SXSW 2023: Tecnologias como Inteligência Artificial devem se consolidar, mas conexão humana se mantém fundamental

Para quem gosta de tecnologia e inovação, o ano só começa depois do South by Southwest – SXSW, realizado em março, nos Estados Unidos.

SXSW 2023: Tecnologias como Inteligência Artificial devem se consolidar, mas conexão humana se mantém fundamental

o evento reúne, entre entusiastas e cientistas, milhares de pessoas para acompanharem as principais tendências tecnológicas e projeções sobre o futuro da humanidade. Mesmo o ChatGPT, que já é realidade, já foi previsto em SXSWs anteriores. 

Mas, como as mudanças irão impactar as nossas vidas? De maneira geral, o evento trouxe que, em até dois anos, a Inteligência Artificial dominará grande parte das atividades do nosso dia a dia, incluindo a área da Saúde. Essa é uma das projeções de futuro discutidas. Mas vêm muito mais por aí: Metaverso, concentração de dados dos pacientes e medicina diagnóstica foram alguns temas aprofundados. Outro ponto abordado, foi que, mesmo com uso da tecnologia, a conexão humana continua sendo essencial para um processo de assistência médica mais personalizado.  

A realidade é que um futuro ainda mais robotizado e automatizado está batendo à porta e nós ainda não sabemos se abrimos ou não, pois precisamos estabelecer proteções para potenciais perigos, especialmente o da desinformação. A verdade é que é necessário se preocupar com fontes seguras nas bases de dados. O ponto positivo é que a humanidade foi destaque na SXSW; muito se falou sobre a empatia, seja para cuidar dos colaboradores, seja para o desenvolvimento de produtos para populações, costumeiramente negligenciadas. Na SXSW ficou claro que foco das tecnologias deve ser ajudar a humanidade a evoluir em amplos sentidos. 

Na área da Saúde poderemos considerar a consolidação da telemedicina e o aumento da capacidade do processamento de dados, big data, analytics, AIs, algoritmos, robôs, entre várias ferramentas que tornam a gestão mais eficiente. Mas há muitas outras tendências a serem consideradas:

 

Inteligência Artificial Generativa (IAG)

A Inteligência Artificial já é uma realidade e ela ajuda a resolver vários problemas, como detecção de fraudes, rendimento de colheitas, recomendação de produtos, entre outros. Agora acessível para todos, está em evolução contínua. Ela usa algoritmos para gerar conteúdos novos e originais, como imagens, textos, música, entre outros, a partir da geração de dados da internet. Em consultas médicas, pode auxiliar nas anotações e arquivamento dos dados do paciente, trazendo o foco do atendimento para a humanização, ou mesmo, gerar hipóteses diagnósticas para assistir o médico.

 

ChatGPT, Bing e similares

GTP é a linguagem do chatbot que usa Inteligência Artificial para responder de forma simples e em tom de conversa a comandos de texto. A ferramenta cria poemas, músicas, resolve equações matemáticas, faz resumos de textos e compila dados de pacientes, por exemplo.

 

Midjourney, DALL-E, Stable Diffusion

São programas que, em resumo, transformam palavras em imagens. Eles usam inteligência artificial para criar imagens e vídeos a partir de descrições ou perguntas textuais realizadas em qualquer idioma. A Microsoft já incorporou o sistema de geração de imagens DALL-E 2 em seus aplicativos (como Microsoft Designer e Image Creator).

 

Metaverso

Os futuristas garantem que o avanço da IA torna o metaverso possível, apesar da necessidade de avanços significativos nas tecnologias de conectividade (já se fala em 6G), redes de fibra e vídeos de alta resolução. O metaverso poderá ser usado em atendimentos pré-operatórios e discussões clínicas com a presença virtual do paciente.

BAIXE GRÁTIS! eBook — BI na Saúde: como identificar gargalos invisíveis a olhos humanos.

 

Upskilling

A IA não substituirá as pessoas nem tirar seus empregos, garantiram os futuristas e pesquisadores presentes no SXSW. Mais do que nunca, o foco é no ser humano e em como a tecnologia pode melhorar a vida de todos, inclusive ajudando a encontrar saídas para problemas globais. O caminho é democratizar o acesso e o conhecimento, para os cidadãos utilizarem a IA para o benefício coletivo. Neste cenário, profissionais de saúde que estarão lidando com as novas tecnologias precisarão se capacitar para entender as novas ferramentas.

 

Psicodélicos

Não é exagero dizer que, depois da IAG, esse foi o tema mais quente do SXSW 2023, com uma trilha específica que incluiu 22 painéis e trouxe pessoas de diferentes áreas para discutir os psicodélicos. A retomada de pesquisas ao redor do mundo sobre o uso médico e terapêutico de cannabis, psilocybe (espécie de cogumelo) e outros tipos de psicodélicos movimentará a economia. Os estudos focam, sobretudo, nos mecanismos biológicos que alteraram o estado psíquico de modo seguro e terapêutico, objetivando a saúde mental e tratamentos para depressão, ansiedade e estresse pós-traumático, já com resultados promissores.

Notícias MV Blog

;