O crescimento de operadoras de saúde digitais no mercado e o uso da tecnologia MV

Desvende o sucesso das operadoras de saúde digitais no mercado com o poder da tecnologia MV. Saiba como a inovação está impulsionando o setor de saúde.

O crescimento de operadoras de saúde digitais no mercado

Uma operadora de saúde digital baseia-se no uso de sistemas inteligentes e recursos tecnológicos para otimizar o trabalho dos profissionais de saúde e o atendimento ao paciente.

Cada vez mais, os beneficiários das operadoras estão buscando serviços automatizados para maior comodidade enquanto procuram por atendimento médico e, nos próximos anos, a saúde se tornará cada vez mais digital.

A seguir, trazemos um panorama sobre serviços de saúde digitais, perspectivas para o futuro e como ela aperfeiçoa o cuidado ao paciente.  


Tendências atuais do setor de saúde no Brasil 

As healthtechs e as operadoras de saúde digitais, que são um desdobramento daquelas, têm cada vez mais clientes, em vista que nem todas as operadoras convencionais conseguem oferecer serviços digitalizados de atendimento.

A pandemia de covid-19 mostrou que a tecnologia na saúde é viável e as operadoras de saúde digitais saíram na frente, pois itens como o fortalecimento de canais digitais e a interação eletrônica já estão no DNA dessas empresas.

De acordo com pesquisa da Sinch, 43% dos brasileiros adotaram a telemedicina durante a pandemia de covid-19, com pico em 2021.

E especialistas apontam que a saúde digital é essencial para o futuro do setor em nosso país. Ou seja, é irreversível que práticas como a teleconsulta sejam cada vez mais comuns no atendimento ao paciente.

 

Inovações tecnológicas no setor de saúde

A inteligência artificial auxilia o paciente em procedimentos como o agendamento de consultas e o acompanhamento no pós-atendimento, trazendo um cuidado mais centrado no indivíduo, além de ajudar em soluções de diagnóstico, otimização operacional com integração de sistemas e interoperabilidade dos dados.

Estudo da Deloitte Center for Health Solutions, publicada em julho de 2023 mostra que, entre outros fatores, as operadoras de saúde que quiserem se modernizar devem:

  • Apoiar-se em práticas de saúde digital já incorporadas pelo usuário, como a telemedicina;
  • Utilizar ferramentas de compartilhamento de dados, como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). 

A mesma pesquisa também cita que as seguintes tecnologias são tendências para o futuro do setor da saúde, tais como:


Blockchain

O Blockchain beneficia as operadoras de saúde digitais ao proporcionar maior segurança e eficiência na gestão de dados de pacientes, transações financeiras e históricos médicos. Essa tecnologia permite a criação de registros médicos eletrônicos seguros, facilita o compartilhamento de informações entre profissionais de saúde e minimiza erros. 

Além disso, contratos inteligentes baseados em Blockchain podem automatizar processos de reivindicação e pagamentos, reduzindo custos operacionais. A transparência e a rastreabilidade do Blockchain também ajudam a construir a confiança dos pacientes e a garantir a integridade dos dados, fatores cruciais para o sucesso das operadoras de saúde digitais.

 

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) desempenha um papel crucial no crescimento das operadoras de saúde digitais, proporcionando inúmeras vantagens, tais como:

 

  • Monitoramento remoto: dispositivos IoT, como wearables e sensores de saúde, permitem o monitoramento contínuo dos pacientes em tempo real. Isso ajuda a coletar dados relevantes sobre a saúde, que podem ser compartilhados com médicos e operadoras para diagnósticos e intervenções precoces.
  • Personalização do tratamento: com dados em tempo real, as operadoras de saúde digitais podem personalizar tratamentos e planos de cuidados de acordo com as necessidades específicas de cada paciente, melhorando a eficácia do atendimento.
  • Redução de custos: o monitoramento remoto e a prevenção de problemas de saúde podem reduzir hospitalizações e visitas médicas desnecessárias, resultando em economias significativas para as operadoras de saúde.
  • Melhora da eficiência operacional: a IoT também é aplicada na gestão de ativos, otimização de recursos hospitalares e automação de processos, contribuindo para uma operação mais eficiente.
  • Engajamento do paciente: dispositivos IoT envolvem os pacientes em seu próprio cuidado, proporcionando feedback em tempo real e incentivando um maior comprometimento com sua saúde.
  • Análise de dados avançada: a IoT fornece grandes volumes de dados, que podem ser analisados por algoritmos de aprendizado de máquina para obter insights valiosos sobre tendências de saúde e prever problemas futuros.

