MV informatiza o Sistema de Regulação do Paraná

Superlotação nas unidades hospitalares, pacientes que não encontram o procedimento médico em sua cidade de origem e ineficácia na regulação da oferta de serviços de saúde, foram alguns dos problemas que o sistema de saúde pública do Paraná enfrentou até o ano de 2011.

MV informatiza o Sistema de Regulação do Paraná

Para melhorar o acesso aos serviços de saúde, foi criado o Projeto Saúde para todo o Paraná, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que em parceria com a MV está informatizando o Sistema Estadual de Regulação, responsável pelo gerenciamento de leitos, consultas e exames realizados por prestadores de serviços públicos e privados contratados pelo SUS no Paraná.

O objetivo da informatização é aumentar a efetividade na marcação de consultas e exames especializados, gerenciar internações hospitalares, aumentar a eficiência da urgência e emergência, gerir as Unidades de Suporte Avançado de Vida e Ambulâncias, controlar a produção ambulatorial, hospitalar e dos fluxos assistenciais, e regular as ofertas de serviços em tempo real.

A ineficácia na regulação da oferta de serviços de saúde foi sanada com a implantação do Sistema de Gestão Estadual de Regulação Assistencial consistindo em articular e conjugar as respostas potenciais do complexo regulador para o conjunto dinâmico das demandas da população, operacionalizando o acesso aos serviços, ou seja, saber da demanda gerada pela população e alocar esta solicitação no menor tempo possível.

Além de alocar o paciente no menor tempo possível, o Sistema de Gestão evita a superlotação nos hospitais, pois oferece um ‘cardápio’ de leitos

“Se eu perceber que estou encaminhando mais pacientes para um hospital a despeito do outro, vou impedir isso e distribuir de forma equitativa”, explica Leandro Piralis, Coordenador Médico do Complexo Regulador da Região Norte.

Como toda novidade, seus usuários podem encontrar dificuldade no manejo do sistema, por isso, a MV disponibilizou três essenciais serviços que dão toda assistência necessária para o caso de dúvidas:

  • Serviço de Consultoria em Processos;
  • Serviço de Manutenção Corretiva, Evolutiva e Adaptativa;
  • Serviço de Suporte Técnico e Suporte Operacional.

Atualmente, no que tange a consultas e exames, a MV já implantou seu sistema em mais de 95% das regionais paranaenses, e em mais de 90% dos municípios paranaenses, com um gerenciamento médio de aproximadamente 20.000 consultas agendadas.

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