Soluções de Gestão Estratégica e Qualidade aprimoram os resultados no Centro Oftalmológico-MG
Além do setor de Qualidade aumentar foco em resultados com mudança para as soluções MV, equipe de TI obteve maior segurança após migração para nuvem com gestão também da MV
![](https://mv.com.br/storage/blog/09501620220607629f498850c02.png)
Em uma empresa que se preocupa com excelência em serviços, busca contínua por melhorias e satisfação de clientes, a área da Qualidade está entre as que desempenham maior valor. Numa instituição de Saúde, a relevância desse setor se multiplica pelo fato do cliente ser um paciente. Com a clareza de que para garantir uma assistência em Saúde segura a partir de monitoramentos sistemáticos é fundamental a adoção de tecnologias específicas, o Centro Oftalmológico de Minas Gerais implantou as soluções de Gestão Estratégica e da Qualidade da MV.
Cliente MV desde 2016 — quando implantou a plataforma SOULMV em toda a área assistencial, de atendimento, suprimentos, faturamento e financeiro para facilitar o fluxo de dados —, o hospital contava na área da Qualidade com outro sistema de mercado que não suportava todas as demandas e necessidades. Isso dificultava a visão de oportunidades escondidas por trás dos dados.
Focando em resultado, performance e inteligência, em 2017, ferramentas da MV, como Planejamento Estratégico (BSC) e Indicadores (KPI), substituíram o que era usado no setor de Qualidade do hospital que, localizado em Belo Horizonte, é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação no nível 3 e certificado pela ISO 9001. A mudança de sistema garantiu acesso a informações transparentes e possibilitou o acompanhamento de indicadores-chaves do SOULMV, como:
- A visualização de estatísticas;
- A criação de diagnósticos situacionais;
- A vinculação de dados a objetivos organizacionais.
De acordo com Raquel Resende, gestora de Qualidade do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, através de uma gestão à vista de resultados, as soluções de Gestão Estratégica e da Qualidade da MV trouxeram subsídios para se trabalhar com análises críticas, ações vinculadas a planejamento estratégico e assertividade na tomada de decisões.
“Em resumo, priorizando a melhoria dos processos e serviços prestados ao paciente, conseguimos com a MV aperfeiçoar nossa operação em termos de gerenciamento, efetividade clínica e satisfação do cliente.”
Além disso, a partir do uso de soluções que contemplam módulos de gestão de riscos, ocorrências, projetos e documentos, a área conseguiu maior controle sobre processos e mais facilidade no registro de ocorrências, o que resultou no aumento de eventos adversos.
“Pode parecer negativo, mas é um ponto positivo já que antes haviam eventos subnotificados”, explica Raquel Resende.
Segundo ela, a revisão de documentos com garantias de que todas as fases estão sendo consideradas, também garantiu segurança. Ela destaca que o dinamismo das soluções MV e até o layout fazem enorme diferença. Por fim, a gestora conclui que:
“Consolidar e fortalecer a gestão da Qualidade numa instituição de Saúde significa aproximar todas as áreas à estratégia para melhorar a assistência. Priorizando a melhoria dos processos e serviços prestados ao paciente, conseguimos com a MV aperfeiçoar nossa operação em termos de gerenciamento, efetividade clínica e satisfação do cliente.”
Raquel Resende — Gestora de Qualidade do Centro Oftalmológico de Minas Gerais
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