Hospital Mater Dei conquista melhor gestão com as soluções MV
Presente há 28 anos em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Hospital Mater Dei é referência para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Considerado um dos hospitais com melhor padrão de qualidade do país, o Hospital Mater Dei se aliou a MV para implantar melhorias na área clínica e administrativa e conquistar a recertificação no nível 3 da ONA. A padronização dos processos e a integração dos dados das diferentes áreas garantiram ao Hospital uma gestão mais eficiente.
Presente há 28 anos em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Hospital Mater Dei é referência para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, sendo considerado um dos hospitais com melhor padrão de qualidade no Estado e no País. Caracterizado como um hospital geral, o Mater Dei oferece atendimento em diversas especialidades e tem se destacado pelo pioneirismo de serviços nas áreas médica e administrativa, devido à meta de sempre proporcionar um atendimento personalizado, diferenciado e humano a todos os pacientes.
Antes de contar com o sistema MV, a instituição trabalhava com um sistema próprio que já não atendia as necessidades de um hospital de grande porte como o Mater Dei. Segundo o gerente de TI do Hospital na época, Cleber Amorim, era preciso, por exemplo, integrar os dados de faturamento, cobranças, glosas e contabilidade.
“Os sistemas que tínhamos não eram integrados. Com isso, o número de problemas com glosas eram muitos, pois os dados não eram claros. Hoje, a segurança sobre isso é maior”, frisa.
Havia, ainda, a necessidade de integrar o banco de informações a fim de ter dados fidedignos que pudessem gerar indicadores tanto para a área administrativa quanto médica. Foi nesse contexto que, em 2006, a diretoria da instituição realizou uma pesquisa de mercado e optou pela MV. Iniciou, então, a parceria entre a MV e o Hospital Mater Dei. Nessa época, o Hospital planejava a conquista da recertificação no nível 3 da ONA e precisou que a implantação do sistema fosse feita em apenas quatro meses.
“O curto prazo refletiu a necessidade que tínhamos em estabilizar o sistema até que as auditorias ocorressem. Logo, precisávamos implantar o sistema e ainda ter alguns meses de adaptação geral”, conta o então diretor-clínico do Hospital e também presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), Henrique Salvador.
Para o diretor, o sucesso da implantação em um período tão apertado de tempo deve-se a um grande trabalho de planejamento realizado no Hospital que contou com o apoio dos consultores da MV. O início do funcionamento do sistema no Hospital Mater Dei aconteceu no dia 1º de dezembro de 2006. Com as informações integradas e uniformizadas no sistema MV, o Hospital Mater Dei consegue, hoje, ter maior controle dos dados nas áreas médica e administrativa.
“Conseguimos integrar nossos dados relacionados a faturamento, cobranças, glosas e contabilidade, o que diminuiu nosso índice de problemas com planos de saúde e convênios”, conta Salvador. Ele afirma, ainda, que na ponta de tudo isso está um trabalho com mais qualidade e segurança para os pacientes.
“O sistema MV é resolutivo e isso nos ajudou muito”, garante. Outro grande ganho do Hospital ao adotar as soluções MV diz respeito à gestão clínica e assistencial.
“Desde o começo, a Gestão Clínica e Assistencial esteve no nosso foco, pois precisávamos contar com indicadores estratégicos para a área médica. Conseguimos”, conta Amorim.
Hoje, o Mater Dei realiza 100% das prescrições médicas eletronicamente. Para o diretor Henrique Salvador, o banco de informações médicas possibilitou respostas mais ágeis e seguras para os médicos.
“É a partir daí que os profissionais de saúde podem tomar decisões baseadas em experiências próprias e no histórico epidemiológico da instituição”, relata.
O Hospital Mater Dei é certificado com Excelência pela Organização Nacional de Saúde (ONA) por três vezes e pela ISO 9001e realiza, por mês, mais de 20 mil atendimentos ambulatoriais e mais de mil e quinhentas internações. Além disso, o Hospital Mater Dei realiza cerca de 50 mil exames, 200 partos e 800 cirurgias mensalmente.
Conseguimos integrar nossos dados relacionados a faturamento, cobranças, glosas e contabilidade, o que diminuiu nosso índice de problemas com planos de saúde e convênios. O sistema MV é resolutivo e isso nos ajudou muito.
Henrique Salvador- Diretor-clínico, Hospital Mater Dei.