Rede de saúde de Votuporanga utiliza sistema MV
Benefícios já são registrados mesmo antes da conclusão do projeto
Mais de 80 mil cidadãos que utilizam os serviços da rede de saúde pública de Votuporanga, município localizado no Estado de São Paulo, têm muito o que comemorar neste fim de ano. A partir do contrato assinado entre a MV e a Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga — OSS responsável pela Gestão do Núcleo de Atenção à Saúde do município —, mudanças positivas estão sendo observadas na qualidade do serviço de saúde prestado.
Iniciada em setembro, a implantação do sistema que gerencia programas e unidades de saúde, acompanha a situação e o histórico de saúde dos cidadãos, controla a aplicação dos recursos públicos e integra as informações de todas as unidades foram concluída em mais de 80% da rede. Ao todo, 13 unidades básicas, duas unidades de pronto atendimento, uma policlínica, uma unidade de serviço ambulatorial especializado, um ambulatório de saúde mental, dois Centros de Atenção Psicossocial, um centro de especialidade odontológica e um laboratório municipal, já estão utilizando o sistema de gestão de saúde da MV para garantir aos cidadãos agilidade, humanização e qualidade no atendimento.
Para a Gestão do Núcleo de Atenção à Saúde, os benefícios conquistados, até o momento, se refletem em:
- Controle do fluxo de pacientes;
- Segurança no atendimento à demanda conforme a capacidade física instalada;
- Maior visibilidade de indicadores, como índice de infecção por dengue, vacinação pendente, gestantes com pré-natal em dia, quantidade de consultas odontológicas;
- Mensuração dos atendimentos.
Somente de outubro a novembro, foram registrados com o auxílio do sistema 30 mil consultas, 14 mil procedimentos ambulatoriais, 9 mil procedimentos odontológicos e 13 mil triagens em unidades de urgência.
Com a conclusão do projeto neste fim de ano e a integração de toda a rede, outras vantagens a serem destacadas serão o acesso garantido ao histórico de saúde dos cidadãos e, consequentemente, a redução de custos relacionados, por exemplo, a exames e distribuição de medicamentos realizados repetidas vezes por falta de registro. Segundo a gestora do Núcleo de Saúde de Votuporanga, Ivonete Nascimento, o ganho clínico no uso do sistema MV está ligado também à possibilidade de saber o que leva os cidadãos a procurarem os serviços de saúde e entender suas necessidades.
“Em termos de gestão, a possibilidade de acompanhar e ter informações de forma integrada auxilia no planejamento, nas tomadas de decisões e nas alocações de recursos”, completa.
Sistema MV também no Mato Grosso
Cidadãos do município de Lucas do Rio Verde, principal cidade da região Norte do Estado do Mato Grosso, também têm se beneficiado com o uso do sistema MV na rede de saúde pública. Com o projeto concluído recentemente, 14 unidades de saúde estão em operação com soluções para agendamento de consultas básicas e especializadas, controle de exames e procedimentos de enfermagem, registro de atendimento no prontuário eletrônico e organização de processos administrativos.
Em menos de um mês de uso do sistema, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde já tem acesso a relatórios detalhados sobre quantitativo de consultas, atendimentos conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID), fatores que influenciam o estado de saúde e o contato do cidadão com os serviços de saúde, procedimentos ambulatoriais e odontológicos, movimentação de estoque por ação terapêutica, lista de espera por demanda de exame, entre outros dados.