VIDA: uma nova forma de qualificar o diagnóstico do radiologista pensar a gestão de medicina diagnóstica

A tecnologia inovadora é única da América Latina e reúne diferentes módulos de gestão de imagens médicas com aplicações clínicas em uma mesma solução. O lançamento acontece na JPR 2023

VIDA: uma nova forma de qualificar o diagnóstico do radiologista pensar a gestão de medicina diagnóstica

A medicina diagnóstica é uma das áreas pioneiras no uso de tecnologia em saúde e de software de exame de imagens de ponta para conquistar maior acurácia e eficiência no diagnóstico. Mas até hoje, em projetos de desenvolvimento de software, o comum é que o fluxo de gestão aconteça com a chamada Estrutura Analítica de Projeto (ou Work Breakdown Structure — WBS, em inglês), na qual um grande conjunto de soluções é materializado em diferentes módulos para permitir o gerenciamento em escopos distintos, a exemplo do que acontece com as diferentes especialidades da medicina. Só que isso está prestes a mudar com o lançamento de uma nova tecnologia batizada de VIDA. 

“VIDA é uma suíte com 18 módulos avançados de aplicações clínicas feitas de médico para médico e que falam a linguagem do radiologista, porque é orientada para o exame diagnóstico de imagem. O resultado é que o usuário não terá uma experiência técnica de TI, como comumente acontece com outros softwares de exames de imagens e, sim, uma vivência próxima ao que acontece na medicina, com os módulos divididos segmentados e orientados levando em conta o corpo humano, descreve Christiano Berti, diretor de Unidade de Negócios da Medicina Diagnóstica MV, onde o projeto VIDA está sendo desenvolvido nos últimos quatro anos.

O médico patologista radiologista encontrará nesse novo a suíte uma organização separada por órgãos e patologias, totalmente orientada com o paciente no centro da atenção médica em vez de ter que acessar nomes complicados que sinalizam procedimentos e protocolos específicos. 

“Hoje, para um médico patologista radiologista conseguir dar um laudo completo e identificar se o achado radiológico é uma lesão ou um nódulo, por exemplo, ele precisa acessar um software de exames de imagens, o que é caracterizado como na chamadaa radiologia digital. A introdução da VIDA, ou seja, de uma suíte de soluções, adiciona pelo menos mais 150 novos recursos a essa tecnologia que já era usada para aumentar a acurácia diagnóstica, conta Berti, que resume:

“Se para a identificação de uma hemocromatose hereditária patologia era necessária a utilização de recursos manuais ou morosos sendo necessários vários cliques a olho nu, dentro do VIDA há protocolos que o assistem e agilizam reduzindo cliques especificamente para essa patologia. Há claro aumento da eficiência operacional. E isso é revolucionário."

“Isso traz um ganho quantitativo enorme para o médico patologista radiologista, em especial para quem está começando a atuar na área. Isso porque existem uma série de recursos que dá para usar e avaliar se o nódulo é de 0,2 cm ou 0,25 cm, com ferramentas que fazem essa medição cálculo de forma automática, diz o diretor.   

Com o apoio de protocolos médicos avançados que fazem parte do VIDA, os radiologistas conseguem identificar melhor e mais rapidamente se o laudo é normal ou anormal e assim orientar o médico solicitante para o melhor tratamento com o apoio de protocolos médicos avançados que fazem parte do VIDA, os patologistas radiologistas conseguem identificar melhor e mais rapidamente se o laudo é normal ou anormal achado é mesmo uma patologia ou apenas uma hipótese diagnóstica e assim orientar para o melhor tratamento.

Outra mudança importante para a gestão de centros de imagem médica medicina diagnóstica a partir da adoção dessa suíte de soluções é que ao invés de adquirir a funcionalidade de um sistema generalista para qualquer hospital ou clínica, é possível customizar implantar a solução com os recursos mais apropriados para o que é o modelo de negócios do centro de imagem da clínica, mesmo sendo especialista ou generalista.

“Entre os módulos de VIDA disponíveis estão segmentações de mercado que abrangem: Saúde da Mulher, Medicina Nuclear, Oncologia, Cardiologia entre outros, lista Berti, lembrando que essa diferenciação é característica de alto nível de saúde em todo o mundo.  

Conheça alguns dos recursos disponíveis no VIDA: 

  • Layout inteligente e customizado a partir de 1 clique;
  • Timeline dos exames anteriores de forma automática;
  • Ferramentas específicas e dedicadas por modalidades;
  • Acesso rápido com o botão direito do mouse na série;
  • Fácil acesso ao histórico do paciente, direto da área de trabalho;
  • Viewer multimodalidade em um único espaço de trabalho;
  • Integração com sistema RIS/PACS e acesso remoto Web HTTPS.

Notícias MV Blog

;