HIMSS 2023: líderes globais discutem equilíbrio entre inovação e equidade na saúde

Tendências também foram exploradas durante a conferência, principalmente a utilização da Inteligência Artificial

HIMSS 2023: líderes globais discutem equilíbrio entre inovação e equidade na saúde

A discussão desenfreada da Inteligência Artificial e grandes modelos de linguagem foi tema em vários debates na HIMSS 2023 (HIMSS Global Health Conference & Exhibition), realizada em Chicago (EUA), entre os dias 17 e 21 de abril. Hal Wolf, presidente e CEO da HIMSS, incentivou os membros do evento a colocar a nova tecnologia no contexto da equidade em saúde, um conceito que assume novas dimensões a cada ano.  

O ritmo da inovação tecnológica acelerou com a pandemia e novas possibilidades estão já no mercado e também em desenvolvimento. São muitas oportunidades de negócios que também precisam estar alinhadas com uma melhor prestação de serviços ao paciente. Por isso, a tecnologia que, consegue gerar mudanças, precisa estar alinhada ao desenvolvimento tecnológico responsável, com sistemas justos e inclusivos.

Durante o congresso, a pauta da cibersegurança também esteve no centro das preocupações dos palestrantes. Foi alertado que grupos de ransomware utilizarão IA para atacar sistemas de saúde, por isso, a IA deve se tornar uma aliada da cibersegurança se utilizada como um instrumento de defesa contra esses ataques. 

Sobre as tendências, poucas mudanças disruptivas, embora muitas novidades interessantes. Entre elas estão: 

  1. Apresentação de app baseado em Inteligência Artificial onde os usuários tossem em um dispositivo móvel e o aplicativo analisa sua tosse para fornecer uma pontuação sobre bem-estar respiratório.  
  2. Apresentações sobre como integrar IA generativa em softwares de prontuário eletrônico de saúde, ajudando a redigir respostas de mensagens de profissionais de saúde para pacientes e também análise de registros médicos. 
  3. Pesquisas sobre quantificação de dor, usando IA para criar parâmetros. Com a interoperabilidade, permite a avaliação dos movimentos faciais, voz, timbre e outros sinais vitais.

Embora o viés principal do evento continuou sendo a IA, este ano, poucas soluções foram desenvolvidas já integradas com a tecnologia. Mas, especialistas continuam afirmando que a IA poderá ajudar a identificar pacientes vulneráveis, com riscos de doenças, ou mesmo auxiliar pesquisadores. A regra deve ser clara: a utilização da ferramenta deve ser sempre acompanhada de profissionais.

Vale ressaltar ainda que na jornada do paciente o HIMSS continua apostando na medicina preditiva, no hospital em casa e na prevenção. Duas das empresas levaram a Chicago soluções capazes de monitorar em tempo real pressão arterial, glicose, e falhas respiratórias com até três dias de antecedência, mantendo uma conexão direta com o hospital e médico. 

A reunião anual da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) é um dos maiores eventos globais de tecnologia da área da saúde, realizada de 17 a 21 de abril, em Chicago, nos Estados Unidos.

Notícias MV Blog

;