Como a Saúde Digital otimiza a comunicação no hospital

Redução de erros de comunicação garantem a segurança do paciente e otimizam a assistência

Como a Saúde Digital otimiza a comunicação no hospital

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2019, mostrou que a cada um minuto, cinco pessoas morreram devido a erros médicos nos 150 países com baixo ou médio rendimento de nosso planeta. Isso significa que, ao ano, 2,6 milhões de vidas poderiam ser poupadas.

Já dados presentes no II Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil revelam que entre 30% e 36% dos óbitos determinados por eventos adversos graves poderiam ser prevenidos com a adoção de medidas e programas para garantir maior segurança ao paciente.  

O que essas tragédias evitáveis têm em comum? Muitas delas nascem de problemas de comunicação e gestão da informação. A saúde digital vem como uma aliada na resolução desses problemas.

"É dessa forma que as instituições de saúde vão conseguir, de fato, encontrar respostas tecnológicas que resultarão em ações mais concretas na prestação de uma assistência de qualidade à sociedade", alerta Alceu Alves, vice-presidente da MV.  

 

Preservando a informação

A comunicação interna é diretamente impactada quando uma instituição de saúde adota ferramentas digitais e adéqua seus processos a esse contexto. Veja, abaixo, como a Saúde Digital otimiza a troca de informações no hospital:  

  • SBAR: Acrônimo para Situação, Histórico, Avaliação, Recomendação. Trata-se de uma técnica usada para facilitar a comunicação rápida e apropriada que ganhou popularidade na saúde. A partir do uso de sistemas que geram registros rastreáveis para a troca de informações, cria-se uma fonte segura de dados, consumíveis em todas as etapas do processo;
  • Segurança em tempo real: a digitalização dos dados faz com que qualquer erro de conduta — passível a todo ser humano — seja alertado na hora. Isso significa que se, por exemplo, o paciente tem alergia a uma droga, o médico é avisado imediatamente se optar por prescrevê-la durante o tratamento. O sistema cobre qualquer brecha que haja na comunicação entre a equipe ou com o paciente, uma vez que tudo fica documentado na Saúde Digital;
  • Criação de alerta: Ainda sobre a importância de estabelecer alerta, a tecnologia permite que, ao ser concluída uma etapa do processo, o profissional que deverá assumir a próxima seja imediatamente avisado, como na liberação de um leito para a entrada do próximo paciente. 

Porém, para tudo isso funcionar, a gestão hospitalar deve estar atenta ao engajamento e à capacitação das equipes, uma vez que os dados precisam ser continuamente inseridos na plataforma para auxiliar o andamento de cada processo de forma ágil e em tempo real.

"Sem o aprendizado para o uso da ferramenta, não há inovação”, alerta Alceu Alves.  

 

Mais erros 

Falhas de comunicação são um dos erros mais comuns que ocorrem em hospitais, mas não são os únicos. Para saber quais são os outros cinco pontos de atenção, acesse o report "Os seis erros mais comuns em hospitais e como a Saúde Digital ajuda a evitá-los. 

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