Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo sobre TI e saúde

Fechar

Cadastro realizado com sucesso.

Fechar

Este não é um endereço de e-mail válido. Verifique o preenchimento dos campos e tente novamente.

Fechar

Mogi das Cruzes: melhorias na gestão e no atendimento à população

Produzido em 31/07/2013

Para garantir a qualidade do atendimento oferecido aos cidadãos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes selecionou a MV como parceira no processo de sistematização das 44 unidades de saúde. A implantação do SOUL MV proporcionou um melhor controle e integração dos dados da Rede, garantindo uma gestão mais eficiente.

SOUL MV melhora a qualidade do atendimento ao cidadão

Ver mais

Organizar, sistematizar e padronizar o gerenciamento de ações, agendamentos e atendimentos para a população, promovendo, assim, mais eficiência e bem-estar às pessoas. Em 2013, esse era o objetivo da Prefeitura de Mogi das Cruzes, município da região metropolitana de São Paulo considerado o mais desenvolvido da região do Alto Tietê e que, na época, possuía cerca de 400 mil habitantes.

Para proporcionar benefícios diferenciados a seus cidadãos na área de saúde, garantindo um atendimento de qualidade, a prefeitura selecionou a MV e a plataforma SOUL MV® para sistematizar 44 unidades de saúde do município. Uma escolha que vem proporcionando grandes resultados.

Com todas as unidades trabalhando de forma padronizada e integrada, o Ligue Médico, call center de marcação de consultas do município, está ainda mais eficiente. Visualizar e gerenciar as agendas dos profissionais de todas as 44 unidades, realidade conquistada com a solução MV, possibilita que o agendamento de uma consulta seja realizado no melhor horário e em uma unidade mais próxima do cidadão. Além da opção telefônica, o agendamento também pode ser solicitado através da internet e em totens instalados em 10 pontos estratégicos da cidade. Nesse caso, funciona como um pré-agendamento e é o call center que entra em contato para marcar as consultas.

Para tornar a comunicação entre as unidades de saúde e a população ainda mais efetiva e diminuir o número de faltas às consultas médicas, que chegavam a 25%, a rede de atendimento passou a enviar mensagens de celular para os pacientes, lembrando data e horário das consultas e exames agendados. Os pacientes podem responder gratuitamente, confirmando ou não seu comparecimento. Isso só é possível graças à integração do sistema SOUL MV® com a tecnologia de envio de SMS.

As facilidades com a implantação das soluções MV também foram percebidas pelos profissionais de saúde. Com a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente, médicos e enfermeiros passaram a ter acesso facilitado ao histórico de atendimentos anteriores, bem como a resultados de exames e informações clínicas dos pacientes em todas as unidades, trazendo mais agilidade e segurança às atividades.

O cruzamento de informações traz mais embasamento ao diagnóstico clínico e permite o monitoramento do tipo de atendimento realizado na rede pública. “Com o prontuário eletrônico, conseguimos obter dados epidemiológicos, ou seja, entender epidemiologicamente um bairro, uma localização da cidade. A solução também permite saber o fluxo que nosso paciente faz, para onde ele vai, para onde ele quer ir”, afirma Paulo Villas Bôas de Carvalho, secretário de Saúde de Mogi das Cruzes em exercício.

A implantação do SOUL MV® também proporcionou melhorias no controle de medicamentos e nos processos de faturamento. A solução permite o registro da dispensação de medicamentos na farmácia e sinaliza a demanda reprimida, facilitando a gestão de materiais e medicamentos, um benefício associado ao controle dos gastos públicos.

Com a integração de informações da rede, o processo de faturamento ganhou uma nova rotina. Os dados que antes levavam 15 dias para serem digitados e processados, agora são consolidados em menos de dois dias. Para a prefeitura de Mogi das Cruzes, a parceria com a MV mudou o cenário da saúde do município. Com a solução, a gestão da saúde está mais eficiente. “A coleta e integração dos dados de toda a rede tem proporcionado um controle mais efetivo dos indicadores de saúde, orientando o desenvolvimento de estratégias, ações e tomadas de decisão”, finaliza o secretário de saúde.

Depoimentos

  • A coleta e integração dos dados de toda a rede tem proporcionado um controle mais efetivo dos indicadores de saúde, orientando o desenvolvimento de estratégias, ações e tomadas de decisão.

    Paulo Villas Bôas de Carvalho
    Paulo Villas Bôas de Carvalho Secretário de Saúde, Mogi das Cruzes.

Características

Número de habitantes em 2013 387.779
Unidades de Saúde Integradas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), Farmácias, Unidades de Pronto Atendimento Especializado

Outros Cases

filtrar por