SP) e Moinhos de Vento (RS) e no Centro de Diagnóstico Boris Berenstein (PE). A solução faz parte do Global Health — nova plataforma de saúde e bem-estar da MV.

Nas seis unidades do Centro de Diagnóstico Boris Berenstein, por exemplo, são realizadas cerca de 30 mil agendamentos de exames por mês. Já no hospital Santa Catarina, unidade de saúde de referência em São Paulo, são mais de 13 mil marcações mensais de consultas e exames.

“Para qualquer instituição de saúde, o auto serviço representa um grande diferencial que reflete em faturamento e satisfação do cliente, reduzindo em mais de 70% custos com infraestrutura e mão-de-obra, diz Paulo Magnus, presidente da MV.

“Inicialmente, o objetivo da MV é que o auto agendamento represente de 20% a 30% do número de marcações realizadas pelas instituições de saúde que adquirirem a solução. E, como a expectativa é manter uma conversão de aderência de mais de 5% ao longo dos meses, estimamos que, dentro dos próximos três anos, 70% dos agendamentos para procedimentos médicos sejam realizados de forma online, comenta Magnus.

Notícias MV Blog

;