Como o PEP atua em um contexto de melhoria na gestão da saúde

Embora a adoção plena do Prontuário Eletrônico ao Paciente (PEP) no Brasil esteja em processo de viabilização nos principais hospitais e instituições de saúde, já é sabido por experiências nacionais e internacionais que a ferramenta tem o poder de tornar todo o sistema de saúde, privado e público, muito mais eficiente.

Como o PEP atua em um contexto de melhoria na gestão da saúde

Em um contexto de melhoria de gestão da saúde, essa eficiência tem um papel muito importante, já que os ganhos contribuem para além da gestão de processos e passa pela contenção de desperdícios e, principalmente, pela qualidade do atendimento ao paciente.

As informações geradas no atendimento ao paciente são requisitos essenciais para o aprimoramento da qualidade da assistência e gestão eficazes na atenção à saúde. Nesse sentido, a implantação de redes para suportar essa nova demanda de produção da informação abre espaço para novas maneiras de usar a informação e melhores métodos de gerenciamento de fluxos de dados em hospitais e instituições de saúde.

Ao reorganizar e armazenar os dados de registros de diferentes sistemas em um único local, o PEP contribui para a melhoria da redação da prescrição médica e também para a administração de medicamentos no horário prescrito. Permite também uma avaliação mais apurada das informações, o que acaba por incentivar hospitais a reinterpretar seus processos e métodos de trabalho. O PEP, portanto, apoia o processo de atenção à saúde, permite o registro seguro de ações médicas, apoia pesquisas, promove o ensino e organiza rotinas de trabalho.

Mesmo que tenha caráter tecnológico, um PEP pode ser classificado como uma inovação administrativa, já que seu uso incentiva modificações na gestão e no processo de organização do trabalho. Além dos benefícios para saúde da população, as vantagens econômicas são evidentes: menos erros com medicação e realização de exames desnecessários significa redução de custos para hospitais, planos de saúde, SUS e, principalmente, para o paciente.

;