Prontuário Eletrônico: com soluções MV, Hospitais garantem certificação de implementação do PEP
Atualmente, são 23 hospitais parceiros da MV avaliados pelo HIMSS em níveis 6 e 7
As práticas de ESG, que englobam empresas com atuação permeada por princípios Ambientais, Sociais e de Governança, ganharam bastante visibilidade no mercado corporativo. Devem se intensificar ainda mais em 2022, segundo projeções de especialistas na área.
Para contribuir com isso, a MV, líder no desenvolvimento de softwares para a saúde na América Latina, possui soluções que visam práticas sustentáveis para hospitais, como sistemas totalmente digitais para monitoramento e gerenciamento de equipes e o prontuário eletrônico do paciente, que permite o acesso virtual às informações para um melhor acompanhamento médico.
A solução é tão eficiente que tem sido um importante fator para que hospitais de diferentes localidades conquistem a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), a maior associação de informática em saúde do mundo que, por meio do certificado Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), avalia o nível de maturidade dos hospitais em relação à adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
Atualmente, 23 hospitais parceiros da MV contam com essa certificação, no modelo Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), sendo 18 deles ao nível 6 e outros 5 ao nível 7. Esse modelo é um processo composto por oito estágios, que vão de 0 a 7. Todos os hospitais certificados nos estágios 6 e 7 – níveis com maiores exigências – devem passar por novas auditorias num intervalo de três anos.
“O nosso prontuário eletrônico é considerado uma solução superior em usabilidade e disponibilidade de recursos quando comparado ao produto de outros mundiais, o que torna esse processo de qualificação dos hospitais mais assertivo”, comenta Daennye Bezerra, diretora executiva do PEP MV.
A solução da MV possui interface intuitiva, alta performance e aderência às necessidades clínico-assistenciais das instituições. A solução impacta diretamente no bom desempenho das equipes e na qualidade do serviço assistencial, o que pode ser comprovado pelo resultado obtido pela empresa com a maior quantidade de hospitais certificados pela HIMSS nos níveis 6 e 7. Atualmente, os hospitais brasileiros têm buscado participar dessa elite digital mundial, que já caminha a passos largos na América Latina.
O uso do prontuário eletrônico da MV já foi recompensado por seis anos consecutivos com o prêmio de melhor da América Latina. Entre as atualizações mais recentes da solução, estão as adequações às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os recursos de telemedicina depois da regulamentação da prática pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
A certificação HIMSS é uma das mais difíceis de serem obtidas. Até o nível 5, o procedimento pode ser feito online por meio de questionário, mas a partir do sexto, o hospital recebe visitas de auditores. Para chegar ao último patamar, o nível 7, é obrigatório primeiramente ter o nível 6 para depois se tornar um hospital totalmente digital, sem papel (paperless).
Para alcançar esse patamar, diversas exigências da HIMMS são beneficiadas pelas soluções oferecidas no PEP MV, que auxilia a rotina médica e administrativa. Entre elas estão:
- O circuito fechado na administração de medicamentos, com modo de segurança e conforto no cuidado do paciente;
- Adoção de protocolos clínicos assistenciais, que melhora o direcionamento dos serviços prestados;
- Aintegração com sistemas RIS e PACS, que oferece aceleração e a assertividade nos diagnósticos de exames.
No PEP MV todas as informações registradas sobre o atendimento do paciente podem ser acessadas pelos médicos, enfermeiras e técnicos de saúde, proporcionando um tratamento seguro e ágil.
“São conquistas como essa que demonstram que o nosso trabalho contribui cada vez mais com a promoção de mais eficiência e segurança no cuidado da saúde das pessoas. Queremos continuar sendo parceiros nessa busca por mais sustentabilidade e melhorias para as equipes e para os pacientes em todo o Brasil”, finaliza Daennye Bezerra.
Confira, abaixo, as instituições que contam com a certificação HIMSS no Brasil:
NÍVEL 6
- Hospital 9 de Julho - São Paulo
- Hospital Adventista de Belém - Pará
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz - São Paulo
- Hospital Português da Bahia - Bahia
- Hospital Samaritano - Higienópolis - São Paulo
- Hospital Santa Catarina - São Paulo
- Hospital Santa Marta - Brasília
- Hospital Santa Rosa - Cuiabá
- Hospital São Camilo - unidade Pompéia - São Paulo
- Hospital São Camilo - unidade Santana - São Paulo
- Hospital Unimed Bauru - São Paulo
- Hospital Unimed Caruaru - Pernambuco
- Hospital Unimed Chapecó - Paraná
- Hospital Unimed João Pessoa - Alberto Urquiza Wanderley - Paraíba
- Hospital Unimed Rondonópolis - Mato Grosso
- Hospital Unimed Sul Capixaba - Espírito Santo
- Maternidade Unimed BH - Unidade Grajaú - Minas Gerais
- Pro Matre Paulista - São Paulo
NÍVEL 7
- Hospital Santa Paula - São Paulo
- Hospital Unimed Volta Redonda - Rio de Janeiro
- Hospital Unimed Recife III - Pernambuco
- Hospital Unimed Sorocaba Dr. Miguel Villa Nova Soeiro - São Paulo
- Santa Casa da Bahia - Hospital Santa Izabel – Bahia
Sobre a MV
Norteada pela missão de tornar a saúde mais eficiente por meio do conhecimento de gestão e tecnologia, contribuindo para uma sociedade saudável, a MV oferece, há 34 anos, soluções para hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, centros de medicina diagnóstica e redes de saúde pública e privada. Líder nacional em desenvolvimento de softwares de gestão para a saúde, a empresa construiu um legado no sistema brasileiro.
São mais de 2.500 instituições utilizando as soluções MV para oferecer eficiência, agilidade, precisão e segurança na prestação de serviços na saúde. E esse número cresce a cada ano, sobretudo, com a expansão da atuação na América Latina e os reconhecimentos internacionais da qualidade das soluções MV. Para saber mais, acesse: www.mv.com.br.