Tecnologia pró-pacientes

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A MV nasceu gaúcha, mas tornou-se pernambucana quase simultaneamente, por isso é Orgulho de Pernambuco. Foi fundada em 1987 em Porto Alegre, e no mesmo ano veio para Recife, onde hoje tem a sua matriz, além de filiais em mais 11 cidades brasileiras. Mais do que desenvolver sistemas de gestão para a área de saúde, o objetivo da empresa é também fazer com que a tecnologia que atue incisivamente para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente.Para o sócio-fundador Paulo Magnus, o desafio é fazer com que todas as informações dos prontuários de atendimento fiquem disponibilizadas online, de modo que a pessoa que começar um tratamento no Recife, mas precisar dar continuidade em qualquer outro lugar do mundo, possa acessar seu histórico registrado na rede mundial de computadores: consultas, exames, pareceres, cirurgias, medicamentos prescritos e tudo mais disponível para consulta por qualquer profissional de saúde, em qualquer lugar do mundo. “É um direito do cidadão, e está muito perto de acontecer”, assegura Magnus.Ao menos na rede pública estadual de saúde, todos os procedimentos estão sendo automatizados. O sistema de gestão SOUL MV, por exemplo, atende tanto à gestão administrativa quanto às áreas fins de unidades de saúde (clínicas e assistenciais), de forma isolada ou em rede: secretarias estaduais, e municipais de saúde (clínicas e assistenciais), de forma isolada ou em rede: secretarias estaduais e municipais de saúde; hospitais privados, públicos e filantrópicos; unidades de pronto atendimento; ambulatórios médicos; unidades básicas de saúde; unidades do programa saúde da família; centrais de regulação de leitos, consultas e exames e operadoras de planos de saúde. “Com a automação dos processos, melhora-se a assistência no acolhimento do paciente, ajuda-se a instituição a eliminar os desperdícios, evita-se problemas como desvio de medicamentos ou sua utilização inadequada e a instituição tem mais clareza nas informações”, diz Magnus.SustentabilidadeNum mundo cada vez mais digital, outra proposta da MV é eliminar o papel, que além de ocupar grandes espaços nas unidades, ainda causa danos à natureza. Atualmente, a empresa está trabalhando para integrar a essa gama de informações a cadeia médico-paciente, de onde surgirá o prontuário cidadão online. O paciente vai ao hospital e, a partir das informações geradas, pode partir para qualquer outra unidade de saúde.A MV surgiu da visão empreendedora de Magnus, que começou a trabalhar em unidades de saúde ainda bem jovem. Em 1978, já atuava no setor de faturamento de um hospital em Porto Alegre. Ali enxergou a necessidade de automação e otimização dos serviços. Das primeiras ideias até o surgimento da empresa foram nove anos. Líder brasileira em sistemas de gestão de saúde, a MV completou em julho 25 anos de história.Fonte: Diário de Pernambuco – Caderno Especial Orgulho de PernambucoData: 04/12/2012

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