A importância da Cloud para as instituições de saúde

Hospitais e clínicas já utilizam a nuvem (ou cloud) para melhorar seus processos de armazenamento e gestão de dados, além de aprimorar a segurança das informações.

A importância da Cloud para as instituições de saúde

Hospitais e clínicas já utilizam a nuvem (ou cloud) para melhorar seus processos de armazenamento e gestão de dados, além de aprimorar a segurança das informações. Na área da saúde, a Cloud favorece a mobilidade das equipes médicas, que se deslocam sem se preocupar em perder informações relevantes dos pacientes. Algumas instituições de saúde já incluíram na rotina assistencial os prontuários eletrônicos, banco de dados de registros digitais, tablets para preenchimento de cadastros, entre outros recursos relevantes. 

O objetivo da computação em nuvem é também melhorar a gestão, trazendo mais agilidade do atendimento, diminuir erros nas medicações, além de facilitar o repasse de informações entre médicos, enfermeiros e a administração.

 

Mas, o que é a nuvem, afinal?

Trata-se de uma forma de arquivar seus dados em um servidor online, com diversas camadas de proteção. Assim, os usuários cadastrados só precisam da internet para terem acesso aos dados por meio da internet.  

 

E na saúde, como a nuvem pode ajudar?

Na saúde, a nuvem costuma armazenar bancos de dados seguros para integrar todas as atividades, desde a gestão hospitalar até dados de pacientes.  

Durante os processos hospitalares um único paciente gera diversos dados. Desde sua chegada, passa pelo atendimento, internação, reavaliação, até a alta. Então, é válido salientar que todo esse trâmite, multiplicado por muitos pacientes diariamente, precisa de um ótimo nível de organização. É justamente na resolução desse problema que a computação em nuvem auxilia a Saúde, principalmente na gestão de dados do paciente e na rotina hospitalar. 

A nuvem permite a unificação de todos os dados e também o fácil acesso. O resultado é um atendimento com mais qualidade, seguro e humanizado, com melhores avaliações em casos de reinternações; a identificação de pacientes em risco com base no histórico de saúde, utilização de dados internos ou externos para melhorar a qualidade dos diagnósticos. 

 

Benefícios do Cloud Computing na saúde

  1. Centraliza os dados — Todas as informações estão em um único sistema, assim, os setores da clínica têm acesso aos documentos com facilidade, mesmo longe do hospital.  
  2. Mais segurança — As empresas de cloud computing têm padrões de segurança avançados com inúmeras camadas de proteção para os bancos de dados, o que é essencial na área da Saúde. 
  3. Maior agilidade — Com um sistema em nuvem, os médicos conseguem ser mais ágeis na hora de conferir o histórico do paciente.  
  4. Economia de custos — O investimento relacionado a implementação da nuvem no setor de saúde exige um aporte inicial, porém a manutenção dos serviços é mais econômica e corta diversos custos tradicionais. 
  5. Melhor gestão — Permite gerenciar com muito mais eficiência todos os processos de uma instituição de saúde. 
  6. Proporciona a emissão de laudos à distância — Geralmente, um software com tecnologia cloud computing oferece opções de assinatura digital inclusa no sistema.  
  7. Oferece mais inovação — Com softwares é possível otimizar as clínicas e consultórios, estando a frente de outros negócios devido eficiência dessa ferramenta.

;