Por que se tornar um hospital digital: Benefícios e razões para obter certificações HIMSS

Explore os motivos para se tornar um hospital digital e os benefícios das certificações HIMSS para uma assistência médica avançada.

1733372023082264e51ba1e4cbb.jpeg

O abandono do uso de papel em atendimentos médicos é uma realidade cada vez mais frequente e positiva por inúmeras razões. Aliás, o conceito de hospital digital ganha força, ao propor um cotidiano 100% automatizado e com troca de informações por meios virtuais. 

Pensando nisso, existem certificações, como a Healthcare Information and Management Systems Society, conhecida como HIMSS, que é o reconhecimento de que uma instituição de saúde domina tecnologias de informação para melhorar atendimento e eficiência.

Mas o que tudo isso muda na qualidade do serviço oferecido aos pacientes e na rotina hospitalar? Essas e outras questões serão respondidas nesse conteúdo, acompanhe!

Conceito de hospital digital

O hospital digital é uma instituição que adota conceitos de Tecnologia da Informação (TI) em seus procedimentos.  Os sistemas internos e externos são integrados, o que possibilita a troca digitalizada de informações. 

Idealmente, todos os setores do hospital são agregados e diversas operações são armazenadas e acessadas de todos os computadores da instituição, como agendamentos, exames, prontuários e anotações médicas.  

A implantação da tecnologia em hospitais proporciona muitos ganhos a profissionais e pacientes, como iremos elencar a seguir.
 

Atendimento ao Paciente

Com a tecnologia, o histórico do paciente fica acessível a toda a equipe clínica, por meio dos prontuários eletrônicos, logo, os profissionais de saúde sabem as queixas daquela pessoa e as recomendações de outros médicos de forma mais otimizada. 

A automação ajuda o corpo clínico saber porque alguns pacientes respondem bem ao tratamento e outros não. Ademais, as intervenções necessárias (como urgência e emergência) são feitas com mais precisão, devido à obtenção de dados diretamente do prontuário eletrônico. 

Segurança do Paciente

Além de intervenções eficazes, o prontuário eletrônico dentro de um contexto de hospital digital integrado possibilita registros mais precisos, isto é, sem perda ou extravio de dados importantes.

Outro ponto é que a integração do prontuário eletrônico ao sistema hospitalar permite saber quais os medicamentos usados pelos pacientes, dosagens e possíveis reações a determinadas substâncias, e assim, implementar sistemas de gestão de medicamentos e dosagens. 

Faturamento Hospitalar e Redução de Glosas

As informações, agora digitais, tornam-se mais fáceis de serem processadas e  enviadas às operadoras, facilitando o armazenamento correto dos dados do paciente, sem contar com a automatização de operações até então manuais. 

O índice de erros diminui consideravelmente e, consequentemente, bem como as temidas glosas, resultado de informações desencontradas de atendimentos e registros de planos de saúde, muito comuns em registros de papel. 

Também destacamos que a existência de um hospital digital está diretamente relacionada a sistemas de gestão de faturamento, responsáveis pelo controle orçamentário.

Entre outros recursos destes softwares de gestão, estão:

  • Avaliação do fluxo de caixa diário e mensal;
  • Análise de receitas e despesas;
  • Registro de extratos;
  • Relatórios de produtividade dos colaboradores. 

Gestão de Riscos

A adoção de sistemas de gestão de riscos antecipa perigos e dá suporte à tomada de decisão. Com o uso da tecnologia em saúde, a gestão hospitalar pode visualizar processos com clareza e, por meio de dados, identificar potenciais riscos e as barreiras usadas contra tais perigos. 

Também é possível monitorar indicadores de risco, disponibilizados em tempo real em painéis, monitorar o desempenho de profissionais de saúde e identificar oportunidades de desenvolvimento profissional dos mesmos e, claro, aumentar a satisfação do paciente.

Com indicadores, também se pode mensurar a eficiência dos sistemas de saúde, auxiliando a otimização do uso de recursos e a redução de custos. 

Certificações HIMSS

A Health Information and Management Systems Society (HIMSS) é uma associação de renome na área da saúde e é uma das grandes referências no uso da tecnologia no setor. Ela avalia o nível de digitalização e integração de sistemas em uma organização de saúde, destacando seu compromisso com a excelência em saúde digital.

