Após testar três sistemas de mercado, Saúde Sim implanta SOUL MV e atinge expectativas

Plataforma permitiu à operadora vencer desafios assistenciais, financeiros, gerenciais e aumentar a satisfação de beneficiários nos serviços prestados

Cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas. Com esse propósito, a Saúde Sim está em operação desde 2013 oferecendo planos médicos e odontológicos no Distrito Federal e nos municípios de Luziânia, Formosa, Valparaíso e Cidade Ocidental – todos localizados no Estado de Goiás. Com cerca de 50.000 beneficiários e a certeza da importância de atendê-los com a máxima qualidade, a operadora, que já passou pela adoção de dois softwares de mercado na tentativa de encontrar a melhor solução de apoio à gestão, implantou em agosto de 2019 a plataforma SOUL MV. 

Com recursos que atendem as necessidades assistenciais, financeiras e gerenciais de uma operadora de Saúde, em menos de um ano a tecnologia apresentou importantes resultados. De acordo com Rosicleia de Sousa, coordenadora de Sistemas da Saúde Sim, “quando decidimos contratar a MV, tínhamos passado por implantações de outros sistemas sem sucesso”. 

O primeiro software adquirido era simples e não atendia aos requisitos da operadora. Na outra tentativa, o sistema não possuía parametrizações corretas. “Além disso, como os indicadores não eram confiáveis, parte dos processos continuavam de forma manual e ainda ocorria perda de dados.” A coordenadora complementa: “a partir de benchmarking com outras operadoras, constatamos que a MV tinha os atributos para atender nossas expectativas e arriscamos uma nova mudança”. 

Pela capacidade de coletar, armazenar, integrar dados e emitir alertas para evitar erros comuns, o SOUL MV está garantindo à Saúde Sim redução de ocorrência de erros operacionais, aumento de agilidade na execução de processos, disponibilidade de indicadores seguros para tomada de decisões, otimização de auditorias e contratualização de prestadores, prevenção de perdas financeiras e cumprimento das exigências legais junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Ao auxiliar a operadora tanto a atender como entender as complexidades das obrigações da ANS, o sistema evita impactos que podem culminar em multas ou suspensão de comercialização de produtos. “Para enviar mensalmente à agência arquivos detalhando eventos autorizados e cobrados, recursos de glosas, demonstrativo de pagamentos, recebimento de guias e outras informações, precisávamos contratar equipe terceirizada para confecção e verificação de inconsistências legais. Como agora está tudo dentro do sistema, basta a validação dos dados e apenas um clique no botão para disponibilizar o que a agência exige”, afirma Rosicleia de Sousa. 

Além de maior segurança, isso permitiu à operadora uma redução de 15% nos custos da área de TI. “A tecnologia da MV tornou os processos claros, transparentes, automatizados e ágeis, conforme precisávamos.” 

Ganho também ao beneficiário 

Por meio do Portal do Beneficiário e do App do Beneficiário, ambas soluções integradas à plataforma SOUL MV, os clientes da Saúde Sim podem consultar de forma rápida informações a respeito dos planos de Saúde, obter segunda via de boletos, solicitar serviços e autorização de procedimentos, pesquisar a rede credenciada de acordo com especialidade e outras facilidades. “Com essas soluções da MV, desafoga a central de atendimento, economizando recursos e ainda proporcionamos mais autonomia e satisfação aos nossos clientes.” 

A partir de benchmarking com outras operadoras, constatamos que a MV tinha os atributos para atender nossas expectativas e arriscamos uma nova mudança. 

Rosicleia de Sous - Coordenadora da Saúde Sim 

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