MV
  • Soluções
  • Segmentos
  • Conteúdo
  • Contato
Área do Cliente

Global Health

  • Agenda
  • Automation
  • Clinic

Gestão Estratégica

  • Business Inteligence
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Resultados
  • Planejamento Estratégico
  • Flow

SOUL MV Hospitalar

  • PEP
  • Assistencial
  • Gestão
  • ERP
  • Faturamento
  • Suprimentos

VIVACE MV

  • RIS
  • PACS
  • Anatomia Patológica

Infraestrutura

  • LGPD

Hospidata

Gestão de Compras

Saúde sem papel

  • Recepção Digital
  • SAME Digital
  • Auditoria Externa
  • GIF
  • Prontuário Digital
  • Remessa Digital
  • Assinatura Biométrica

Command Center

Healthcare Alliance

SOUL MV Operadora

Universidade MV

Apps

  • Medic MV

SOUL MV Saúde Pública

  • Gestão Municipal
  • Gestão Estadual
Ilustração
  • Clínicas e Consultórios
  • Saúde Pública
  • Hospitalar
  • Operadora
  • Medicina Diagnóstica
Ilustração
  • Blog
  • Cases
  • Materiais Educativos
Ilustração
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Área do Cliente
  • Soluções

    Global Health

    • Agenda
    • Automation
    • Clinic

    Gestão Estratégica

    • Business Inteligence
    • Gestão da Qualidade
    • Gestão de Resultados
    • Planejamento Estratégico
    • Flow

    SOUL MV Hospitalar

    • PEP
    • Assistencial
    • Gestão
    • ERP
    • Faturamento
    • Suprimentos

    VIVACE MV

    • RIS
    • PACS
    • Anatomia Patológica

    Infraestrutura

    • LGPD

    Hospidata

    Gestão de Compras

    Saúde sem papel

    • Recepção Digital
    • SAME Digital
    • Auditoria Externa
    • GIF
    • Prontuário Digital
    • Remessa Digital
    • Assinatura Biométrica

    Command Center

    Healthcare Alliance

    SOUL MV Operadora

    Universidade MV

    Apps

    • Medic MV

    SOUL MV Saúde Pública

    • Gestão Municipal
    • Gestão Estadual
  • Segmentos

    Clínicas e Consultórios

    Saúde Pública

    Hospitalar

    Operadora

    Medicina Diagnóstica

  • Conteúdo

    Blog

    Cases

    Materiais Educativos

  • Contato

    Fale Conosco

    Trabalhe COnosco

Social

Fale Conosco
Fone

+55 81 3972-7000

MV Sistemas MV Informática Nordeste Ltda.
CNPJ: 92.306.257/0007-80
Av. Presidente Dutra, 298 - Imbiribeira - Recife/ - PE Brasil

4 resultados do uso de teleorientação para a gestão da Saúde Pública

Saúde Pública 04/08/2020

Ganho de tempo e qualidade na assistência são dois deles; especialista indica uso para acompanhamento da evolução do diagnóstico, otimizando a gestão do cuidado integral ao paciente

