Maturidade da gestão de processos do faturamento hospitalar: a análise do bloco Qualidade do Processamento do Faturamento

Dando continuidade à nossa sequência de posts que tratam do Diagnóstico do Nível de Maturidade da Gestão de Faturamento, vamos abordar o bloco Qualidade do Processamento do Faturamento.

Conteúdo produzido por ICSF. 

A Qualidade do Processamento do Faturamento passa pelo nível de qualificação dos partícipes do processo de faturamento, índice de glosas, monitoramento das falhas que impactam no fechamento das contas hospitalares com a correspondente implementação de planos de ação para a melhoria contínua dessa qualidade.

De fato, há uma complexidade que merece atenção para se aumentar o nível de Qualidade do Processamento do Faturamento, pois devemos considerar nisso uma forte sincronia de todas as áreas que participam dos processos de faturamento, ou seja, a Recepção, a Urgência e Emergência, as Unidades de Internação, o Centro Cirúrgico, as Unidades de SADT, a Farmácia etc.

No segundo webinar promovido pela Universidade MV em parceria com o Instituto do Conhecimento e do Saber Fazer (ICSF), detalhamos o primeiro bloco do Diagnóstico do Nível de Maturidade da Gestão de Faturamento Convênios representado pela Velocidade do Processamento do Faturamento.

O Diagnóstico, que está disponível no site da UMV e do ICSF, considera sete blocos a serem avaliados:

  • Velocidade do processamento do faturamento;
  • Qualidade do processamento do faturamento;
  • Nível de informatização;
  • Geração de receita/fluxo de caixa ou efetividade do faturamento;
  • Padronização de processos;
  • Cultura de gestão por resultados e metas;
  • Capacitação de profissionais.

Hoje, compreendamos os elementos contidos no bloco Qualidade do Processamento do Faturamento e como as ações tomadas na perspectiva desse bloco trazem resultados para toda a gestão do processo de faturamento. No Faturamento Convênios, podemos considerar os seguintes elementos pertencentes a esse bloco:

  • Composição da equipe de auditoria interna (médico, auditor e enfermeiro auditor) e a abrangência de análise das contas médicas;
  • Índice de glosa;
  • Controle de falhas que comprometem o processamento do faturamento.
  • Na Gestão de Processos do Faturamento SUS, temos os seguintes elementos:
  • Composição da equipe de auditoria interna (médico, auditor e enfermeiro auditor) e a abrangência de análise das contas médicas (APAC, AIH, BPA);
  • Índice de glosa — SIHD2;
  • Média de tempo para acesso aos relatórios de críticas (SIA e/ou SIHD);
  • Controle de falhas que comprometem o processamento do faturamento;
  • Índice de glosa — SIA.

Para cada um dos elementos citados, devemos promover planos de ação para evoluirmos e melhorarmos continuamente o Nível de Maturidade da Gestão dos Processos de Faturamento Hospitalar. Por exemplo, o elemento Controle de falhas que comprometem o processamento do faturamento considera, na elaboração do plano de ação, aspectos como:

  • Identificar as falhas que comprometem o processamento do faturamento por setor, por motivo, por profissional, por especialidade;
  • Definir plano de ação para eliminar as falhas identificadas;
  • Capacitar a equipe envolvida na atividade. (Exemplos: Capacitar em fundamentos da saúde; Capacitar em regras de negócio; Capacitar em processos; Capacitar em sistemas.)
  • Monitorar o resultado após realizadas as capacitações.

Já o elemento Índice de glosas na Gestão do Faturamento SUS considera os seguintes aspectos:

  • Conhecer as regras definidas para o processamento de contas SUS. (Exemplos: SIGTAP, Manual de SIH, CNES).
  • Implantar os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para apoiar os profissionais de saúde no momento da tomada de decisões acerca de circunstâncias clínicas específicas, privilegiando sempre o perfil de atendimento do hospital. (Exemplos: Protocolos multiprofissionais e interdisciplinares, baseados em evidências científicas, visando ao atendimento integral do paciente).
  • Analisar todos os motivos de glosas do SIHD2 para prevenir futuros erros no SISAIH01 (produção);
  • Definir plano de ação para eliminar as glosas;
  • Manter o cadastro do CNES atualizado. (Exemplos: 1) Procedimentos realizados na instituição de saúde, 2) Profissionais que atuam na instituição de saúde).
  • Promover o cadastramento e configuração do sistema de gestão integrado e informatizado segundo as regras do SIGTAP, Manual de SIH e CNES;
  • Garantir a manutenção do cadastramento e configuração do sistema de gestão integrado e informatizado. (Exemplo: Versão SIGTAP, versão CNES, versão SISAIH01 (campos, caracteres)).
  • Capacitar a equipe envolvida na atividade. (Exemplos: Capacitar em fundamentos da saúde; Capacitar em regras de negócio; Capacitar em processos; Capacitar em sistemas.)
  • Monitorar o resultado após realizadas as capacitações.

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