Usando o planejamento estratégico como fonte de resultados em operadoras
No sistema de saúde brasileiro conhecer as ameaças e explorar os diferenciais competitivos podem ser a diferença entre o êxito empresarial e o desaparecimento do mercado.
No sistema de saúde brasileiro conhecer as ameaças e explorar os diferenciais competitivos podem ser a diferença entre o êxito empresarial e o desaparecimento do mercado. Na realidade das operadoras de saúde, um planejamento estratégico tem como foco a melhoria dos resultados empresariais e também dos assistenciais. Sendo o planejamento estratégico uma ferramenta de gestão para a compreensão e contextualização do negócio no cenário em que ele se insere, com ele é possível antecipar e tratar riscos para viabilizar oportunidades futuras, com grande impacto nos resultados das empresas.
Quando se fala em estratégia corporativa, a entendemos como a formulação da missão e dos objetivos de uma organização, bem como do plano de ação para alcançá-los. Para isso, é preciso considerar forças e fraquezas internas e os impactos delas no ambiente e no mercado. É como um plano de voo, com painéis de operações e controle. No caso das operadoras de saúde, uma grande demanda não assistida pela saúde pública acaba abrindo grandes oportunidades ao setor, mas também traz riscos. O Balanced Scorecard (BSC) pode significar um maior poder de sustentação no mercado atual.
A metodologia de gestão da estratégia possibilita não só formular estratégias vencedoras, como garantir que elas sejam executadas eficientemente e controlada. O BSC tem como driver principal o mapa da estratégia, que nada mais é do que a tradução da estratégia formulada em um conjunto de objetivos, indicadores e metas. Distribuído em quatro perspectivas (finanças, processos internos, aprendizado e experiência e clientes), o plano serve para medir o desempenho da empresa, principalmente.
A implantação do Balanced Scorecard em operadoras de plano de saúde melhora o processo de gestão e de metas gerando assim mais qualidade e competitividade à empresa. Na prática, auxilia a traduzir a estratégia em ações do seu dia-a-dia e gerenciar o desempenho da empresa na implementação dessas ações. Ou seja, acompanha e analisa as estratégias formuladas, ajustando-as quando necessário. O objetivo principal da ferramenta é prezar pela qualidade na execução.