Ganho de tempo e qualidade na assistência são dois deles; especialista indica uso para acompanhamento da evolução do diagnóstico, otimizando a gestão do cuidado integral ao paciente. A telemedicina consiste, em resumo, na aplicação da tecnologia digital para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde a distância. No contexto da gestão de Saúde Pública, é um caminho para encurtar as distâncias em um país com 8,5 milhões de km2 de extensão e diversas disparidades de acesso aos serviços. Entre seus variados braços está a teleorientação, que segundo o médico Chao Lung Wen, professor associado e chefe da disciplina de telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), trata-se de um "complemento à consulta médica" (remota ou não) e tem como finalidade explicar ou conduzir adequadamente a situação do cidadão, considerando que, na maioria das vezes, o médico já tem um diagnóstico fechado sobre ele. A modalidade foi uma das que ganhou destaque nos últimos meses no Brasil, impulsionada pela pandemia da Covid-19. Em março de 2020, o Ministério da Saúde decretou uma portaria para regulamentar o seu uso, bem como o da teleconsulta e demais formatos de telemedicina, no contexto do coronavírus. Essa portaria substituiu a última resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o tema, que datava de 2002. Houve, em 2019, uma tentativa de atualizar a regulamentação da telemedicina no Brasil que, no entanto, enfrentou polêmica e não foi adiante devido, principalmente, à possibilidade de aplicação entre médico e paciente. O formato era permitido apenas com um profissional de Saúde em cada ponta. "Na teoria, já havia essa iniciativa de 2002 do CFM, que era desatualizada do ponto de vista tecnológico. O que tivemos adicionalmente, em decorrência da pandemia, foram quatro documentos relacionados à telemedicina, sendo o mais importante deles a Lei 13.989/20", esclarece Wen a respeito do texto que, na prática, autorizou as modalidades entre médico e paciente ao menos enquanto durar a pandemia, abrindo, assim, o caminho para a gestão da Saúde Pública utilizar a teleorientação. Wen destaca que a modalidade garante informações fundamentais ao indivíduo ao mesmo tempo em que possibilita o acompanhamento da evolução de seu quadro clínico, fundamental para a resolução de um problema de saúde. "Essa orientação pode ser feita por videochamada. Um exemplo ocorre quando, para garantir uma inalação mais eficiente, o profissional de Saúde mostra como adaptar a máscara e fazer a inspiração. Mas também é possível realizá-la via telefone, em casos mais simples. É preciso bom senso para saber que tipo de orientação oferecer e se o meio utilizado é suficiente para gerar qualidade na assistência", alerta Wen. O especialista ressalta que apesar de parecer simples, a teleorientação gera grandes impactos sociais quando aplicada pela gestão da Saúde Pública. Veja, a seguir, alguns dos principais resultados da prática: 1- Otimização da terapêutica: De acordo com Wen, em torno de 50% dos insucessos terapêuticos ocorre porque o cidadão ou seu acompanhante não entenderam uma explicação do médico sobre como tomar um medicamento ou qualquer outro tipo de terapêutica. Sendo assim, a teleorientação auxilia a prover corretamente as informações necessárias para o tratamento, aumentando o sucesso do cuidado. O formato pode, inclusive, ser combinado a aplicativos de Saúde que permitem, por exemplo, gerar alertas para o horário de tomar um medicamento ou, ainda, transmitem informações sobre hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos. 2- Ganho de tempo: A teleorientação ajuda a diminuir as filas de espera e a necessidade de deslocamento para unidades de Saúde, ponto crucial diante de uma pandemia que requer isolamento. "Às vezes, o paciente precisa apenas ouvir do médico se ele deve prosseguir com um remédio ou conduta após o resultado de exames, o que pode ser rapidamente resolvido na teleorientação", exemplifica o especialista. Aqui o fundamental é garantir que as informações necessárias para o médico prestar a assistência estejam todas no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), seja o do SUS ou a versão privada. Dessa forma, mesmo a distância é possível prover uma orientação qualificada, de acordo com o quadro específico do cidadão. 3- Humanização do atendimento: A teleorientação também auxilia a gestão da Saúde Pública a garantir a proximidade necessária entre médico e cidadão mesmo quando eles não estão localizados no mesmo espaço geográfico. "É uma forma importante de humanizar a assistência em tempos em que as pessoas estão fragilizadas", destaca Wen. Além disso, possibilita que o cidadão tenha acesso a orientações de especialistas sem a necessidade, por exemplo, de se deslocar para a cidade de referência onde a gestão da Saúde Pública disponibiliza o serviço. 4- Garantia de cuidado contínuo: Durante a pandemia, uma das principais complicações é o medo. Portadores de doenças crônicas, por exemplo, podem deixar de ir a atendimentos simplesmente porque não se sentem seguros de se deslocar até a unidade de Saúde. A teleorientação é uma forma de a gestão de Saúde Pública garantir o acompanhamento desses casos. "Muitos diabéticos ou hipertensos deixaram de ir às consultas por estar no grupo de risco da Covid-19, o que aumenta o risco de complicações. Portanto, é fundamental pensar em formas de acompanhar esses pacientes crônicos, e a teleorientação é um caminho", afirma Wen, que destaca que o mesmo pode se aplicar a cidadãos idosos, que necessitam de um acompanhamento mais próximo. Para estruturar, é preciso continuar Muito se discute sobre a forma como a telemedicina foi aprovada no contexto do coronavírus e sobre como não se pode retroceder no pós-pandemia. Wen ressalta que, apesar da conquista, o Brasil ainda está muito atrasado nas discussões sobre a Saúde Digital como um todo. Ele ainda levanta ressalvas sobre o que chama de "telemedicina banalizada". "Vemos hoje diversas iniciativas comerciais duvidosas, como teleconsultas e teleorientações anunciadas em portais na internet por valores irrisórios", alerta. Especialmente na gestão da Saúde Pública, o especialista defende a implementação do que ele chama de "telemedicina de logística", ou seja, não apenas implantar a tecnologia para possibilitar a ampliação do acesso, mas também permitir que o cuidado seja integrado e atenda, de fato, as necessidades de cada localidade. "A telemedicina de logística permite planejar segundo as regiões e seus pontos de carência, e [a partir daí] usar o recurso digital para complementá-los", argumenta. "Trata-se de prover os serviços que aquela população precisa, entendendo as carências e provendo a saúde por meios eletrônicos interativos", ressalta.

