Como o uso de aplicativos de planos de saúde pode ser mais útil ao beneficiário?

Aplicativos como o App Beneficiário tornam a gestão mais fácil, em tempo real e na palma da mão.

Como o uso de aplicativos de planos de saúde pode ser mais útil ao beneficiário?

Trazendo soluções baseadas na arquitetura da informação e experiências do usuário, a MV mantém em seu escopo o App de Beneficiário, cujo objetivo é ser uma ferramenta para a gestão de planos de saúde e, claro, facilitar a execução das tarefas dos usuários.

Segundo Andreson Mota, gerente de produto de operadoras de plano de saúde, o objetivo de se pensar na experiência do usuário é que ele possa realizar as ações com facilidade, em tempo real e na palma da mão:

“As vantagens são para as duas pontas. As administradoras têm um desafogamento dos canais de atendimento, além do fato de ser tornarem ainda mais competitivas. E, para o beneficiário, há maior facilitação dos cuidados com a saúde, como o agendamento de consultas, notificações em push sobre medicamentos, entre outros inúmeras vantagens”.  

No menu do App Beneficiário, é possível acessar várias informações, como: 

  • Menu Beneficiários: Dados cadastrais, contratuais, informações sobre dependentes e carências.
  • Menu Guia Médico: Filtro por UF, cidade, bairro, tipo de recurso, especialidade, procedimento e nome do prestador. 
  • Menu Utilização: Histórico de utilização com local de atendimento, procedimento e data da realização. 
  • Menu Call Center: Retorno de número de protocolo, assunto, data de abertura do chamado e status do mesmo. 
  • Menu Carteirinha Virtual: Cartão virtual conforme identidade visual da Operadora. 
  • Menu Financeiro: Mensalidades e extrato. 
  • Menu Contatos: Possibilidade da Operadora colocar endereços e telefones da própria instituição. 

O objetivo principal do aplicativo é fornecer aos beneficiários uma forma fácil e conveniente de gerenciar sua saúde e bem-estar, facilitando a comunicação com a operadora e simplificando processos como a autorização de procedimentos.

“Ganhamos tempo todas as vezes que acessamos a informação com agilidade e precisão”, comemora Andreson.

 

Experiência do usuário

Quem já baixou um aplicativo e não conseguiu finalizar uma tarefa simples sabe o quanto frustrante pode ser. As plataformas têm sido intensamente colaborativas, mas é preciso que as boas práticas de experiência do usuário sejam utilizadas para o aplicativo fazer sentido e ajude as pessoas de fato.  

A experiência do usuário abrange, no ambiente digital, a relação com os espaços de determinada marca, como sites, blogs, aplicativos e redes sociais. Mas, para que isso aconteça de uma maneira funcional e agradável, é preciso seguir alguns pilares: 

  1. Atrativo visual — Objetiva cativar o usuário com um design agradável e mantê-lo por mais tempo;
  2. Utilidade — Deve oferecer valor agregado, seja com informações ou resolução de problemas;
  3. Acessibilidade — Possibilita acessos funcionais em diferentes plataformas, considerando responsividade e usuários com restrições;
  4. Credibilidade — Espera que a plataforma cumpra o que promete, solucionando os problemas a que se propôs resolver;
  5. Intuitividade — Possibilita facilitar o entendimento do usuário e, claro, permitir que o aplicativo seja bem explorado;
  6. Desempenho — Preza pela velocidade de carregamento para otimizar taxas de conversão.

O App Beneficiário permite que as operadoras sejam quase que totalmente digitais, assim como já acontece com vários bancos.

“Saídas para resolver burocracias, autorizações, gerando perda de tempo para o beneficiário são eliminadas pela digitalização dos processos”, explica Andreson.

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Atualmente, das quatro operadoras digitais brasileiras, três são clientes MV.

“Nós acolhemos todos os perfis de usuários para que estejamos prontos para atender qualquer um deles, com experiências amigáveis para todos, com foco na autossuficiência do usuário."

“O ganho principal é que ele tome as rédeas da sua relação com o plano de saúde e possa resolver em tempo real aquilo de que necessita”, finaliza. 

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