Hospital Urológica conquista a recertificação do ISO 9001:2015 com as soluções em cloud de Gestão Estratégica e Qualidade da MV

Hospital mineiro passou pela recertificação do ISO 9001:2015, com melhorias através da mudança para os sistemas em cloud

A Gestão Estratégica e Gestão da Qualidade são fundamentais para o funcionamento de uma instituição de saúde. Saber qual área necessita de uma atenção maior ou quais pontos têm melhor rendimento e garantem a geração de bons resultados, podem ser ainda melhores com um software. Quem já está colhendo os frutos destes tipos de recursos é o Hospital Urológica, em Belo Horizonte. 

Desde 1992 atuando na capital mineira, a instituição de saúde passou recentemente por mais uma recertificação ISO 9001:2015. A instituição utiliza todos os módulos da solução de Gestão Estratégica e Gestão da Qualidade da MV, todos fazendo parte da solução em cloud, que garante maior efetividade em toda a Gestão, como:

Antes, o Urológica utilizava um sistema de outra empresa, porém optou por buscar um software mais completo. Com um processo rápido de transição e a facilidade de uso da nova solução, a instituição passou a ter melhor desempenho e reconhecimento comprovado. 

As ferramentas da MV vêm trazendo economia de tempo, um dos fatores essenciais no mundo globalizado, sobretudo na área da saúde. A gestão e segurança da informação, que é um ativo precioso e estratégico para o Urológica, são vantagens da plataforma” — Seymon Porto, analista de Qualidade do Hospital Urológica. 

Através do módulo de BSC (Balanced Scorecard) foi possível elaborar, executar e monitorar o Planejamento Estratégico da Instituição. O mapa estratégico traz a facilidade visual com status em cores semafóricas em cada objetivo estratégico sinalizando rapidamente em qual há a necessidade de uma atenção especial, além dele, o cockpit também é bastante utilizado, pois, permite uma visão ímpar dos indicadores estratégicos, visando apoiar diretamente na entrega do Planejamento Estratégico.

A gestão dos indicadores é essencial, por isso, o módulo de KPI possui em sua estrutura todos os passos fundamentais para sua análise e tratativa. O maior ganho foi com a integração entre outros módulos como, por exemplo: BSC e Gestão de Riscos, o que nos permitiu realizar uma análise crítica muito mais consistente por termos essas interfaces integradas de fácil acesso. 

Como uma boa prática, a Instituição realiza periodicamente as reuniões para análises dos resultados dos indicadores e para isso vem utilizando o módulo de Análise Crítica para facilitar toda a organização e formalização dessas reuniões como: envio dos convites, apresentação e atas feitos diretamente na solução. 

Para todas as atividades em que for preciso atrelar um projeto ou plano de ação, o sistema — com uma de suas vantagens o menor número de cliques, preenchimento de campos e aberturas de telas — permite que na própria tela do módulo em atividade já possa ser criado o projeto ou plano de ação. Por exemplo, para melhoria dos resultados dos indicadores: KPI, a diminuição do número de ocorrências e para as tratativas das auditorias.  

A gestão de tudo o que acontece no Urológica também foi beneficiada com os módulos da Gestão da Qualidade da ferramenta em cloud. A Gestão de Documentos, Riscos e Ocorrências, trouxeram resultados significativos à segurança dos pacientes, colaboradores e da Instituição. Os documentos padronizados e públicos ficaram disponíveis para leitura de todos, por um link integrado ao sistema, além da vantagem do acesso liberado a todos para notificações anônimas.  

Já a Gestão de Riscos é um dos módulos com benefícios mais expressivos no que tange a segurança, pois a solução permite identificá-los e gerenciá-los com maestria, englobando as auditorias internas para melhor monitoramento das práticas de controle, resultando em menos notificações se essa gestão for efetiva. 

Quando notificado, o sistema conduz uma integração privilegiada com a Gestão de Riscos, sugerindo uma nova auditoria, dado que se entende que a prática de controle se encontra fragilizada. Esses são alguns dos exemplos de como estas ferramentas têm atuado no Hospital Urológica. Atualmente, todos os colaboradores da instituição utilizam as soluções.

“Nós podemos dizer que o custo-benefício da plataforma é sua vantagem competitiva, considerando os recursos de alto padrão que entrega”, completa Seymon.

Além de todos os módulos disponíveis, a instituição ainda tem à disposição o aplicativo que pode ser aproveitado em breve. Faça como a instituição, conheça mais sobre as soluções de Gestão Estratégica da MV.

BAIXAR CASE

Notícias MV Blog

;