Unidade de Saúde 100% SUS torna-se referência em Pernambuco

Ao equilibrar gestão, Hospital Regional Ermírio Coutinho otimiza recursos e passa a receber pacientes de mais de 30 cidades do Estado.

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Ermírio Coutinho. O nome é muito conhecido no município de Nazaré da Mata, Pernambuco, mas esse conhecimento não necessariamente se deve à reputação e à história do médico que exerceu importante atuação na região. A referência é, na verdade, resultado da qualidade dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Regional Ermírio Coutinho. 

Realizando pelo SUS — Sistema Único de Saúde cerca de 128 mil atendimentos por ano na Emergência, a unidade de Saúde beneficia mais de 1,12 milhões de habitantes provenientes de mais de 30 cidades da Zona da Mata Norte do Estado. Recebendo ao mês cerca de R$ 1,8 milhões em recursos, o hospital é também exemplo de seriedade com a gestão pública e respeito ao paciente que depende do SUS. Mas essa nem sempre foi a sua realidade. 

Número insuficiente de funcionários, déficit de materiais, uso de planilhas Excel para monitoramento de compras, controle de estoque por meio de fichas de prateleiras. Até 2011, esse era o cenário na instituição que constantemente estava em estado de alerta com desafios na área assistencial e administrativa que impactavam na manutenção da operação hospitalar.

Em 2012, quando se tornou cliente MV e digitalizou seus processos, a organização e o controle de dados por meio do sistema SOUL MV deu à unidade de Saúde outra visão e permitiu a gestão equilibrada dos repasses financeiros realizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo SUS. Conforme o médico e diretor-geral, Dr. Francisco Madeiro, com o uso de um software eficiente capaz de integrar toda a instituição, ficou claro o custo real de cada setor e isso melhorou as movimentações de estoque, a aquisição de equipamentos — inclusive, incomuns em hospitais públicos do interior — e a compra de novos materiais no hospital responsável por todos os atendimentos de urgência, emergência e partos da Mata Norte de Pernambuco.

No que diz respeito ao faturamento de contas médicas, outros ganhos conquistados foram identificação de procedimentos realizados no atendimento, consumo por paciente, medicamentos dispensados e custo x benefício de aquisições.

“Ao acompanhar tudo em detalhes, melhoramos a gestão de itens, medicamentos controlados e antibióticos de alto custo; evitamos excessos; reduzimos desperdícios; conseguimos provisionar compras com o prazo de 15 ou 20 dias; e, assim, evitamos perdas por vencimento”, comenta Madeiro. 

 

Referência materno-infantil

O hospital, que até 2011 tinha capacidade para realizar apenas 40 partos mensais, conseguiu elevar para mais de 245 o número de bebês nascidos por mês ao modificar as condições assistenciais e agilizar o atendimento a parturientes. Fatores simples, resultado do uso de um software eficiente, contribuíram significativamente para esse tipo de conquista.

“Como o sistema MV mantém os dados dos pacientes digitalizados e impossibilita a duplicidade de prontuários, conseguimos eliminar retrabalhos, automatizar processos, qualificar a assistência e obter segurança”, comenta o diretor geral. Consequentemente, tudo isso impacta na satisfação do cliente.

“No Hospital Regional Ermírio Coutinho, ouvimos pacientes comentarem que parecem estar em uma unidade particular, o que para nós é positivo, já que no nosso País os cenários de unidades públicas e privadas são totalmente divergentes.”

No Hospital Regional Ermírio Coutinho, ouvimos pacientes comentarem que parecem estar em uma unidade particular, o que para nós é positivo, já que no nosso país os cenários de unidades públicas e privadas são totalmente divergentes.

Dr. Francisco Madeiro - Médico e diretor geral do Hospital Regional Ermírio Coutinho

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