A organização criou o conjunto de certificações HIMSS e é um dos grandes alvos dos hospitais digitais, pois estimula o uso da Tecnologia da Informação (TI) na área da saúde. 

Ou seja, quanto maior a certificação em HIMSS, sinal que o hospital está com o processo de digitalização cada vez mais avançado

Há oito níveis de certificação, entre 0 a 7, sendo o nível sete o qual atesta que o hospital é totalmente digital, ou seja, paperless (sem papel, em tradução livre). 

Um hospital "paperless" traz vantagens significativas, como aprimorada eficiência operacional devido à eliminação de processos baseados em papel, acesso imediato e preciso às informações médicas, redução de custos com armazenamento físico e papel, além de benefícios ecológicos pela redução do consumo de papel. 

Isso também amplia a colaboração entre equipes médicas, garante maior segurança aos dados com medidas de proteção eletrônica e simplifica atualizações de registros, resultando em melhores cuidados aos pacientes e agilidade nos processos hospitalares.

Voltando a certificação HIMSS, muito além do status de ser um hospital digital, os centros certificados são beneficiados em diversos aspectos. 

A associação oferece oportunidades de educação e em TI, além de recursos para desenvolvimento profissional nos hospitais que contam com o selo. 

Ademais, as equipes médicas ficam mais seguras quanto às tecnologias disponíveis no hospital e como elas podem ser utilizadas para oferecer um atendimento mais eficiente aos pacientes. 

Também é possível implementar estratégias de digitalização para atingir os requisitos recomendados para a certificação HIMSS, o que contribui para a adoção de ferramentas digitais em lugares além dos hospitais e os centros médicos podem tornar-se referências em saúde e até mesmo enviar representantes para repassar conhecimentos sobre a digitalização hospitalar em eventos do setor. 

Importância das Consultorias no Processo de Digitalização

De acordo com um relatório de 2015, divulgado pela própria HIMSS, hospitais digitais têm redução de 10% no índice de mortalidade dos pacientes, diante da maior agilidade em identificar casos de sepse (aumento de 4%) e menos erros na administração de medicamentos.

Este é um pequeno exemplo do papel que uma consultoria pode exercer na promoção de melhores práticas de gestão de saúde em um hospital digital. 

Afinal, empresas especializadas em consultorias e certificação de hospitais auxiliam no aprimoramento da infraestrutura tecnológica, sistemas de informação e processos clínicos. 

Alguns exemplos disso são a criação de sistemas e processos interconectados para pacientes e equipes médicas, bem como no treinamento de equipes e profissionais na adoção de novas tecnologias, a fim de oferecer serviços com mais eficiência e segurança. 

Caso de sucesso: a jornada da transformação digital na Santa Casa da Bahia

A Santa Casa da Bahia é um hospital reconhecido pelo atendimento diário em diversas especialidades médicas e também pelo selo de hospital digital.

O processo de digitalização não foi instantâneo — iniciado em 2005, evoluiu em 2009 com a implantação de um Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) próprio (estágio 3 do HIMSS) e, a partir de 2014, com a ajuda da MV, o resto se fez história.

Trazendo mais exemplos práticos, com a implantação do Soul MV, o Hospital Santa Izabel, pertencente à Santa Casa, conquistou em 2016 certificado de excelência nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, em 2017, o estágio 6 da HIMSS (dado a estabelecimentos com sistema completo de suporte à decisão clínica e circuitos fechados de medicação).

Em 2019, vieram dois reconhecimentos: a certificação da QMentum IQG, como instituição paperless e a conquista do estágio máximo (7) do HIMSS, fazendo o Santa Izabel entrar em um grupo seleto de oitavo hospital digital do Brasil e a primeira Santa Casa a conquistar tal certificação. 

Como mostramos, um hospital digital, além de atender a critérios de tecnologia em seus procedimentos, também pode se tornar referência no setor de saúde, por meio da certificação HIMSS.

Nós, da MV, podemos ajudar a sua instituição hospitalar a alcançar o status de digitalização por meio de nossas soluções, a exemplo da mencionada Soul MV. Quer saber mais? 

Conheça as soluções MV para tornar seu hospital digital agora mesmo!

;