Ilhabela conquista altos índices de desempenho na saúde com soluções de gestão

Com rede de Saúde Pública entre as melhores do Estado de São Paulo, arquipélago oferece mais do que beleza natural

Ilhabela conquista altos índices de desempenho na saúde com soluções de gestão

O arquipélago de Ilhabela, no litoral norte paulista, frequentemente atrai turistas pela natureza exuberante e pelos campeonatos nacionais e internacionais de iatismo. Mas o município, composto por mais de 40 praias e pela maior reserva de Mata Atlântica do mundo, oferece mais do que isso. Em 2014, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) concedeu à Ilhabela a nota 9,9 no indicador de avaliação da efetividade na Atenção Básica e 9 no indicador geral de Atenção Básica. Esse salto na qualidade da saúde pública local foi conquistado após a contratação da Consulfarma, empresa do grupo MV.

Implantadas em 2014, as soluções de gestão Consulfarma informatizaram quatro unidades gerenciais e 13 unidades de saúde, dentre as quais um hospital municipal com 50 leitos. Com a eliminação do papel e a integração de todos os dados de atendimento aos cidadãos na rede por meio do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), as equipes médicas tiveram acesso facilitado ao histórico e à evolução ambulatorial dos pacientes, proporcionando maior agilidade e segurança no tratamento clínico.

Além disso, por evitar a duplicidade na realização de procedimentos e exames complementares, o PEP contribuiu para que a rede de saúde registrasse uma redução de 20% nos custos com medicamentos. Segundo o diretor de Planejamento e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde, Henrique Simões, outras soluções Consulfarma implantadas também auxiliaram na conquista desse resultado devido ao maior controle na dispensação, evitando duplicação de prescrições, e na gestão do estoque, eliminando perdas por validade.

Com o serviço mobile, ainda foi possível garantir 100% de cobertura do Programa Saúde da Família, inclusive, nas 16 comunidades tradicionais caiçaras, cujo acesso se dá apenas por barco. Ao receber a visita das equipes de saúde num intervalo de 30 a 45 dias, os dados das 40 famílias residentes nessas comunidades foram diretamente inseridos no sistema por meio das soluções mobile disponíveis em tablets e notebooks.

“Como antes as informações coletadas precisavam ser digitalizadas, as soluções agilizaram os atendimentos e eliminaram os retrabalhos. Assim, conquistamos a satisfação da população e dos profissionais”, diz Simões.

Com o trabalho desenvolvido, em 2015 Ilhabela ganhou destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) Ano Base: 2014, publicado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). O indicador que avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas em 644 prefeituras paulistas, apontou que o índice setorial saúde do arquipélago se enquadra na faixa de qualificação A, ou seja, altamente efetiva.

Antes de adquirir as soluções Consulfarma, a Secretaria Municipal de Saúde passou cinco anos analisando softwares existentes no mercado e montou um edital com as características técnicas que permitissem escolher a empresa que melhor atenderia as necessidades do município.

“Além de englobar todas as necessidades do e-SUS, a Consulfarma ainda possui sistema integrado às normas do Ministério da Saúde”. Segundo Simões.

Como antes as informações coletadas precisavam ser digitalizadas, as soluções agilizaram os atendimentos e eliminaram os retrabalhos. Assim, conquistamos a satisfação da população e dos profissionais.

Henrique Simões, Diretor de Planejamento e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde

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