Gestão da qualidade: garantia de acreditação hospitalar

O sucesso de um hospital que detém certificações de qualidade, como a acreditação, está fundamentalmente relacionado à sua capacidade dar continuidade às melhores práticas na gestão assistencial e administrativa.

Gestão da qualidade garantia de acreditação hospitalar

Aliás, gerir utilizando ferramentas de gestão da qualidade é justamente o que a prepara a organização para conquistar certificações. Por isso, hoje falaremos sobre os desafios enfrentados pela administração hospitalar quando visa implementar um modelo de gestão voltado para a acreditação.

Só que, antes, precisamos saber um pouco mais sobre quais são os principais fatores envolvidos na melhoria da qualidade assistencial e como os critérios para acreditação hospitalar conseguem nortear a gestão da qualidade. Portanto, não deixe de acompanhar este post!

 

Foco na gestão da qualidade

As demandas por serviços de saúde vêm crescendo acentuadamente e as perspectivas futuras são de contínua expansão. Consequentemente crescem também os custos das instituições para a sua manutenção operacional e investimentos. Só que esses, por sua vez, raramente evoluem na mesma medida dos recursos disponíveis.

Em meio a esse cenário, o verdadeiro desafio da gestão hospitalar é conseguir conquistar padrões de qualidade que são necessários não somente para garantir um atendimento adequado como também para proporcionar melhores condições competitivas e remuneração diferenciada para a instituição.

É preciso salientar que as metodologias a serem aplicadas para o hospital ter sucesso na implementação de novos padrões e nas melhorias dos processos devem estar sempre alinhadas às necessidades particulares da instituição. O foco deve estar, portanto, na gestão da qualidade para levar à percepção de valor não apenas por parte dos pacientes, mas também por parte dos próprios profissionais que atuam no hospital.

O papel dessas metodologias é operar mudanças de hábitos, promovendo a revisão de processos operacionais e minimizando vulnerabilidades. Assim é possível transformar posturas e expectativas para que todo o contexto possa efetivamente contribuir para a elevação da qualidade dos serviços assistenciais oferecidos pelo hospital.

 

Processo de acreditação hospitalar

Um programa de acreditação tem como propósito padronizar processos que culminarão na melhoria da qualidade assistencial percebida pelo paciente e demonstrada por evidências objetivas. Vale ressaltar que tanto a melhoria como a percepção de progresso podem ser mensuradas via indicadores.

Vale ressaltar que tanto a melhoria como a percepção de progresso podem, inclusive, ser mensuradas por meio de indicadores. Na prática, são as certificações e acreditações hospitalares que evidenciam, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, que o hospital opera com práticas (previamente definidas por órgãos internacionais ou nacionais) voltadas para a garantia da segurança do paciente e dos resultados assistenciais. No Brasil, o processo, instrumentos e padrões de qualidade para certificação são estabelecidos pela ONA — Organização Nacional de Acreditação.

A acreditação se trata, na verdade, de um método avaliativo do modelo de gestão cuja realização é motivada por iniciativa da própria instituição. Atenção: não é fiscalização e tampouco licenciamento! É, na verdade, uma forma de avaliar e atestar a qualidade da organização, atribuindo credibilidade a ela.

O processo de acreditação requer que a instituição atenda padrões de infraestrutura hospitalar e normas sanitárias, que tenha elevado nível de padronização de processos assistenciais, orientados pelas melhores práticas e protocolos clínicos, e que disponha de indicadores de processos, continuamente monitorados, avaliados e melhorados ciclicamente. É necessário, portanto, que seja implementada uma cultura organizacional de melhoria por meio de programas de capacitação e de educação continuada, ancorados em soluções tecnológicas voltadas à garantia de eficiência na gestão hospitalar.

Tudo isso contribui para o hospital conquistar e mantenha elevados padrões de qualidade. É o paciente o principal beneficiado nesse processo através do incremento da segurança e da eficácia na execução dos procedimentos assistenciais. Como exemplo podemos citar a implementação de um checklist pré-cirúrgica para que se verifique com o máximo de cuidado o nome do paciente, o preparo, o local da cirurgia, etc. A fim de evitar qualquer tipo de falha.

 

Acreditação como método de gestão

Encarar um programa de acreditação como metodologia de gestão é uma perspectiva inteligente, afinal, é a implementação e a manutenção de uma estratégia baseada no consenso sobre a relevância da produtividade profissional, o uso racionalizado dos recursos e a necessária otimização dos resultados da instituição de saúde.

De fato, a gestão da qualidade é essencial para a melhoria contínua dos processos, já que é ela quem garante que padrões de excelência previamente definidos pelos órgãos de acreditação serão conquistados e mantidos pela organização de saúde. No entanto, para que isso aconteça, é preciso persistir, levando adiante um processo educativo regular e amplo, que envolva profissionais de todos os setores, com participação direta da presidência e diretoria da instituição. É vital que os princípios em questão estejam bem definidos e sejam do conhecimento de todos.

Para entender melhor, basta pensar que a acreditação é uma ferramenta que ajuda a identificar com mais clareza os objetivos, além de promover alterações em cada nível da instituição. Assim, ter uma perfeita compreensão sobre o que funciona bem e o que pode ser melhorado é absolutamente indiscutível.

 

Corpo de funcionários habilitados

Difundir, esclarecer e educar sobre as melhores práticas é importante para os profissionais assimilarem e incorporem as novidades e reconheçam a necessidade de buscar a qualidade e conquistar certificações. O essencial é, assim, que esses colaboradores estejam devidamente convencidos e motivados a colaborar, cientes da importância de obterem sucesso na implementação dos novos processos.

Uma boa gestão da qualidade é dinâmica e sem interrupções, implicando na realização contínua de atividades. É um processo que identificará falhas e oportunidades de melhoria nos processos e procedimentos, demandando para isso persistentes revisões e atualizações. Portanto, é fundamental que todos os profissionais, independentemente de seu nível de hierarquia, sejam participativos no processo.

Com colaboradores habilitados participando ativamente da gestão da qualidade, a instituição tem chances muito maiores de conquistar padrões elevados nos serviços assistenciais, alcançando dessa forma importantes certificações.

E contar com um corpo de funcionários plenamente envolvido não é um mero detalhe! Como a análise crítica dos processos tem comprovadamente levado a melhorias de resultados, não se pode esquecer que os modelos tradicionais de acreditação avaliam a instituição todo e não departamentos isolados. Assim, a padronização e a racionalização da força de trabalho precisa ser uma conquista de todos.

Para tanto, os objetivos a curto e longo prazos devem ser frequentemente revisados. Lembre-se, afinal, de que quando o sistema agora é operado por funcionários instruídos e plenamente capacitados, torna-se um potente instrumento de gestão para enfrentar a complexidade da instituição de saúde.

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