10 vantagens de adotar um software de gestão hospitalar

A rotina de gestão de um hospital é bastante atarefada, envolvendo atividades relacionadas desde à área financeira, passando pelo setor administrativo e pelos recursos humanos, até chegar à nutrição e à medicina diagnóstica.

10 vantagens de adotar um software de gestão hospitalar

Não é difícil imaginar, portanto, que a administração dessa quantidade de tarefas e informações diferentes consuma muito tempo e dê um bom trabalho para os gestores. Entretanto, os softwares especificamente desenvolvidos para a gestão hospitalar surgiram como recursos facilitadores dessa rotina, melhorando a qualidade dos serviços prestados e a segurança dos pacientes atendidos. Esse é apenas o início da longa lista de vantagens oferecidas pelos softwares de gestão hospitalar. Quer conhecer outros benefícios? Então continue acompanhando nosso post!

 

Agilidade para o dia a dia

Um bom software de gestão hospitalar proporciona a automatização das atividades envolvidas na rotina de administração, desde o agendamento de exames até a classificação de riscos dos pacientes na triagem. Dessa forma, as tarefas passam a ser executadas de maneira mais fácil e ágil, otimizando o tempo dos gestores e dos demais funcionários, além de reduzir a espera dos pacientes pelo devido atendimento.

 

Construção de bancos de informações eletrônicos

Softwares de gestão hospitalar possuem plataformas apropriadas para receber diversos tipos de informação, permitindo a criação de diferentes bancos de informações (sejam eles financeiros, administrativos ou históricos médicos dos pacientes). Facilita-se, assim, o manuseio e o controle dos dados do hospital.

Além disso, os bancos de dados eletrônicos ainda diminuem as chances de erros no momento do registro das informações, aumentando a fidelidade e a precisão dos dados armazenados pelos funcionários do hospital.

 

Uso de prontuários eletrônicos

Outra grande vantagem trazida pelos softwares de gestão hospitalar consiste na possibilidade de se criar prontuários eletrônicos, que oferecem diversos benefícios tanto para os profissionais da saúde quanto para cada um dos pacientes atendidos pelo hospital. Com o uso desses prontuários passa a ser possível armazenar em um só local todos os dados do paciente, desde seu cadastro até as informações médicas e seus exames. Dessa forma, essas informações clínicas podem ser facilmente acessadas por todos os profissionais envolvidos em seu cuidado, facilitando o diagnóstico e agilizando a rotina da equipe médica.

Além disso, ao abolir o emprego de papel para esse fim, os prontuários eletrônicos não só reduzem a necessidade de uso de espaços físicos (visto que passam a ser armazenados eletronicamente) como ainda diminuem a chance de perda de informações dos pacientes.

 

Redução da taxa de erros humanos

A adoção do prontuário eletrônico aumenta a segurança do paciente, uma vez que torna as prescrições de medicamentos e terapias mais legíveis. Além disso, essa informatização do registro de informações médicas possibilita a realização de validações proativas de dados clínicos, tais como as relações fármaco contra alergia e as diferentes interações entre medicamentos, diagnósticos e exames.

Dessa forma, reduz-se a ocorrência de erros humanos, muito frequentes em hospitais que ainda adotam o prontuário de papel. Assim, o paciente tem maior garantia de receber o medicamento mais adequado para sua condição e de obter resultados clínicos mais satisfatórios. Por esses motivos, a qualidade do cuidado médico oferecido é elevada, assim como a satisfação dos pacientes atendidos pelo hospital.

 

Otimização dos custos do hospital

Uma das principais vantagens trazida pelos softwares de gestão hospitalar é a otimização dos custos da instituição. Plataformas específicas para o controle financeiro permitem, por exemplo, a organização do fluxo de caixa, possibilitando um controle rígido de todos os gastos do hospital. Assim se torna possível identificar e eliminar despesas desnecessárias, realocar recursos para atividades mais produtivas e aumentar os lucros da instituição de saúde, tudo sem descuidar da segurança dos pacientes.

 

Criação e acompanhamento de métricas

Sem dúvida alguma, a possibilidade de criação e de acompanhamento de métricas está entre as vantagens mais interessantes da adoção de softwares eletrônicos de gestão hospitalar. Essas métricas são recursos primordiais, ao funcionarem como indicadores da qualidade de cada atividade e serviço realizado pela instituição de saúde.

Os softwares de gestão hospitalar não apenas facilitam a criação dessas métricas como ajudam na coleta de dados e na mensuração dos resultados dos diferentes setores, desde o financeiro até o corpo clínico do hospital. Assim é possível identificar falhas e propor melhorias, a fim de atingir altos padrões de qualidade para o cuidado em saúde e a administração hospitalar, garantindo o bem-estar e a segurança dos pacientes.

 

Segurança no armazenamento de informações

O armazenamento seguro de dados é outra importante vantagem dos softwares de gestão hospitalar. Afinal, abundância de informações são geradas diariamente pelos hospitais, sendo que a perda de uma parte delas, por menor que seja, pode causar um impacto muito negativo para a instituição. Por esse motivo, os softwares eletrônicos de gestão são essenciais para qualquer hospital, uma vez que permitem a criação automática e periódica de backups de todos os dados gerados (financeiros, administrativos ou clínicos), preservando-os por tempo indeterminado, até que não seja mais necessário armazená-los.

 

Agendamento on-line de consultas e exames

Nada mais confortável para um paciente que a possibilidade de marcar suas consultas e seus exames médicos on-line, sem sequer precisar sair de onde está ou ter que lidar com aquelas mensagens automáticas do call center. Softwares de gestão hospitalar oferecem plataformas específicas para essa marcação, aumentando a comodidade para os pacientes e diminuindo os custos com os sistemas de call center. Ainda permitem uma melhor administração dos agendamentos, reduzindo o tempo de espera pelas consultas e aumentando a satisfação dos pacientes com o hospital.

 

Relacionamento com as operadoras

Como os softwares eletrônicos de gestão hospitalar armazenam todas as informações em uma mesma plataforma, é possível integralizar facilmente os dados dos setores do hospital. Essa integralização facilita a troca de informações com as operadoras e seguradoras de saúde, permitindo a automatização dos processos e tornando o controle de pagamentos mais rígido. Pode-se reduzir assim as inadimplências, melhorando o relacionamento entre as partes.

 

Simplificação da gestão de projetos

Com a evolução dos softwares que adotam a tecnologia Business Intelligence (BI) integrada à metodologia Balanced ScoreCard (BSC), a gestão de projetos tem sido cada vez mais facilitada nas instituições de saúde, visto que esses softwares aumentam a rapidez no manuseio de dados e agilizam a tomada de decisões estratégicas.

A tecnologia BI possibilita o cruzamento, a integração e o acompanhamento de informações relevantes, enquanto o BSC permite a implementação de estratégias a partir da mensuração de indicadores internos, além da criação de ações. Isso compreende basicamente todos os aspectos críticos para um gerenciamento estratégico eficiente de hospitais, centros de diagnóstico e ambulatórios.

 

Facilidade no acesso de informações

Como já dissemos, os softwares eletrônicos de gestão hospitalar permitem a integração dos dados dos diversos setores do hospital (tais como a farmácia, o laboratório e as clínicas de imagem), de modo que as informações podem ser acessadas remotamente pelos funcionários. Assim é possível evitar que os profissionais envolvidos tenham que ficar transitando entre as unidades, otimizando o tempo de dedicação ao paciente.

Notícias MV Blog

;