Prontuário Eletrônico do Paciente indicado como ferramenta tanto para médicos como para gestores
No segundo dia do MV Experience Fórum 2013, o Assessor Estratégico para Gestão Clínico Hospitalar da MV, Dr. Marcello Niek, palestrou sobre a importância do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e destacou a intuitividade, flexibilidade e simplicidade como os aspectos essenciais para o seu bom funcionamento.
O PEP, segundo Niek, transforma fenômenos em indicadores, gerando:
- Uma visão Operacional simplificada;
- Gerencial, na média de atendimento por usuário, por exemplo;
- Estratégica, quando se faz cruzamentos de informações em diferentes períodos;
- Clínica, na medição de números de recorrências de algum fenômeno, por exemplo.
Dessa forma, o faturamento da instituição é impactado de maneira positiva. Alguns exemplos foram mostrados por Niek para evidenciar a constatação de que os ciclos de fechamento das contas médicas decrescem com a implementação do PEP e demonstram desempenho mais regulares, em geral, a partir do terceiro mês — período posterior à adaptação.