Hospital São Francisco de Assis ganha autonomia e agilidade na gestão hospitalar com solução Hospidata

Instituição de Santa Maria - RS amplia qualificação no atendimentoe segurança do paciente por meio de Sistema Integrado de Gestão

 

Entrevista com Rogério Carvalho, Administrador do Hospital São Francisco de Assis

Contar com uma gestão facilitada e rápida é essencial para salvar vidas em um hospital. Quanto melhores os fluxos internos, melhor o atendimento e mais beneficiado é o paciente. Um dos grandes vetores disso é a tecnologia que o Sistema Integrado de Gestão Hospidata traz para as instituições de saúde como o Hospital São Francisco de Assis, em Santa Maria - RS.

A tecnologia gerou praticidade no processo assistencial, segurança na tomada de decisão de negociações com operadoras e novos serviços, além de automatizar muitos processos que agilizam o fluxo do paciente dentro do Hospital.

A melhoria na gestão da instituição pode ser vista através do depoimento de Rogério Carvalho, administrador do hospital. Confira na entrevista abaixo:

 

Quais são os principais benefícios com o uso do Sistema Integrado de Gestão Hospitalar?

"A solução trouxe automação de diversos processos dentro do Hospital, em todo nosso fluxo, além de melhorias significativas na segurança medicamentosa dos pacientes, nas rotinas do faturamento e na gestão da conta hospitalar. Ainda tivemos o aperfeiçoamento no registro de enfermagem, com a evolução das informações como sinais vitais, balanço hídrico entre outros conteúdos importantes que auxiliam na transcrição médica para a equipe de enfermagem. Também ganhamos mais agilidade, clareza nas rotinas, na administração de medicamentos e nas informações de aprazamento que antes eram feitas manualmente."

 

Vocês utilizavam outra solução antes, como foi a transição?

"O hospital estava em período de transição entre o sistema de outra empresa e o da Hospidata, trabalhando simultaneamente, até que optamos permanecer somente com o SIGH e fazer uma revitalização. A transição contou com esforço coletivo, empenho e dedicação de toda a equipe, conquistamos muitos avanços, por meio de treinamentos e revisão de processos para padronizar rotinas e fluxogramas dentro do hospital. Qualificamos ainda mais o atendimento assistencial e a segurança do paciente já existente na instituição."

 

Quais os setores que o sistema atua no hospital?

"Todas as áreas, tanto administrativas como assistenciais. Utilizamos quase todas as funcionalidades disponíveis na ferramenta."

 

Quais as áreas tiveram mais ganhos com a solução?

"Acredito que os setores assistenciais foram os mais beneficiados, uma vez que passaram a ter o processo muito automatizado, seguro e prático. O processo de gestão também foi bastante favorecido, já que o SIGH oferece uma gama de indicadores para tomadas de decisão do gestor."

 

Como era sua realidade do hospital antes da solução Hospidata?

"O Sistema nos trouxe uma maior agilidade nos processos do Hospital com garantia de informações confiáveis."

 

Quais os benefícios obtidos nas rotinas de assistência da instituição?

"Segurança do paciente, gestão de pacientes que estão em uso de antimicrobianos e em isolamento, com informação compartilhada do cuidado. Registro uniforme das informações do paciente e rotinas revistas pelas equipes assistenciais com o objetivo de oferecer melhor experiência ao paciente, Médico e equipe Multiprofissional."

 

Como o hospital ficou visto no mercado após o uso da solução?

"Com as melhorias implementadas no centro cirúrgico e nas unidades assistenciais, o corpo clínico notou a expressiva mudança e reconheceu isso como fator positivo para trabalhar e aumentar a produtividade.  Em um ambiente de corpo clínico aberto, onde os médicos são clientes, o sistema é fundamental para uma boa aceitação e fidelização. A baixa aceitação da estrutura pode comprometer a viabilidade financeira do hospital, por isso o sistema é um diferencial frente à concorrência."

 

Você recomenda o Sistema Integrado de Gestão Hospitalar para outras instituições?

"Recomendo! É uma ferramenta em constante evolução e melhoria, essencial para a realidade de um hospital que busca crescimento e desenvolvimento dos seus processos."

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