Autor

MV

;

Assine nossa newsletter

...e fique por dentro de tudo sobre TI e Saúde.

Soluções

Global Health Gestão Estratégica SOUL MV Hospitalar VIVACE MV Infraestrutura Hospidata Gestão de Compras Saúde sem papel Command Center Healthcare Alliance SOUL MV Operadora Universidade MV Apps SOUL MV Saúde Pública

Segmentos

Clínicas e Consultórios Saúde Pública Hospitalar Operadora Medicina Diagnóstica

Conteúdo

Blog Cases Materiais Educativos

Contato

Fale Conosco Trabalhe Conosco

Institucional

Sobre a MV

Social

Fale Conosco
Fone

+55 81 3972-7000

Compliance

canalmv@deloitte.com
0800-721-9588
www.ethicsdeloitte.com.br/mv/

Central de Atendimento

0800 281 1100

Suporte (Plantão)

+55 81 991462262
Problemas urgentes ou críticos: Segunda à Sexta, das 18h às 08h. 24h em finais de semana e feriados.

Carreiras MV
Área do Cliente
Logo

MV Sistemas MV Informática Nordeste Ltda.

CNPJ: 92.306.257/0007-80

Av. Presidente Dutra, 298 - Imbiribeira - Recife/ - PE Brasil

Política de privacidade

Logo
  • Soluções

    Global Health

    • Agenda
    • Automation
    • Clinic

    Gestão Estratégica

    • Business Inteligence
    • Gestão da Qualidade
    • Gestão de Resultados
    • Planejamento Estratégico
    • Flow

    SOUL MV Hospitalar

    • PEP
    • Assistencial
    • Gestão
    • ERP
    • Faturamento
    • Suprimentos

    VIVACE MV

    • RIS
    • PACS
    • Anatomia Patológica

    Infraestrutura

    • LGPD

    Hospidata

    Gestão de Compras

    Saúde sem papel

    • Recepção Digital
    • SAME Digital
    • Auditoria Externa
    • GIF
    • Prontuário Digital
    • Remessa Digital
    • Assinatura Biométrica

    Command Center

    Healthcare Alliance

    SOUL MV Operadora

    Universidade MV

    Apps

    • Medic MV

    SOUL MV Saúde Pública

    • Gestão Municipal
    • Gestão Estadual
  • Segmentos
    • Clínicas e Consultórios
    • Saúde Pública
    • Hospitalar
    • Operadora
    • Medicina Diagnóstica
  • Conteúdo
    • Blog
    • Cases
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Consoco
  • Área do Cliente
  • Institucional
    • Sobre a MV

Social

Fale Conosco
Fone

+55 81 3972-7000

Compilance

canalmv@deloitte.com
0800-721-9588
www.ethicsdeloitte.com.br/mv/

Central de Atendimento

0800 281 1100

Suporte (Plantão)

+55 81 991462262
Problemas urgentes ou críticos: Segunda à Sexta, das 18h às 08h. 24h em finais de semana e feriados.

MV Sistemas MV Informática Nordeste Ltda.
CNPJ: 92.306.257/0007-80
Av. Presidente Dutra, 298 - Imbiribeira - Recife/ - PE Brasil

Política de privacidade

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.