Instituto Conci Carpinella aposta em Vivace MV para garantir agilidade nos diagnósticos

Centro Diagnóstico argentino investe em inovação para garantir mais rapidez e integração dos dados da instituição 

Instituto Conci Carpinella aposta em Vivace MV para garantir agilidade nos diagnósticos

“O sistema Vivace MV incorporou facilmente aos nossos processos internos. A ferramenta foi muito bem aceita pelos pacientes, que têm dificuldades de se deslocar até o Centro Diagnóstico, o que manteve a nossa classificação a nível institucional muito boa. A solução também alcançou excelente estabilidade e solucionou diversos problemas que tínhamos na organização.”, informou o Dr. Pablo Carpinella, diretor médico do Conci Carpinella.

O Centro Diagnostico Conci Carpinella, em Córdoba, na Argentina, definiu que um portal de entrega de resultados de exames seria prioridade para os seus pacientes. Com esse objetivo, a instituição passou por uma transformação digital e adotou, em 2020, a solução VIVACE MV, com o intuito de otimizar o fluxo de laudos, priorizar as emergências e contar com a inteligência artificial para agilizar a realização de exames considerados essenciais.

A decisão certeira trouxe a integração com as ferramentas do VIVACE: RIS e PACS, permitindo que os resultados dos exames realizados no Centro Diagnóstico sejam avaliados pelos médicos clínicos sem que o paciente precise ir até o consultório. O RIS (Radiology Information System) atua como responsável especificamente pela automatização de processos, já a ferramenta PACS (Picture Archiving and Communication System) garante a parte de gerenciamento, armazenamento e o compartilhamento dos exames de imagem produzidos na organização.  

Tal união, portanto, ampliou a produtividade dos profissionais — o que, na saúde, significa ganho de tempo para um contato mais próximo e humanizado com o paciente e até, em alguns casos, essa agilidade e eficiência contribuem para salvar vidas. 

O Centro Diagnóstico Conci Carpinella surgiu com a prerrogativa de ser exclusivo em diagnóstico por imagens, mas com o passar dos anos, a instituição ofereceu outras prestações de serviços médicos, contando com Unidades Integrais de Atenção ao serviço do paciente, do médico e das empresas. Com mais de 50 anos de trajetória, o centro foi criado pelos médicos René Conci e Juan José Carpinella, sendo considerado atualmente uma das instituições líderes em estúdios de diagnóstico por imagem no País. 

Antes da utilização das soluções do Vivace MV, o sistema de entrega de resultados aos pacientes se dava por meio de um CD. O que também gerava à instituição altos custos de manutenção de impressão e gastos com papelaria. Outra dificuldade elencada pela administração do centro é que, dessa forma, o sistema de rastreamento do trabalho médico não era preciso.

RIS - Otimize o fluxo de trabalho da equipe por meio da automatização de processos, reduzindo falhas e controlando toda a cadeia de atendimento. Saiba mais!

O Dr. Pablo Carpinella, diretor médico da organização, avalia que as soluções da MV também seguem adequadas a grande quantidade de demanda por radiologia produzida no Centro Diagnóstico, que atualmente é de 104 mil exames por ano.

“Suporta muito bem os volumes de imagens com os quais trabalhamos e ainda foi possível personalizar a ferramenta de acordo com o que precisamos.”, ressalta Carpinella. 

Para os pacientes, entre as vantagens da radiologia digital pode-se citar: a agilidade na prestação do serviço, considerando que a solução também facilita a entrega do laudo aos pacientes; e o atendimento qualificado com análise ampla do quadro de saúde a partir da combinação de imagens de exames e dados clínicos. 

“O sistema Vivace MV incorporou facilmente aos nossos processos internos. A ferramenta foi muito bem aceita pelos pacientes, que têm dificuldades de se deslocar até o Centro Diagnóstico, mantendo a nossa classificação a nível institucional muito boa. A solução também alcançou excelente estabilidade e solucionou diversos gargalos que tínhamos na instituição.”, concluiu o Carpinella, diretor médico da organização.

Após aumentar o investimento em integração para o diagnóstico, favoreceu a satisfação não só dos profissionais, mas também dos clientes por aprimorar o atendimento. 

Com as ferramentas corretas combinadas com uma gestão eficiente da agenda e dos procedimentos, é possível atender à demanda represada proveniente da pandemia da Covid-19, e garantir, assim, a retomada do diagnóstico precoce que é tão importante quando o assunto é o câncer de mama, por exemplo. Dessa forma, o Centro Diagnostico Conci Carpinella promoveu mais qualidade de vida para os seus pacientes utilizando a tecnologia para favorecer a equação da entrega de valor na saúde. 

Baixar case completo

Notícias MV Blog

;