 

Soul MV Operadora: tecnologia para operadoras de saúde digitais

A MV sabe do poder da digitalização de processos na saúde e tem soluções como o Soul MV Operadora. Somos uma plataforma que gerencia informações clínicas, assistenciais, financeiras e estratégicas que resultam em maior eficiência de atendimento ao paciente.

O Soul MV tem módulos que permitem: 

 

  • Integração do prontuário eletrônico com o sistema de gestão da operadora de saúde;
  • O registro completo de pacientes e beneficiários, com a inclusão de registros médicos;
  • Agendamentos de consultas; 
  • Acesso a resultados de exames; 
  • Faturamento.

 

Acessibilidade e descentralização de serviços

A descentralização permite o maior acesso a serviços clínicos. Um exemplo é a telemedicina, que possibilita que pessoas fora dos grandes centros urbanos tenham uma consulta médica virtual.

Além disso, operadoras de saúde digitais fazem uso da já citada IA e de machine learning para:

 

  • Criar modelos preditivos que ajudam a prevenir doenças e tratar pacientes antes que doenças crônicas se tornem graves;
  • Identificar padrões e tendências na área da saúde;
  • Apoiar o diagnóstico e o tratamento;
  • Melhorar os serviços de saúde. 

 

Tecnologia e experiência do beneficiário

A tecnologia pode colaborar para a humanização do atendimento das operadoras de saúde aos beneficiários por meio de otimização de processos, automatização de tarefas e agilização de etapas. 

Citamos algumas tendências de tecnologia que melhoram a experiência do beneficiário atendido pelas operadoras de saúde.

 

Telemedicina

A Telemedicina desempenha um papel fundamental no crescimento das operadoras de saúde digitais. Ela oferece uma ampla gama de benefícios, incluindo acesso facilitado a serviços de saúde, redução de custos, eficiência no atendimento e monitoramento remoto da saúde dos beneficiários. 

Além disso, a Telemedicina amplia o alcance das operadoras de saúde, permitindo-lhes atender beneficiários em áreas remotas ou com poucos serviços de saúde convencionais. Ela também melhora a experiência do beneficiário, oferecendo a conveniência de consultas virtuais e a integração de dados médicos para uma atenção mais coordenada. 

Em última análise, a Telemedicina é essencial para impulsionar o crescimento e o sucesso das operadoras de saúde digitais, ao mesmo tempo em que aprimora a qualidade do atendimento e a eficácia dos cuidados de saúde.

 

Check-in hospitalar

O check-in pode ser otimizado se estiverem disponíveis serviços de autoatendimento e com coleta de dados prévios. Um terminal para realizar o self check-in hospitalar ou para agendar procedimentos facilita o trabalho dos atendentes e diminui o tempo de espera.

O check-in também pode ser realizado por aplicativos sincronizados aos sistemas das operadoras de saúde.

 

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico permite o armazenamento de informações sobre beneficiários em formato digital. O seu histórico fica disponível em um só lugar, além de dados como exames realizados e medicamentos prescritos.

Os profissionais de saúde também conseguem compartilhar informações entre si por essa ferramenta, evitando perdas de dados.

 

Aplicativos móveis

Os apps podem ser usados para funções como monitoramento de atividades físicas, controle de medicamentos e acompanhamento do estado emocional de beneficiários. Os softwares podem ser conectados ao prontuário eletrônico para acesso às informações em tempo real.

 

Realidade virtual e aumentada

Tanto a realidade virtual (RV) como a realidade aumentada (RA) podem melhorar a experiência do beneficiário e treinar profissionais de saúde para aprimorar o seu trabalho.

Alguns exemplos do uso de ambas as tecnologias são a simulação de procedimentos médicos e a distração de pacientes durante procedimentos desconfortáveis e dolorosos.

 

Conte com o SOUL MV Operadora 

Tem uma operadora de saúde e quer digitalizar os seus serviços? Conheça a Soul MV Operadora, uma plataforma de gestão de planos de saúde que organiza diversos módulos como gestão de contratos e beneficiários e autorização de procedimentos clínicos.

Para os beneficiários, possibilitamos serviços de autoatendimento, como o autosserviço via portal web e aplicativos móveis, que agilizam o processo de atendimento.

Se quiser conhecer a Soul MV Operadora e seus benefícios para operadoras de saúde, entre em contato conosco e fale com a nossa equipe especializada!

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