Sistema Estadual de Regulação do Paraná fica entre os finalistas do Prêmio e-Gov 2014

O Sistema Estadual de Regulação “Saúde para todo Paraná” ficou entre os finalistas do Prêmio e-Gov 2014 – 13ª Edição.

Sistema Estadual de Regulação do Paraná fica entre os finalistas do Prêmio e-Gov 2014

Cerca de 150 projetos de todo o Brasil foram apresentados e 16 selecionados. O prêmio é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). Realizada anualmente, a premiação visa reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, visem modernizar a gestão pública em benefício da população.

A divulgação dos vencedores e a solenidade de premiação foram feitas na abertura do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP) 2014, em Foz do Iguaçu, no final do mês de maio. O Sistema Estadual de Regulação contempla o agendamento via internet de consultas especializadas eletivas, exames e verifica a disponibilidade de leitos hospitalares, inclusive de UTI.

“Este sistema [SOUL MV] se tornou único no Brasil, porque foi elaborado a partir das necessidades do Estado do Paraná”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

De acordo com ele, a implantação do sistema possibilita mais transparência e a agilidade no processo de assistência ao paciente, bem como o acesso às informações dos usuários que utilizam a rede estadual de saúde. Através do novo sistema também é possível a emissão das Autorizações de Internação Hospitalares (AIHs) e de procedimentos de alta complexidade, o controle físico e financeiro dos procedimentos autorizados e a emissão de relatórios sobre as necessidades dos usuários.

O Sistema de Regulação está implantado em 396 municípios de 22 regionais de saúde do Paraná, significando 99% de alcance no Estado. Os três municípios que ainda não estão incorporados ao sistema devem ser integrados ainda em 2014. Através da Central de Regulação, mais de 23 mil consultas e exames especializados estão sendo agendadas mensalmente. SMS — Os pacientes com consultas agendadas pelo Sistema Estadual de Regulação “Saúde Para Todo Paraná” recebem uma mensagem de texto via celular (SMS), com 48 horas de antecedência para confirmar o agendamento e reforçar a hora e o local.

“Com esta ação, a Secretaria espera reduzir as faltas, e com isto aumentar a oferta de consultas especializadas”, destaca o secretário.

Fonte: Secretaria de Saúde do Paraná

Notícias MV Blog

;