Site da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná publica matéria sobre Sistema MV

Para melhorar a qualidade de vida da população, a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) criou o Projeto Saúde para todo o Paraná

Site da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná publica matéria sobre Sistema MV

O projeto visa informatizar todo o Complexo Regulador da Região Norte e a MV foi a empresa escolhida para implantar suas soluções de Saúde Pública nas instituições do SUS, na área de regulação de leitos, consultas e exames, e urgência e emergência. A SESA publicou no último dia 20 de janeiro, no seu site, matéria sobre o alcance do sistema e seus benefícios.

Governo envia SMS para lembrar pacientes de consultas e exames especializados. O Governo do Paraná está avisando os pacientes com consultas e exames especializados agendados através da Central Estadual de Regulação “Saúde Para Todo Paraná”. A mensagem de texto via celular (SMS), enviada com 48 horas de antecedência, confirma o agendamento e reforça a hora e o local.

A Secretaria espera reduzir as faltas, e com isto aumentar a oferta de consultas especializadas. O novo sistema de regulação está implantado em 378 municípios de 21 regionais de saúde do Paraná, significando 95% de alcance no Estado. Os 21 municípios que ainda não estão incorporados ao sistema devem ser integrados ainda no primeiro semestre de 2014. Através da Central de Regulação, mais de 23 mil consultas e exames especializados estão sendo agendadas mensalmente.

“É mais uma maneira de ajudar o paciente a lembrar da consulta e do exame que foram agendados com bastante antecedência”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

O paciente não precisa ter celular, basta fornecer o número de um parente próximo. Ivonete Vieira Franco, 40 anos, operadora de caixa, recebeu a mensagem em seu celular no dia 14 de janeiro, lembrando-a da consulta com o urologista no dia 17, no Hospital Vicentino de Ponta Grossa, e ficou satisfeita com o serviço.

“Achei interessante, pois agendei a consulta na unidade de saúde. A mensagem chegou com alguns dias de antecedência, o que facilitou a organização da minha rotina”, disse.

A aposentada Maria das Graças, 60 anos, recebeu a confirmação da consulta com o cardiologista no dia 17 de janeiro através do celular da nora, Maira Rodrigues de Novaes, 24 anos.

“Moramos em Santa Mônica e a consulta é na cidade vizinha, Loanda. É uma consulta muito aguardada e com a mensagem tivemos certeza da hora e do local”, explicou Maira.

Leitos — 6.383 leitos hospitalares, inclusive de UTI, também estão sendo operacionalizados através da Central Estadual de Regulação. Os leitos estão em 190 municípios de 12 regionais de saúde. Até abril deste ano, os leitos localizados em 209 municípios de 10 regionais de saúde serão incorporados a regulação informatizada, totalizando 100% de implantação. As centrais dos Samus do Noroeste, Oeste e Norte Pioneiro também foram integradas à Central Estadual de Regulação.

“Com o sistema, os profissionais de saúde da regulação têm acesso aos leitos disponíveis sem precisar pedir a vaga ao hospital”, diz o secretário.

Ele explica que antigamente a regulação era feita por telefone e fax e dependia de que algum funcionário verificasse a existência de vaga. Com o sistema online, a equipe da central já tem acesso às vagas disponíveis e pode encaminhar o paciente à unidade mais qualificada para recebê-lo. O Governo investiu na aquisição e implantação do sistema adaptado às necessidades do nosso Estado e é único no Brasil.

Neste processo de implantação e gerenciamento do sistema foram capacitados 2.043 profissionais de hospitais, SAMUs, regionais de saúde e municípios. Assim que for totalmente implantado, o sistema também permitirá a emissão das Autorizações de Internação Hospitalares (AIH) e de procedimentos de alta complexidade, o controle físico e financeiro dos procedimentos autorizados e a emissão de relatórios sobre as necessidades dos usuários. Propriedade Intelectual — A Secretaria da Saúde e a Celepar (Companhia de Informática do Estado) receberam os códigos-fonte do sistema de regulação. Com a entrega, a propriedade intelectual do sistema é oficialmente do Governo do Paraná.

“Não compramos uma solução temporária, mas um sistema que pode ser desenvolvido e ampliado conforme as necessidades da Secretaria da Saúde”, explicou o secretário.

Notícias MV Blog

;