Os benefícios de uma gestão integrada no sistema Unimed

Exemplos como o da Unimed Santos, 100% SOUL MV no hospital e na operadora, mostram as vantagens para instituição e paciente 

Os benefícios de uma gestão integrada no sistema Unimed

A comunicação entre as informações do hospital com a operadora de plano de saúde por muitas vezes não é fácil. Qualquer informação mal repassada ou contas que não batem podem gerar transtornos na operação e até para o bolso de ambas as instituições. 

Por esse motivo, apostar em um HIS (Healthcare Information System) que dialogue com o sistema da operadora e vice-versa pode ser o caminho para evitar glosas e a demora nos processos administrativos. 

Presente em 84% do território nacional, o Sistema Unimed é responsável por atender mais de 18 milhões de beneficiários espalhados pelo País. Além disso, possui 2.730 hospitais credenciados e 348 cooperativas. Com tantos usuários atendidos, contar com um sistema de gestão eficiente pode ser a diferença na hora de beneficiar o paciente, aliando qualidade e praticidade.  

Entre os benefícios ao utilizar o mesmo sistema, operadora e hospital, está o armazenamento de dados integrais sobre o cliente, otimizando o diagnóstico/tratamento e reduzindo custos de ambos os lados. Para mais, a adoção de um mesmo sistema, que integre todas as áreas, também facilita para o usuário, que terá plataformas complementares para apoiar o desenvolvimento das suas atividades. 

Unificando todas as informações e a comunicação entre as equipes, é possível obter uma melhor gestão por processos. Isso significa a junção de dados relevantes entre a rede de consultórios, dos serviços de pronto-atendimento, da Atenção Primária à Saúde, exames simples e complexos, do ato cirúrgico, da desospitalização e até da terminalidade. No contexto assistencial, a integração do Prontuário Eletrônico com o sistema de gestão da Operadora permite ao gestor contar com o histórico armazenado de cada beneficiário atendido pela própria rede.

Além deste, outros benefícios da integração com o sistema de gestão da Operadora e o PEP estão: 

  • Maior agilidade no atendimento; 
  • Reajuste de valores retroativos estabelecidos pela ANS; 
  • Controle de Sinistralidade; 
  • Gestão de Pagamentos; 
  • Garantia de Cobrança; 
  • Otimização da Comunicação; 

Outras ferramentas, como o agendamento online de consultas e procedimentos também facilitam a vida do usuário e permitem otimizar a relação com a operadora. Assim, a organização amplia suas condições de entender as necessidades e oferecer o serviço segundo o padrão esperado pelo cliente e pelo mercado. 

 

Unimed Santos 100% Soul MV 

Um bom exemplo dessa integração entre hospital e operadora vem da Unimed Santos. Em julho de 2023, a organização, que já era cliente do SOUL MV Hospitalar, passou a utilizar o SOUL MV Operadora. 

A implementação das soluções tecnológicas trouxe eficiência e agilidade para as atividades diárias da instituição. O sistema SOUL MV Operadora permite o gerenciamento completo dos pacientes e beneficiários, incluindo registros médicos, agendamento de consultas, resultados de exames e faturamento. Essa integração digital centraliza as informações e simplifica o acesso a elas, proporcionando uma visão abrangente e melhorando a coordenação do atendimento. 

A organização, inclusive, passou a ter uma maior segurança com os padrões aplicados nas soluções MV. Além disso, a adoção do ERP trouxe uma série de benefícios para a Unimed Santos, como controle e a otimização dos processos em todas as áreas, como controladoria, finanças, compras e estoque. Através do ERP, a Unimed Santos ganha maior visibilidade sobre seus recursos, melhora a tomada de decisões estratégicas e aumenta a eficiência operacional. 

“A transformação digital desempenha um papel fundamental no fortalecimento e no aprimoramento dos processos da Unimed Santos, a primeira Unimed do Brasil e uma importante instituição de saúde. Ao adotar os sistemas da MV (operadora e ERP), a Unimed Santos vivencia uma mudança em seus fluxos de trabalho e atualização de processos”, explica Rivka Meir, Gerente de Projetos da MV.

 

Comunicação aliada nas informações dos pacientes 

A adoção das soluções MV também impacta diretamente a comunicação e a interação entre a Unimed Santos, seus colaboradores e seus clientes. Os sistemas implementados permitem o compartilhamento ágil de informações entre os diferentes setores do hospital e da operadora, possibilitando uma comunicação mais eficiente e um atendimento mais personalizado. Além disso, a Unimed Santos pode fornecer aos beneficiários acesso a plataformas online, onde podem agendar consultas, receber resultados de exames e obter informações relevantes sobre sua saúde. 

A adoção dos sistemas da MV operadora e do ERP trouxe à Unimed Santos uma série de benefícios, como maior eficiência operacional, melhoria na coordenação do atendimento, melhor comunicação com beneficiários, pacientes e colaboradores, acesso rápido a informações e maior segurança dos dados. Essa evolução tecnológica impulsiona a Unimed Santos a oferecer serviços de saúde cada vez mais qualificados e eficazes, contribuindo para o bem-estar e a satisfação de seus beneficiários.

 

Conheça o SOUL MV Operadora 

O SOUL MV Operadora é uma solução tecnológica integrada que promete levar a gestão de operadoras de saúde a um novo patamar. Com sua abordagem centrada na automação e na inteligência de dados, a solução possibilita que as operadoras otimizem processos, agilizem o atendimento e melhorem a experiência dos beneficiários.  

Isso resulta em maior eficiência operacional, o que pode ser traduzido em melhor qualidade de serviço e maior satisfação dos beneficiários. Alavancar a tecnologia para melhorar o atendimento e a gestão é um passo crítico para assegurar o sucesso em um setor cada vez mais competitivo, faça parte da revolução na gestão de saúde e entre em contato com os especialistas da MV. 

;