MV desenvolve integração de serviços de dados entre Unimed Sorocaba e Unimed Sudoeste Paulista

Acordo de cooperação foi assinado final de abril na sede administrativa da Unimed Sorocaba com participação e presidentes das duas cooperativas

18000720240701668318d7bf7f0.jpeg

Rodney Lester Abud (Unimed Sudoeste Paulista), Gustavo Neves (Unimed Sorocaba) e Jeferson Sadocci (MV)

No final de abril, foi anunciada a implementação de um Hub de Tecnologia e Gestão, fruto da parceria entre as Unimeds Sorocaba e Sudoeste Paulista, em conjunto com a MV, empresa líder no Brasil em soluções tecnológicas para a área da saúde. O projeto, chamado Simbiose, representa uma solução estratégica para compartilhar tecnologia e serviços que impactam os custos assistenciais e promovem a excelência do atendimento prestado aos clientes.

A MV é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia para cadastro único, criado para hospedar a base de dados da Unimed Sorocaba e da Unimed Sudoeste Paulista. Integrando sistemas por meio da tecnologia com a proposta de compartilhar serviços de dados.

O objetivo primordial do hub é unificar e centralizar a infraestrutura tecnológica e administrativa das instituições envolvidas, permitindo uma gestão mais eficiente e integrada. Ao compartilhar recursos e serviços, como sistemas de gestão hospitalar, de operadora de plano de saúde e prontuário eletrônico do paciente, as duas instituições podem colher uma série de benefícios significativos. Um deles é a redução de custos operacionais e uma maior eficiência na gestão administrativa, que é possível com a centralização dos serviços de faturamento e fechamento financeiro-contábil, por meio de um Centro de Serviços Compartilhados.

Representantes da MV, Unimed Sorocaba e Unimed Sudoeste Paulista (Itapeva)

Inovação

Paulo Magnus, CEO da MV, explica que a cooperação técnica entre as cooperativas é um marco de um grande projeto que busca sustentabilidade. “Cada Unimed possui seu próprio sistema financeiro, contábil, jurídico, TI, administração e com esse projeto pretendemos criar uma alternativa que possa integrar em um cadastro único esses sistemas através da tecnologia.”

O presidente da Unimed Sorocaba, Dr. Gustavo Ribeiro Neves, destaca a inovação do projeto, além dos benefícios para as duas cooperativas, que passarão a compartilhar ferramentas para rotinas administrativas. “O Projeto Simbiose é um acordo de cooperação que vai permitir à Unimed Sorocaba e à Unimed Sudoeste Paulista compartilhar serviços e tecnologias que impactam financeiramente as duas cooperativas, reduzindo custos sem qualquer prejuízo assistencial. O Projeto é inovador porque permitirá a criação de um cadastro único, que integrará nosso sistema, permitindo maior eficiência.”

O presidente da Unimed Sudoeste Paulista com sede em Itapeva (SP), Dr. Rodney Lester Abud, apresenta o impacto econômico que o projeto trará às singulares. “Dr. Gustavo e eu estamos discutindo esta iniciativa há algum tempo com foco em um projeto que integrasse as rotinas das cooperativas de forma a otimizar nossos investimentos, reduzir custos operacionais e ainda com ganho de eficiência. Trata-se de um projeto inovador. Ele vai permitir nossa integração para muito além da modalidade de intercâmbio. Na ponta deste projeto, quem se beneficia são nossos clientes que terão um serviço ainda melhor.”