Quais os principais pilares que um gestor hospitalar deve se preocupar em 2024?
Desvende os pilares fundamentais para gestores hospitalares em 2024. Prepare-se para desafios e otimize a gestão com insights valiosos.
O setor de saúde passa por transformações que têm alterado o modo de funcionamento das organizações. Ao gestor hospitalar, cabe se atualizar — não só tecnicamente, como também nas habilidades gerenciais — para fazer que o hospital não fique defasado quanto às atualizações mercadológicas.
Por isso, trazemos pontos de atenção que estes profissionais devem ter para alcançar a excelência em gestão em 2024.
Tendências de saúde para 2024: como se preparar?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que, apesar de uma parte do conhecimento necessário para se executar uma tarefa ser responsabilidade da organização, o gestor é quem deve se capacitar para executar suas funções corretamente em um centro de saúde.
Por isso, é papel do profissional estudar, participar de eventos do setor de saúde e se aprofundar no conhecimento de ferramentas e sistemas tecnológicos adquiridos pelo hospital.
A inteligência artificial, claro, entra como protagonista no processo de gestão em saúde preventiva. Entre outros benefícios, ela é aliada na tomada de decisões com o uso de dados e pode ajudar na identificação de sintomas e doenças, além de dar suporte a pacientes e encaminhar protocolos se necessário.
Além disso, a adoção de sistemas de gestão integrada são peças-chave no armazenamento, no gerenciamento de informações centralizadas para evitar erros e otimizar rotinas de gestores hospitalares e profissionais de saúde.
Telemedicina e seu impacto na assistência médica
A telemedicina é mais uma tendência perene, pois os pacientes estão interessados em comodidade na hora de marcar consultas e os aplicativos possibilitam que as mesmas sejam marcadas com muita rapidez.
Além disso, o agendamento influencia no índice de retornos, pois os apps enviam lembretes aos pacientes quanto ao retorno e confirmações de consultas.
Outro benefício do agendamento é a promoção de um atendimento mais humanizado ao paciente. Itens como o prontuário eletrônico, armazenam todos os dados disponíveis daquele paciente e auxiliam em uma assistência mais rápida, eliminando a necessidade de responder às mesmas perguntas ou voltar à recepção várias vezes.
Estratégias de receita e sustentabilidade financeira
O gestor hospitalar, junto à equipe médica, deve elaborar estratégias para aumentar a rentabilidade do hospital.
A diversificação de serviços é uma delas. Apesar de desafios, como a necessidade de investir em novas áreas de especialização, este é um caminho para maior rentabilidade financeira.
Outro caminho é adotar novos modelos em remuneração em saúde, como o pagamento por desempenho, basicamente, uma remuneração a provedores ou serviços de saúde, a partir do alcance de metas alcançadas em determinado período.
Ademais, a eficiência operacional é de suma importância. Um exemplo disso é a possibilidade de ter um histórico sobre o uso de cada item de atendimento, otimizar a compra de mercadorias e reduzir custos por meio de sistemas integrados.
Com a automação, vários processos do ciclo de receita podem ser automatizados, como a captura de informações do paciente e a submissão de reivindicações, além de trazer maior controle sobre o fluxo de pacientes.
Isso acarreta recursos geridos de forma eficaz e melhora o Retorno sobre Investimento (ROI) da instituição de saúde.
Regulamentos no setor de saúde
O setor de saúde passa por mudanças regulatórias constantemente e é papel do gestor hospitalar estar atento a elas, pois trazem impacto no dia a dia hospitalar.
Os gestores devem estabelecer canais de comunicação eficazes para receber atualizações relevantes de órgãos regulatórios e associações profissionais, a fim de não perderem novidades sobre o assunto.
Também é recomendado ao gestor hospitalar contar com a assistência de consultores legais e especialistas no assunto. Tais autoridades podem orientar o gestor hospitalar na interpretação e na aplicação das mudanças regulatórias em saúde.
A gestão de qualidade em saúde é mais uma área que não deve ser deixada de lado pelo gestor hospitalar. Afinal, o objetivo dela é monitorar o desempenho da organização de saúde e procurar formas de melhorar o serviço oferecido.
Uma boa gestão de qualidade leva em conta itens como cuidados ao paciente, redução de erros médicos, tempo de internação e aumento de satisfação do paciente.
Novamente, ressaltamos o papel de sistemas de gestão de saúde que auxiliam no controle, organização e otimização de processos em uma instituição clínica. Ademais, eles também garantem a conformidade do hospital com regulamentações e padrões do setor de saúde.
Capacitação e desenvolvimento de equipes
Equipes capacitadas performam mais e sabem lidar com as diversas mudanças regulatórias no setor de saúde.
O gestor hospitalar deve treinar profissionais para uma gestão de alta performance, que trabalha com desempenho e motivação de equipes em organizações clínicas.
Este modelo é voltado para a humanização das organizações e é baseado na colaboração mútua entre associados e gestores, de modo a colaborar para o crescimento da companhia.
Aliás, o gestor hospitalar também é diretamente responsável por promover a capacitação de sua equipe. Muitas vezes, as equipes médicas têm dificuldades com os equipamentos que devem utilizar no dia a dia. Por meio de treinamentos e metodologias, como a 70/10/10, é possível promover o desenvolvimento individual e coletivo de profissionais de saúde.
Importância da segurança da informação em saúde
Não podemos deixar de citar este tópico. Não é demais lembrar que os dados de saúde são altamente sensíveis, logo, a necessidade de proteção de informações do paciente é essencial para qualquer hospital.
Por isso, tecnologias como a Blockchain têm sido usadas de modo a garantir a segurança de prontuários eletrônicos, armazenar e compartilhar dados sem perigos e na descentralização das informações, colaborando diretamente para dificultar a violação de dados sensíveis em instituições de saúde.
O gestor hospitalar deve garantir que a instituição de saúde cumpra medidas determinadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como a autenticação em dois fatores, backup em nuvens, desativação de sessões por inatividade, entre outras.
Conclusão
Neste artigo, trouxemos algumas tendências que o gestor hospitalar deve se atentar para cumprir melhor o seu papel em 2024.
A atenção a tecnologias como a Inteligência artificial, o aprimoramento pessoal e profissional, a adoção de estratégias de receita e a atualização do hospital às regulamentações de saúde são os principais pontos que devem ser postos em prática para o desenvolvimento do hospital, além do treinamento de equipes lideradas por ele.
A MV possui diversas soluções que auxiliam gestores hospitalares a aplicarem mudanças tecnológicas em instituições de saúde, como o Agenda e o Global Health, com módulos que otimizam o dia a dia hospitalar e ajudam na redução de custos.