MEF reúne grandes nomes de saúde e tecnologia e supera expectativa de público

Evento foi realizado em São Paulo nos dias 27 e 28 de julho

1458572022072962e41fe15744c.jpeg

Nesta semana, a 9ª edição do MV Experience Forum (MEF), maior evento de inovação e tecnologia para o setor no Brasil reuniu especialistas renomados e profissionais da área no WTC Events Center, São Paulo. O encontro, que focou principalmente nas discussões sobre saúde digital no Brasil, superou todas as expectativas. 

Abordando a digitalização da saúde sob óticas diversas, o fórum promoveu conteúdos simultâneos, divididos entre mesas redondas, palestras e apresentações no metaverso – ou MVerso. CEO da empresa, Paulo Magnus abriu o evento reforçando o quanto os últimos anos foram extremamente desafiadores para o setor. “Mas, mesmo diante das dificuldades, a saúde brasileira se reinventou e deixou claro que o futuro da saúde é a transformação digital – e para a MV, a saúde digital já é uma realidade, que vemos acontecer na prática em vários dos nossos clientes”, comentou. 

A medicina do futuro 

Entre as personalidades presentes na programação do evento estão o médico e escritor Drauzio Varella e a médica e pesquisadora Margareth Dalcolmo, referência no estudo sobre doenças infecto contagiosas e considerada uma das personalidades de maior destaque de 2020, devido ao trabalho no combate à pandemia e na disseminação de informações confiáveis sobre a Covid-19 no Brasil. Os especialistas participaram da primeira mesa redonda do MEF, “Novos modelos de cuidados com a saúde”, com mediação do vice-presidente da MV, Alceu Alves.  

Convidados a debater o futuro da saúde, os participantes da mesa foram categóricos ao afirmar a importância do passado nessa discussão. “Olhar para trás nos ensina muito – acho que especialmente os últimos dois anos e meio nos ensinaram muito sobre isso A revolta das vacinas, por exemplo, nada mais foi do que a resistência à aplicação de uma tecnologia disruptiva”, comentou a Dra. Margareth.  Para a pesquisadora, o acesso à saúde digital é parte indispensável da discussão sobre o futuro dos sistemas no Brasil. “Trabalhar com alta tecnologia não pode nos afastar de olhar para a assistência na saúde na pública”, defendeu. 

Reforçando que a saúde do futuro não poderá ser centrada na figura do médico e no ambiente do hospital, a Dra. Margareth apontou a necessidade de uma revisão na formação do profissional de saúde. “Esse profissional terá que ser muito bom do ponto de vista técnico e tecnológico, mas precisará também de muita inteligência emocional e humanização”, acredita.  Complementando essa abordagem, o Dr. Drauzio reforçou que não é possível ter saúde em um país com grandes desigualdades. “Enquanto o Brasil não entender como o mecanismo social afeta o sistema saúde, não conseguiremos evoluir”, defendeu.   

Também passaram pelo palco do MEF: Carolina Lastra, diretora executiva do Instituto Sírio Libanês; André Miceli, diretor executivo da Infobase; Jac Fressatto, presidente do conselho executivo do Robô Laura; Vitor Asseituno, presidente da Sami Saúde; Jacson Barros, gerente de desenvolvimento de negócios estratégicos da AWS; Ademir Novais, CIO do Real Hospital Português; Marcelo Maylinch, CIO do Grupo DASA; e Eduardo Queiroz, CEO da Santa Casa da Bahia 

Lançamento 

A mesa “Jornada do paciente: conceituando a farmácia digital” trouxe ao palco Marcelo Ferraz, Lucas Akkari e Sérgio Mena Barreto, colocando em pauta novamente o quanto soluções inovadoras de tecnologia podem ser aplicadas para tornar a experiência do paciente mais simples e sua jornada mais fluida e eficiente. Na ocasião, MV e Farmácia Digital lançam Prescrição Digital MV com foco na jornada do paciente. A proposta é única no País e tem foco na jornada do paciente.  

A solução contribui para o bem-estar do paciente e proporciona um melhor acompanhamento médico mesmo após a saída do consultório, permitindo que o paciente realize a compra do medicamento e o receba em sua residência. Do lado dos profissionais de saúde, todos os dados da prescrição ao paciente passam a estar concentrados em um único lugar. 

Dois dias de imersão 

O segundo dia do evento também contou com um público entusiasmado para conhecer sobre a utilização da tecnologia em favor da saúde. Dentre as mesas redondas do último dia, o debate sobre Saúde Digital de Votuporanga, foi um dos que abordou a transformação digital no município. Com tecnologias que facilitam o atendimento do paciente, seja pelo computador ou por aplicativo, a cidade entra na seleta lista de locais onde a saúde já é digital. E é sobre esse avanço na esfera pública, através das tecnologias da MV, que a mesa redonda se debruçou.  

Além de mesas redondas e palestras sobre temas específicos, como a que versa sobre o Mindset, a programação também contou com uma experiência única: uma mesa redonda interativa. Os participantes do MV Experience Forum foram incentivados a propor temas para debate com especialistas convidados. A participação do público foi feita por meio do aplicativo disponibilizado aos visitantes. Durante toda a programação do evento, o público interagiu com o app e sugeriu temas e palavras-chaves para serem debatidas no palco principal. A mediação da mesa ficou sob o comando de Paula Mateus, CIO da AmorSaúde, e o debate aconteceu com Antônio José Pereira, o Tom Zé, CEO do Hospital das Clínicas da USP, Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio-Libanês e Pedro Batista Jr., médico e consultor de Novos Negócios na MV.   

Universo MV 

Ao longo do evento também foram promovidos conteúdos com o formato meeting e experiências imersivas de palestras no metaverso – o MVerso, que também permitiu aos visitantes um passeio no “Hospital do Futuro”, construído completamente no ambiente virtual. A novidade foi um sucesso entre o público presente.  

O visitante do MVERSO explorou um ambiente de realidade virtual e embarcou no Hospital do Futuro passando por diversas interações sobre saúde, jornada do paciente e inovações do setor. Ainda no MVERSO um espaço, sinalizado, funcionou como teletransporte para as salas das palestras que acontecem simultaneamente no MEF.  Quem não esteve presente em São Paulo também teve a oportunidade de acessar o metaverso através de link e visitar o hospital do futuro. 

;