Quais os benefícios da Prescrição Digital na área da saúde?

Conheça os motivos para investir em soluções digitais para recomendação de medicamentos de forma eficiente e mais segura

Quais os benefícios da Prescrição Digital na área da saúde?

Certamente você já passou por algum perrengue em relação à receita médica, seja pela baixa legibilidade, perda do papel ou até mesmo a falta de um carimbo. Com a imersão da saúde na tecnologia e também a consolidação das prescrições digitais, tais problemas parecem ter uma data de validade. Com as prescrições digitais, o paciente passa a receber a receita no próprio telefone e, então, segue para a farmácia. O aplicativo que realiza a emissão do documento permite que seja verificada a assinatura digital do médico e a validade de seu registro.

“Investir em soluções digitais inaugura para médicos e hospitais uma nova maneira de lidar com as prescrições, que se tornam mais seguras, fáceis e práticas, tornando a Jornada da Saúde mais capaz de um atendimento de melhor qualidade”, comenta Emerson Zarour, Diretor de Inovação da MV e responsável pelo app Prescrição Digital.

 

O que é o app Prescrição Digital? 

O app Prescrição Digital é uma ferramenta desenvolvida pela MV para auxiliar médicos e outros profissionais de saúde na prescrição de medicamentos de forma eletrônica. Com essa solução, os profissionais de saúde podem recomendar medicamentos de maneira rápida, segura e eficiente, evitando erros de dosagem ou de interpretação da caligrafia. 

O app permite ainda que o profissional consulte informações sobre o medicamento, como posologia, efeitos colaterais e interações com outros medicamentos, e também pode ser integrado com outros sistemas de saúde, a exemplo de farmácias, para compartilhamento de informações. Assim, quando o paciente fornecer os dados, o farmacêutico pode abrir a receita no estabelecimento e consultar as informações necessárias para o paciente adquirir os remédios necessários e saiba as dosagens corretas.

 

Como a prescrição digital funciona? 

Todo esse processo e a gestão dos dados fica arquivado na nuvem, para que todas as pontas possam ter acesso às informações. Então, os softwares, com o cadastro de todos os profissionais envolvidos, recebem as informações sobre as rotinas de cuidado do paciente compondo o documento e gerando o link. A partir de então, o paciente realiza a compra na farmácia, tendo o próprio CPF como acesso.

 

Quais são os benefícios da prescrição digital? 

O app Prescrição Digital da MV oferece diversos benefícios para os profissionais de saúde e para os pacientes, tais como: 

  1. Maior segurança: A prescrição eletrônica reduz a possibilidade de erros de dosagem, de interpretação de caligrafia e de troca de medicamentos, aumentando a segurança do paciente. 
  2. Maior eficiência: O processo de prescrição de medicamentos é mais rápido e eficiente, permitindo que o profissional de saúde dedique mais tempo ao atendimento ao paciente. 
  3. Maior precisão: O app oferece informações atualizadas sobre os medicamentos, como posologia, interações e efeitos colaterais. 
  4. Mais praticidade: O app pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento. 
  5. Menor custo: A prescrição eletrônica pode reduzir os custos do sistema de saúde, uma vez que elimina a necessidade de impressão de receitas em papel. 
  6. Melhor acompanhamento: A prescrição eletrônica permite que o histórico de prescrições e medicamentos do paciente seja armazenado e acessado facilmente, facilitando o acompanhamento do tratamento e melhorando a qualidade do cuidado prestado. 

A utilização do app Prescrição Digital da MV também pode fazer uma grande diferença em um hospital, trazendo diversos benefícios para a gestão e atendimento aos pacientes, tais como segurança, melhor gestão de medicamentos e maior qualidade no cuidado e assistência.

Vale lembrar também que a prescrição eletrônica está segundo as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM). 

;