O papel da jornada do paciente na redução de custos de uma instituição de saúde

Maximize eficiência na saúde: a jornada do paciente como aliada na redução de custos.

jornada do paciente na redução de custos

A jornada do paciente, termo usado para descrever a trajetória de alguém desde a entrada em uma instituição de saúde até a alta do hospital e cuidados em casa através de monitoramento através de apps e wearables é essencial para que clínicas estruturam seus processos, a fim de oferecer uma experiência de atendimento cada vez melhor e, também, para reduzir custos.  

A seguir, explicamos sobre a importância da jornada do paciente em uma instituição e seu potencial para economia de recursos. 

Importância da experiência do paciente durante o tratamento

Clínicas e instituições de saúde que entendem a jornada do paciente oferecem um atendimento otimizado e melhoram a experiência do mesmo enquanto está em tratamento.

Um plano focado na experiência do paciente corrige erros, identifica oportunidades de melhoria e ajuda na economia de gastos por meio de processos otimizados. 

Cuidar do paciente desde a chegada até a saída de uma instituição de saúde tem diversos benefícios para uma clínica ou hospital. Pacientes que se sentem acolhidos e bem atendidos tornam-se clientes fiéis da instituição e a recomendam para outras pessoas.

Aumento na eficiência operacional e redução de custos

A eficiência operacional é muito importante na jornada do paciente. Isso pode ser alcançado por itens como:

  • fluxos otimizados (marcação de consultas mais rápidas, por exemplo)
  • gerenciamento de recursos para evitar gargalos durante o atendimento
  • diminuição do tempo de espera para agendamentos, exames e consultas; 
  • atendimento de qualidade;
  • controle de custos.

A tecnologia é peça-chave na hora de implantar estratégias que olham para o paciente como ele merece, por meio de ferramentas que permitem o acesso a informações sobre o atendimento e serviços prestados a eles.

Tecnologia na jornada do paciente

Basicamente, o uso da tecnologia em uma instituição de saúde alinha processos, automatiza ações repetitivas, conserta o desempenho de setores pouco produtivos e, claro, melhora a experiência do paciente. 

Um exemplo está no processo de agendamento de consultas que, quando realizado de forma online, agiliza os atendimentos, pois não é preciso repetir perguntas já respondidas pelo paciente em formulários virtuais.

Além disso, sistemas como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) centralizam informações sobre o paciente e auxiliam na tomada de decisão, graças ao uso de inteligência de dados, facilitando a precisão dos diagnósticos.

Ademais, o atendimento guiado por ferramentas inteligentes traz os seguintes benefícios:

  • redução do tempo médio de espera dos pacientes;
  • encaminhamentos e tratativas mais efetivos;
  • processos mais humanizados e empáticos;
  • prontuários eletrônicos sempre atualizados;
  • evita desperdício de papel e outros recursos manuais;
  • redução de custos com encaminhamentos ou procedimentos desnecessários.

Prevenção e gerenciamento de doenças crônicas

Clínicas com jornadas do paciente bem estruturadas reduzem gastos com tratamento, pois o foco é a prevenção de doenças e a promoção da saúde. 

Para tanto, é desejável que a instituição de saúde invista em campanhas educacionais, exames preventivos regulares e programas de acompanhamento personalizados. 

Desta forma, quando uma doença é identificada no início, ela pode ser tratada com menos chance de que o problema se torne crônico e, consequentemente, mais caro de ser tratado. 

A importância do engajamento do paciente

Pacientes engajados envolvem-se mais em seu próprio processo de tratamento e tornam-se mais fiéis à clínica onde estão. 

É essencial que o paciente saiba tudo o que diz respeito ao seu tratamento, com informações claras sobre a doença e seu controle, ter o apoio de familiares e amigos e um ambiente hospitalar acolhedor para se sentir mais confortável.

A tecnologia também ajuda nisso por meio de ferramentas que facilitam o acesso às informações de saúde do paciente e sobre os serviços prestados, de modo a ajudar os médicos a direcionarem o tratamento com mais clareza.

Também é papel da instituição de saúde, no momento de alta, orientar o paciente sobre repouso, consumo de medicamentos, entre outros. 

Ademais, é preciso informá-lo quanto a resultados de exames, dar atenção a eventuais novas queixas, e deixar clara a importância aos pacientes de relatarem novos sintomas e reforçar tais orientações a um familiar ou amigo desta pessoa.

No entanto, ressaltamos novamente o poder da tecnologia para melhorar o engajamento do paciente. Afinal, estudos mostram que até 80% dos pacientes esquecem do que lhes foi dito durante a consulta.

Sendo assim, aplicativos que permitem que o paciente monitore a sua saúde, registre os seus sintomas e medicamentos são essenciais, pois eles podem receber lembretes para tomar remédios e acompanhar seus resultados de saúde. 

Colaboração interdisciplinar na saúde

A união de profissionais de diferentes áreas da saúde tem impacto direto na jornada do paciente com a junção de competências que resultam em um atendimento mais completo e personalizado. 

Outro ponto é que a colaboração entre diferentes profissionais pode reduzir a quantidade de reinternações, o que traz mais economia à instituição, devido ao atendimento que é mais personalizado e técnico. 

A educação do paciente em sua jornada

É possível estimular a mudança de hábitos e no estilo de vida do paciente, de modo a melhorar a sua saúde.

No entanto, nem sempre é possível estar na clínica para consulta presencial, por diversos fatores como distância geográfica. Logo, as consultas online são uma solução para atender quem não pode se deslocar ao local do atendimento.

A telemedicina também pode ser usada para pacientes após a alta hospitalar, de modo que eles permaneçam a par de tudo o que envolve o tratamento e continuem engajados com a sua saúde. 

Também é papel da clínica adaptar-se aos diferentes públicos e diferenciar suas estratégias na hora de se comunicar com o paciente. Por exemplo, enquanto alguns podem preferir informações impressas, outros podem querer receber orientações de forma digital. 

Desafios e barreiras na implementação da jornada do paciente

São vários os desafios que dizem respeito à jornada do paciente. É preciso ir além do básico e conhecer o seu perfil, de modo a entender o que o fez chegar até o momento da consulta, além de ter uma escuta ativa e acompanhar cada etapa de sua jornada, conforme o diagnóstico apresentado.

Além da já citada automatização de tarefas, recomenda-se o treinamento para recepcionistas e profissionais de saúde, a fim que eles estejam prontos para oferecer o melhor atendimento possível ao paciente e melhorar a sua jornada. 

Neste artigo, mostramos a importância de investir em estratégias de promoção da jornada do paciente em instituições de saúde. Com fluxos otimizados de trabalho, a experiência do atendimento melhora e ocorre a esperada redução de custos para clínicas de saúde. Conte com a MV nesse processo e conheça nossas soluções que englobam todas as etapas da jornada do paciente.

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