Saiba os ganhos garantidos com software de gestão de saúde pública
Um reflexo dessa organização proporcionada por um software de gestão é a diminuição de filas e atrasos no atendimento.
Assim como em instituições privadas de saúde, implementar um sistema de tecnologia da informação para gestão da saúde pública traz mais do que benefícios para o paciente que utiliza o serviço. Além de proporcionar resultados em qualidade e valores a todos os envolvidos na assistência à saúde pública, o principal propósito de um investimento dessa natureza deve ser oferecer melhorias principalmente aos gestores dessas instituições.
O primeiro grande problema do atendimento na saúde pública é a comunicação. A falta de um sistema de TI unificado em todas as unidades possam acarretar retrabalho nos postos de saúde. Pode acontecer, por exemplo, de um paciente realizar o mesmo procedimento em diferentes unidades, sem necessidade. A geração de um histórico online do paciente, que pode ser acessado pelo médico encarregado do atendimento e qualquer outro profissional envolvido no caso, é uma boa solução para isso.
No caso de necessidade de alterar algum horário, o paciente pode ser informado com antecedência. É possível também estimular a troca de informações entre especialistas e clínicos gerais. Isso, na ponta final, estimula o aumento de consultas.
Do ponto de vista de gestão, a organização do atendimento em instituição de saúde pública permite economizar recursos ao calcular, atendimentos e exames e distribuir melhor os médicos e enfermeiros pelas diferentes unidades, evitando insuficiência de profissionais. Os softwares de gestão ainda permitem organizar, gerenciar e monitorar estoques e entregas de medicamentos, sobretudo daqueles remédios de distribuição controlada. Também agilizam procedimentos operacionais de hospitais e postos de saúde, como fichas de pacientes e receitas e ajudam a racionalizar os gastos mediante controle de estoques e compras.
Mesmo tendo como objetivo principal a diminuição do tempo gasto pelo usuário para tratar de problemas de saúde, um software de gestão integrada também auxilia o gestor ao subsidiar a sua tomada de decisão, fornecendo-lhe uma base de dados organizada, consistente, completa e georeferenciada, baseada no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Na outra ponta possibilita o aperfeiçoamento do processo de gerenciamento da rede pública de saúde, diminuindo o custo da assistência prestada.