Em meio à pandemia, MV direciona operação para apoiar a sociedade no combate à Covid-19
Com a missão de manter o pleno funcionamento dos hospitais, empresa não só facilita adoção de diversas tecnologias como também adapta aplicativo para monitoramento de casos de coronavírus
Em meio à pandemia de Covid-19 que instaurou urgências no sistema de Saúde do mundo, a MV, como empresa líder na América Latina em soluções de gestão para o segmento, direciona toda a sua operação para apoiar a sociedade no combate à crise.
Com a missão de manter o pleno funcionamento de hospitais e, principalmente, de ajudar unidades de Saúde no acompanhamento de casos do novo coronavírus, a empresa adaptou seu aplicativo Personal Health tornando-o a única solução do Brasil capaz de integrar dados pessoais do usuário, histórico de saúde e tecnologias com recursos de telemedicina — como teleorientação e teleconsulta.
Como parte da plataforma chamada Global Health, o aplicativo apresenta funcionalidades que integram pacientes, médicos, operadoras e o sistema de Saúde como um todo por permitir:
- O acompanhamento da evolução de sintomas;
- O armazenamento do prontuário com informações sobre tratamentos anteriores;
- A visualização de exames realizados; a comunicação com profissionais médicos;
- O acesso a plano de cuidados.
Disponível para Android e iOS, pode ser baixado gratuitamente. Para interagir com usuários, as operadoras de Saúde, os órgãos de Saúde municipais ou estaduais e até as empresas interessadas em acompanhar os parâmetros de saúde das suas pessoas precisam montar salas de situação.
Como o aplicativo funciona no contexto do coronavírus
Após o download a partir de lojas virtuais, o usuário responde uma série de questões necessárias para a sua classificação.
Informando no aplicativo os dados pessoais — como peso, altura, hábitos de vida, histórico familiar, comorbidades, entre outros — e relatando os sintomas, casos considerados suspeitos para a Covid-19 têm as informações armazenadas e a evolução clínica acompanhada conforme os requisitos do Ministério da Saúde.
Os sintomas devem ser informados no aplicativo, com detalhamento de intensidade (pouco, moderado ou constante), sempre que alterações forem observadas, como:
- Febre;
- Tosse;
- Falta de ar;
- Dor no corpo;
- Dor de garganta;
- Calafrio;
- Dor muscular;
- Congestão nasal;
- Coriza.
Ao comparar esses dados e detectar sinais de criticidade, a tecnologia emite o alerta para o usuário procurar o serviço de pronto atendimento. Aqueles que não apresentarem estado crítico devem permanecer em casa fazendo o monitoramento pessoal, ajudando a minimizar a aglomeração de pessoas nas unidades de Saúde.
No caso de pacientes que testarem positivo para a Covid-19 e forem encaminhados ao isolamento domiciliar, o Personal Health permite o acesso ao plano de cuidados traçado pela equipe médica da unidade de Saúde em que o paciente é vinculado, ou seja, da instituição que utiliza a tecnologia da MV. Dessa forma, estão a disposição, funcionalidades que ajudam no monitoramento da evolução clínica, abordando:
- Prescrições de acordo com sintomas relatados;
- Lembretes para administração de medicamentos;
- Exames realizados;
- Histórico de saúde;
- Cuidados necessários para contato social;
- Um canal de teleorientação ou teleconsulta.
Conforme enfatiza Paulo Magnus, presidente da MV, a empresa está colocando neste período de pandemia tecnologias à disposição para as autoridades responsáveis e as equipes de Saúde exercerem suas atividades com recursos que podem ajudar a trazer mais eficiência.
“A sociedade está se mobilizando para superar os desafios que o atual cenário impõe. E o que digo é que fiquem em casa porque a área da Saúde está montando a estrutura necessária ao cuidado de todos.”