Para uma gestão hospitalar mais eficiente, o que é bom precisa ficar sempre melhor

Conheça as novas funcionalidades do sistema de gestão hospitalar que permite economizar nos custos de medicamentos e outros insumos, deixando a operação mais rápida, segura e efetiva

Para uma gestão hospitalar mais eficiente, o que é bom precisa ficar sempre melhor 

Faz pouco mais de um ano que estou trabalhando na MV e, desde a minha chegada na empresa, o maior desafio tem sido o de conduzir os produtos Hospidata para um patamar atualizado com o que há de melhor no mercado de sistema de gestão hospitalar e de tecnologia. Isso significa que trabalhamos em promover melhorias fundamentais para que nossos clientes, em sua maioria hospitais de pequeno e médio porte, recebam a mesma inovação que já é utilizada em produtos destinados a grandes hospitais.  

Tal propósito é importante para levar a profissionalização de um sistema de gestão hospitalar para um número crescente de instituições. Existe hoje, no Brasil, algo em torno de 8.000 hospitais públicos e privados, dos quais 5.000 são de baixa e média complexidade — justamente o perfil que os produtos Hospidata atende. Desse universo, no entanto, 4.000 instituições ainda não têm nenhum acesso à tecnologia para gerenciar sua área assistencial e o negócio em si. E a razão para isso é uma só: o custo elevado para implementar o digital.  

Em minhas conversas com gestores hospitalares, não canso de ouvir o quanto eles adorariam ter acesso às facilidades da tecnologia para gestão hospitalar, mas que o valor investido nesse tipo de inovação não cabe no orçamento de suas instituições. Só que com o Hospidata, isso mudará, pois o nosso negócio é, justamente, oferecer a chance de hospitais de pequeno e médio porte recorrerem às melhores tecnologias direcionadas para esse segmento e tornarem seus próprios negócios sustentáveis.  

"Graças à expertise de um sistema de gestão hospitalar, a instituição de pequeno e médio porte que adota a tecnologia reduz o custo de aquisição de medicamentos em até 20% e aumentar o ganho de eficiência assistencial em 40%,
graças a um menor tempo na realização dos procedimentos."

Posto isso, a solução tecnológica que estamos prestes a lançar vai reunir um conjunto de ferramentas para facilitar o fluxo de dados entre departamentos. O objetivo maior nosso é ajudá-los a encontrar a resposta mais importante de todas: Como é possível gerar mais dinheiro para esses hospitais usando a tecnologia?  

A seguir, listo as nossas principais ideias, que se transformaram em novas funcionalidades integradas ao sistema. Acompanhe:  

 

Módulo financeiro voltado para a gestão qualificada 

A ideia foi reunir a expertise de grandes empresas de diferentes setores, como Petrobras e Gerdau, e trazer todo esse conhecimento qualificado para dentro do sistema de gestão hospitalar. Com isso, os hospitais podem promover uma otimização de seus recursos, investindo de forma mais inteligente.  

 

Hospidata Start e Hospidata Pro: Duas versões, duas soluções igualmente eficientes 

A ideia de separar o produto em duas versões distintas nos ajuda a atender diferentes perfis de clientes dentro do mesmo segmento de hospital de baixa e média complexidade. Assim, o modelo START é a porta de entrada para a digitalização do hospital, destinado àquelas instituições que ainda não possuem uma cultura de informatização, no entanto, já oferece soluções como a dupla checagem para a dispensação de medicamentos parametrizada por inteligência artificial, por exemplo.

Já a versão PRO permite que a instituição tenha uma operação com zero papel, com o monitoramento das equipes em tempo real. Nesse modo já é possível, até mesmo, fazer customizações no sistema, para que ele se encaixe melhor no negócio. 

 

Painéis para centro cirúrgico e sala de espera 

A instalação desses painéis permite que a equipe do bloco cirúrgico ganhe mais mobilidade e acesso à informação. Já os familiares do paciente que aguardam na sala de espera também podem acompanhar o status do procedimento em uma TV instalada para apresentar os dados das cirurgias, sempre respeitando a LGPD 

 

Construção dos kits cirúrgicos 

Através da expertise proporcionada pela tecnologia e pela análise das melhoras práticas de cirurgia, foi possível construir dentro do sistema de gestão hospitalar os kits necessários para determinados procedimentos. Essa iniciativa ajuda a evitar desperdícios que podem resultar em prejuízos para o hospital. Tal solução gera uma economia em torno de 30% a 40% para as instituições. 

 

Prontuários eletrônicos integrados 

Isso significa que hospitais de um mesmo grupo ou de uma mesma cidade que estiverem usando o mesmo sistema de gestão hospitalar terão o PEP integrado por todo esse ecossistema, facilitando, assim, o atendimento ao usuário.  

 

Gestão de demandas 

Essa solução integra toda a operação e todos os processos hospitalares, desde a compra até o consumo. Dessa forma, o gestor consegue ter uma visão ampla de todas as demandas urgentes de entrada e de saída de uma forma mais racional.   

 

Sistema baseado em blockchain 

Todas essas melhorias são, também, garantidas em sua propriedade pela segurança da informação no sistema. Tal fator é importante para auditorias do Ministério da Saúde e para os processos de acreditação. Quem adota um sistema de gestão hospitalar hoje, economiza no futuro em consultoria para implementar acreditações como a ONA, por exemplo.

Notícias MV Blog

;