Soluções de Gestão Estratégica e Qualidade aprimoram os resultados no Centro Oftalmológico-MG

Além do setor de Qualidade aumentar foco em resultados com mudança para as soluções MV, equipe de TI obteve maior segurança após migração para nuvem com gestão também da MV

Em uma empresa que se preocupa com excelência em serviços, busca contínua por melhorias e satisfação de clientes, a área da Qualidade está entre as que desempenham maior valor. Numa instituição de Saúde, a relevância desse setor se multiplica pelo fato do cliente ser um paciente. Com a clareza de que para garantir uma assistência em Saúde segura a partir de monitoramentos sistemáticos é fundamental a adoção de tecnologias específicas, o Centro Oftalmológico de Minas Gerais implantou as soluções de Gestão Estratégica e da Qualidade da MV.

Cliente MV desde 2016 — quando implantou a plataforma SOULMV em toda a área assistencial, de atendimento, suprimentos, faturamento e financeiro para facilitar o fluxo de dados —, o hospital contava na área da Qualidade com outro sistema de mercado que não suportava todas as demandas e necessidades. Isso dificultava a visão de oportunidades escondidas por trás dos dados. 

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Focando em resultado, performance e inteligência, em 2017, ferramentas da MV, como Planejamento Estratégico (BSC) e Indicadores (KPI), substituíram o que era usado no setor de Qualidade do hospital que, localizado em Belo Horizonte, é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação no nível 3 e certificado pela ISO 9001. A mudança de sistema garantiu acesso a informações transparentes e possibilitou o acompanhamento de indicadores-chaves do SOULMV, como:

De acordo com Raquel Resende, gestora de Qualidade do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, através de uma gestão à vista de resultados, as soluções de Gestão Estratégica e da Qualidade da MV trouxeram subsídios para se trabalhar com análises críticas, ações vinculadas a planejamento estratégico e assertividade na tomada de decisões.

“Em resumo, priorizando a melhoria dos processos e serviços prestados ao paciente, conseguimos com a MV aperfeiçoar nossa operação em termos de gerenciamento, efetividade clínica e satisfação do cliente.” 

Além disso, a partir do uso de soluções que contemplam módulos de gestão de riscos, ocorrências, projetos e documentos, a área conseguiu maior controle sobre processos e mais facilidade no registro de ocorrências, o que resultou no aumento de eventos adversos.

“Pode parecer negativo, mas é um ponto positivo já que antes haviam eventos subnotificados”, explica Raquel Resende.

Segundo ela, a revisão de documentos com garantias de que todas as fases estão sendo consideradas, também garantiu segurança. Ela destaca que o dinamismo das soluções MV e até o layout fazem enorme diferença. Por fim, a gestora conclui que:

“Consolidar e fortalecer a gestão da Qualidade numa instituição de Saúde significa aproximar todas as áreas à estratégia para melhorar a assistência. Priorizando a melhoria dos processos e serviços prestados ao paciente, conseguimos com a MV aperfeiçoar nossa operação em termos de gerenciamento, efetividade clínica e satisfação do cliente.”

 

Raquel ResendeGestora de Qualidade do Centro Oftalmológico de Minas Gerais

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